Graduação em Geologia

Ativo desde 1972, o Curso de Graduação em Geologia é um dos principais formadores de geólogos do país. Devido à privilegiada localização de Belo Horizonte em relação a importantes províncias geológicas, o curso conta com uma grande carga prática, e oferece aos estudantes uma oportunidade ímpar de formação. O curso conta com a utilização da excelente infraestrutura do Instituto de Geociências da UFMG. O Centro de Geologia Eschwege se destaca como o mais tradicional centro de treinamento em Mapeamento Geológico do Brasil.

Grade Curricular

Extensão

A geologia, enquanto área do conhecimento, apresenta interface com uma gama de áreas afins, e apresenta importância vital no processo planejamento e gestão pública. A relação do Departamento de Geologia do IGC/UFMG com a comunidade externa é feita através de diversos projetos de extensão, marcados por seu caráter de social e ambiental.

Centro de Geologia Eschwege

Com mais de 40 anos de história, o Centro de Geologia Eschwege é o mais tradicional centro de ensino e treinamento em mapeamento geológico do Brasil. Os estágios de campo, ministrados a todas as universidades formadoras de geólogos do Brasil, são tidos como um marco na formação de quase todos os profissionais graduados no país. Além disto, o órgão tem participação ativa no desenvolvimento de pesquisa, atuando especialmente em áreas do Cráton do São Francisco, com ênfase na Serra do Espinhaço Meridional.

Coordenador: Prof. Luiz Guilherme Knauer

Contatos Seção de Ensino

Horário de atendimento :

Segunda a sexta-feira, de 7h00min às 22h00min

Órgãos Discentes

Os alunos do Curso de Geologia possuem dois órgãos principais: O CPEGEL – Centro de Estudos Geológicos e a Minas Jr Consultoria Mineral, empresa júnior de consultoria geológica. Entre as atividades realizadas têm destaque as semanas de estudos e palestras, que têm atraído grande público externo e cada vez mais se firmam no calendário anual de eventos geológicos.

Contatos e horário de atendimento