A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade em que está inserida. É considerada uma ponte com via de mão dupla entre a instituição e os diversos setores da sociedade, na qual conhecimento e saberes são trocados e realimentados. A universidade contribui com o ensino e a pesquisa, e a comunidade empresta e transmite seus valores e cultura. A instituição, portanto, influencia e é influenciada pela sociedade, havendo sempre trocas com o meio em que está inserida. As formas de expressão da extensão universitária podem variar entre oferta de cursos, palestras, conferências, eventos culturais e projetos de extensão, entre outros. Nos links a seguir, é possível ter acesso à relação de projetos de extensão desenvolvidos pelos Professores do Curso de Turismo da UFMG:

Publicações