Informações Gerais

O curso de graduação em Geografia da UFMG foi reconhecido pela Lei nº. 20825, de 26/03/46, com parecer da Câmara de Graduação nº 055/89 para o curso diurno, e nº 009/91 para o curso noturno.

Ter espírito crítico, criativo e questionador sobre a realidade socioambiental, particularmente a brasileira, é uma das características requeridas para quem deseja cursar Geografia na UFMG.

Os cursos de Geografia são oferecidos pelo Departamento de Geografia nas dependências do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, havendo algumas disciplinas específicas que são oferecidas em outros departamentos da Universidade.

Os cursos presenciais são oferecidos nos turnos diurno e noturno, correspondendo a dois cursos diferentes. No turno diurno são oferecidas as modalidades Bacharelado (4 anos) e Licenciatura (4 anos) e, no noturno, a Licenciatura (5 anos).

Em seu currículo, tais cursos buscam combinar uma formação equilibrada entre a prática e a teoria. Nos três primeiros períodos é oferecido um conjunto de disciplinas introdutórias, tais como, Cartografia I e II, Fundamentos de Geologia, Formação Territorial do Brasil, Geografia Econômica- são disciplinas comuns tanto a formação do bacharel em Geografia quanto do licenciado. No início do 4º período do curso, iniciam-se as matérias específicas de cada modalidade.

Quem escolhe a licenciatura, tem como opção lecionar nas redes públicas e privadas de Ensino, além de outros espaços relacionados à prática educativa- ONGs, assentamentos, universidades, entre outros. No bacharelado, as opções profissionais se vinculam às atividades próprias do técnico-pesquisador dos órgãos públicos no âmbito municipal, estadual ou federal, desenvolvendo atividades como levantamentos e mapeamentos socioambientais, estudos demográficos, planejamento urbano, rural e regional, avaliação de impactos ambientais, entre outras.