IGC

Departamento

O Departamento de Geografia conta com 41 professores e atende a quatro cursos de graduação presenciais (Geografia - Licenciatura e Bacharelado, Turismo e Geologia), ao curso de graduação à distância (Bacharelado em Geografia) e a outros cursos nas Escolas de Arquitetura e Engenharia e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Atende, ainda, aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Geografia, além de apoiar cursos de especialização ligados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e outros.

Pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Geografia foi implantado em 1988 (nível Mestrado), passando, em 2003, a oferecer também o nível de Doutorado. O Programa apresenta duas áreas de concentração: Análise Ambiental e Organização do Espaço. Cada uma dessas áreas apresenta duas linhas de pesquisa às quais se vinculam os docentes do Programa e suas respectivas pesquisas. O Programa é atualmente avaliado com o conceito 5 pela CAPES. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia é a instância encarregada de refletir e decidir sobre as questões que envolvem o Programa.

Graduação Presencial

Os cursos de graduação presencial em Geografia da UFMG (Bacharelado e Licenciatura) estão entre os mais antigos e consolidados do país, funcionando desde 1946. Os cursos permitem, de forma destacada, a compreensão das relações entre os elementos e fluxos físicos e sócio-econômicos que organizam os espaços terrestres. O raciocínio espacial e a compreensão das relações entre eventos e fluxos espaciais de diferentes tipos e dimensões permitem ao estudante e ao futuro profissional uma interação diferenciada com outras ciências ambientais e sociais.

Pesquisa

Os docentes do Departamento de Geografia do IGC/UFMG desenvolvem diversas pesquisas em diferentes segmentos do conhecimento geográfico. Vinculam-se aos projetos de pesquisa, além dos docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como pesquisadores de outras unidades da UFMG e de outras instituições. Muitos projetos são financiados por recursos captados em programas de fomento internos ou em diversas órgãos, como CNPq, Capes, Fapemig, Finep, etc.

Graduação à Distância

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade que, nos últimos anos, vem sendo adotada por professores, unidades e órgãos complementares da Universidade Federal de Minas Gerais. O Departamento de Geografia da UFMG, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece o Curso de Bacharelado em Geografia, tendo, até o momento, duas turmas com entradas em 2008 e 2011. O curso busca contribuir com as necessidades de capacitação profissional existentes em várias regiões de Minas Gerais. Atualmente, o curso é oferecido nos Pólos das cidades de Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto e Formiga.

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito