IGC

Departamento

O Departamento de Geografia conta com 41 professores e atende a quatro cursos de graduação presenciais (Geografia - Licenciatura e Bacharelado, Turismo e Geologia), ao curso de graduação à distância (Bacharelado em Geografia) e a outros cursos nas Escolas de Arquitetura e Engenharia e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Atende, ainda, aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Geografia, além de apoiar cursos de especialização ligados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e outros.

Pós-graduação

English                Español

O Programa de Pós-Graduação em Geografia foi implantado em 1988 (nível Mestrado), passando, em 2003, a oferecer também o nível de Doutorado. O Programa apresenta duas áreas de concentração: Análise Ambiental e Organização do Espaço. Cada uma dessas áreas apresenta duas linhas de pesquisa às quais se vinculam os docentes do Programa e suas respectivas pesquisas. O Programa é atualmente avaliado com o conceito 6 pela CAPES. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia é a instância encarregada de refletir e decidir sobre as questões que envolvem o Programa.

Graduação Presencial

O curso de graduação em Geografia da UFMG foi reconhecido pela Lei nº. 20825, de 26/03/46, com parecer da Câmara de Graduação nº 055/89 para o curso diurno, e nº 009/91 para o curso noturno. Ter espírito crítico, criativo e questionador sobre a realidade socioambiental, particularmente a brasileira, é uma das características requeridas para quem deseja cursar Geografia na UFMG. Os cursos de Geografia são oferecidos pelo Departamento de Geografia nas dependências do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, havendo algumas disciplinas específicas que são oferecidas em outros departamentos da Universidade. Os cursos presenciais são oferecidos nos turnos diurno e noturno, correspondendo a dois cursos diferentes. No turno diurno são oferecidas as modalidades Bacharelado (4 anos) e Licenciatura (4 anos) e, no noturno, a Licenciatura (5 anos). Em seu currículo, tais cursos buscam combinar uma formação equilibrada entre a prática e a teoria. 

Pesquisa

Os docentes do Departamento de Geografia do IGC/UFMG desenvolvem diversas pesquisas em diferentes segmentos do conhecimento geográfico. Vinculam-se aos projetos de pesquisa, além dos docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como pesquisadores de outras unidades da UFMG e de outras instituições. Muitos projetos são financiados por recursos captados em programas de fomento internos ou em diversas órgãos, como CNPq, Capes, Fapemig, Finep, etc.

Graduação à Distância

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade que, nos últimos anos, vem sendo adotada por professores, unidades e órgãos complementares da Universidade Federal de Minas Gerais. O Departamento de Geografia da UFMG, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece o Curso de Bacharelado em Geografia, tendo, até o momento, duas turmas com entradas em 2008 e 2011. O curso busca contribuir com as necessidades de capacitação profissional existentes em várias regiões de Minas Gerais. Atualmente, o curso é oferecido nos Pólos das cidades de Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto e Formiga.

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito