IGC

Efetivação de Matrícula para as solicitações deferidas:

Somente por e-mail.

Dias 12 e 13 de agosto de 2019 (segunda-feira e terça-feira)

Documentação para Matrícula: Taxa de Matrícula em Disciplina Isolada, devidamente quitada, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Caso o candidato seja servidor da UFMG, encaminhar também a cópia do contracheque e autorização da chefia imediata.

A documentação informada deverá ser encaminhada ´para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. .

 

 

 Valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57

Data da inscrição: 07/08/2019

Divulgação do resultado: 09/08/2019

Matrícula dos alunos aprovados: 12/08/2019

 

 

DEFESAS AGENDADAS

AGOSTO - 2019

 

­­­­­­

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO

Aluno(a): Adília Jardim Silva

Título: "Percepção dos quilombolas de Capinhos e Capim Puba – Virgem da Lapa/Vale do Jequitinhonha – Sobre transformações em curso na geobiodiversidade local”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). José Antônio Souza de Deus

Data: 09/08/2019

Horário: 14h

Local: Sala 3053 - IGC/UFMG

 

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO

Aluno(a): Lourdes Manresa Camargos

Título: "Geovisualização e seu potencial na inclusão da infraestrutura azul no planejamento territorial”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Ana Clara Mourão Moura

Data: 12/08/2019

Horário: 14h

Local: Sala 3053 - IGC/UFMG

 

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO

Aluno(a): Rafaela Mattoso Lemos

Título: "Natureza e espaço urbano: reflexões a partir do planejamento urbano de Belo Horizonte”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Geraldo Magela Costa

Data: 13/08/2019

Horário: 18h

Local: Sala 3053 - IGC/UFMG

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Aluno(a): Clara Mascarenhas Romeiro

Título: "Entre a Serra e o Quintal de Casa: Conciliando Proteção Integral e Ocupação Humana nos Monumentos Naturais Itatiaia e Várzea do Lajeado e Serra do Raio (MG)”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Bernardo Machado Gontijo

Data: 14/08/2019

Horário: 14h

Local: Auditório - IGC/UFMG

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Aluno(a): Bruna Torres Batista

Título: "Geografia do Brasil: uma questão de discurso”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Rogata Soares Del Gaudio

Data: 14/08/2019

Horário: 14h

Local: Sala 3053 - IGC/UFMG

 

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO

Aluno(a): Lucas Grossi Bastos

Título: “A natureza do homem e a lama do desastre. O desastre do  homem e a lama na natureza. A lama do homem e a natureza do desastre”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Doralice Barros Pereira

Data: 14/08/2019

Horário: 09h

Local: Sala 3053 - IGC/UFMG

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Aluno(a): Solimar Carnavalli Rocha

Título: "Entre bordados, rodas e partilhas: Avanços e desafios do trabalho associado e do empoderamento das Mulheres da Vila”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Rogata Soares Del Gaudio

Data: 16/08/2019

Horário: 14h

Local: Sala 3053 - IGC/UFMG

 

DEFESA DE TESE

Aluno(a): Paula Márcia Brasil Garcia

Título: "Geomorfologia como base de análise ambiental integrada para o planejamento das cidades”.

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin

Data: 23/08/2019

Horário: 09h

Local: Sala da Congregação - IGC/UFMG

O acervo digital de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG encontra-se disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG.

http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/

Avaliação de Impactos Ambientais
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: A evolução da consciência ambiental no Brasil e no mundo e seus efeitos na política do meio ambiente. Aspectos políticos e administrativos envolvidos no processo de licenciamento ambiental. Fatores ambientais e socio-econômicos na avaliação dos impactos ambientais, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. Análise crítica dos métodos e técnicas de avaliação de impactos ambientais e instrumentalização para o uso prático dos mesmos. Limitações e possibilidades do EIA-RIMA enquanto instrumento de política e ordenamento territorial.

Biogeografia e Conservação da Biodiversidade
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Biodiversidade e sua conservação a partir da perspectiva biogeográfica. São analisados os aspectos conceituais relativos à biodiversidade em suas diversas dimensões e aprofundados aqueles cuja dimensão escalar aproximam os alvos biológicos à geografia. Trabalha-se tanto com a dimensão histórico evolutiva dos seres vivos como com a dimensão espacial resultante da presença e evolução destes seres vivos no nosso planeta. Finalmente, especial ênfase é dada à situação atual de ameaça e conservação da biodiversidade planetária frente às pressões espaciais que vem sofrendo, em diversas escalas geográficas de análise possíveis. Um trabalho de campo obrigatório deve ser realizado no sentido de se observar / analisar ações concretas de conservação in situ da biodiversidade.

Colóquio Interdisciplinar
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Possibilitar ao pós-graduando a apresentação e discussão de sua pesquisa ao longo de vários momentos do desenvolvimento de seu trabalho. Levá-lo, no contexto da pesquisa, a ter contato com temas e abordagens variadas do conhecimento sendo produzido, de maneira a permitir uma ampliação da perspectiva da evolução e avanços da ciência.

Ecologia Política
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Estudo das formas de abordagem das relações entre população, desenvolvimento e meio ambiente, com ênfase nas formas de produção do espaço, nas controvérsias sobre o conceito de sustentabilidade e nos conflitos sócio-ambientais.
Constituição de embasamento conceitual e analítico que oriente propostas de intervenção.

Epistemologia da Geografia
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: A construção do pensamento científico. Ciência e outras formas de conhecimento. A estruturação do pensamento geográfico moderno. Geografia, modernidade e pós-modernidade. Tendências contemporâneas: o múltiplo e o complexo como referência de reestruturação do pensamento geográfico; a problemática ambiental, a transdisciplinaridade e a geografia.

Geografia e Recursos Hídricos
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Aborda os recursos hídricos no contexto da Geografia, enfatizando-se a dinâmica da água no meio ambiente bem como os reflexos das atividades humanas sobre a quantidade, qualidade, distribuição espacial e movimentação da água nos sistemas naturais e transformados. Analisa e discute propostas de gestão ambiental em escala de bacia hidrográfica.

Geomorfodinâmica Cenozóica
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Análise das paisagens atuais, como resultado de uma morfodinâmica policíclica e/ou poligenética. Discussão dos aspectos de convergências e/ou divergências dos fatores climáticos e tectônicos na elaboração das paisagens tropicais, bem como dos processos e formas atuais em relação com as heranças paleogeográficas. Instrumentação através da reconstituição paleogeográfica em aulas práticas (campo e laboratório) por análises morfométricas e estratigráficas.

Geomorfologia Dinâmica
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Estudo dos processos de desnudação da superfície terrestre e os seus mecanismos envolvidos. Correlação entre os fatores ambientais que facilitam ou dificultam a ocorrência desses processos, sua magnitude e frequência. Interpretação dos elementos da paisagem tropical através de observação e associação desses elementos com o tipo de processo dominante, ou conjunto de processos, e de seus ambientes de ocorrência. Análise das formas de relevo atuais, tendo como base as principais teorias de evolução das paisagens, em especial as tropicais.

Geoprocessamento
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Bases conceituais e teóricas sobre os sistemas de informações geográficas (SIG). Métodos de abstração, conversão e estruturação nesse sistema computacional. Potencial das técnicas de Geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais relacionados a diversos campos de estudo. Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento para diversas aplicações levando em consideração os componentes do espaço geográfico.

Metodologia da Pesquisa em Geografia
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: A pesquisa científica: características e especificidades. A natureza da pesquisa geográfica: particularidades e espaços de contato. Pesquisa e método no contexto das escolas geográficas. Metodologias e técnicas de pesquisa em geografia: uma discussão geral. O projeto de pesquisa: características gerais. Elaboração e discussão de projetos de pesquisa em geografia.

Metodologia de Pesquisa em Geomorfologia
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Preparar os pós-graduandos para a construção de uma base analítica da pesquisa, por meio da aquisição e ampliação de base teórico-conceitual da Geomorfologia. Análise e desenvolvimento de procedimentos formais da pesquisa. A questão do levantamento da hipótese de trabalho, definição de objetivos; o problema da escala espacial e temporal em Geomorfologia. Os elementos envolvidos no "desenho do campo": fatores e elementos da amostragem; tipo de amostragem; localização espacial. O uso de instrumental e técnicas de pesquisa geomorfológica: mapas, fotos aéreas e outras e outras imagens; procedimentos de campo e de laboratório. Análise, sumarização e apresentação de dados.

Métodos Quantitativos em Geografia
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Métodos e procedimentos técnicos de utilização e tratamento de dados geográficos de natureza quantitativa. Uso de técnicas estatísticas de aplicações espaciais, enfatizando-se as suas potencialidades e limitações. Introdução de análise empírica sobre banco de dados geográficos, mediante tratamento computacional.

Organização do Espaço Rural
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Oferece elementos essenciais de natureza teórica e empírica que implicam na distribuição dos padrões, processos de organização do espaço rural e suas transformações. Objetiva possibilitar a compreensão e a discussão do estado de desenvolvimento teórico dos modelos e metodologias essenciais para a compreensão do espaço rural.

Organização Espacial do Clima em Ambientes Naturais e Urbano: Aspectos Teórico-Metodológicos e Aplicações em Áreas Tropicais
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Introdução às discussões relativas à organização espacial do clima em ambiente tropical e abordagens das principais metodologias de aquisição e análise de dados em diferentes escalas.

Pedologia das Regiões Intertropicais
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Compreensão dos principais fatores e processos de formação dos solos. Análise dos constituintes, morfologia e elementos de classificação do solo. Relação entre as classes de solo e sua distribuição geográfica. Interpretação de levantamentos de solos.

Território, Região e Redes Urbanas
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Estudos sobre as componentes da dinâmica demográfica; mortalidade, fecundidade e migração. Conexões com os problemas históricos de urbanização e reestruturação econômica. Dimensões teórico-conceituais. Diferentes quadros geo-históricos: concentração e dispersão da população. Clivagens com processos socio-espaciais. Interações com a atual dinâmica urbano-industrial no Brasil.

Teorias Urbanas
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Análise do processo de urbanização desde o inicio da era urbano industrial ate o presente, com base na evolução dos diferentes enfoques teórico-metodológicos. Análise da estrutura, funções e forma do espaço das cidades e suas transformações. Construção de um suporte teórico-metodológico de análise do espaço urbano.

Urbanização, Política e Cidadania
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Urbanização e (re)produção do mundo moderno. Industrialização e nascimento da problemática urbana. Estado e urbano. A importância da renda fundiária urbana para a reprodução capitalista. Urbanização, metropolização e cidadania. O conhecimento do processo de urbanização no mundo moderno a partir do esclarecimento de suas relações com o processo de (re)produção social.

Tópicos Especiais
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Disciplina de caráter especial prevista para desenvolver temas em foco ou atuais e de reconhecida relevância para a área de concentração, podendo-se inclusive aproveitar a presença de professor ou pesquisador de competência e titulação comprovadas em visita ao Programa.

Estudos Avançados
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Disciplina de caráter especial, destinada aos alunos do doutorado, prevista para desenvolver temas em foco ou atuais e de reconhecida relevância para a área de concentração, podendo-se inclusive aproveitar a presença de professor ou pesquisador de competência e titulação comprovadas em visita ao Programa.

Seminários de Temas Específicos
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Disciplina de caráter especial prevista para desenvolver temas atuais, de reconhecida relevância para o pós-graduando nos campos da teoria e da metodologia científicas, do desenvolvimento tecnológico, ou qualquer outro considerado de interesse pelo Colegiado do Programa.

Trabalho Orientado
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Disciplina de caráter especial programada para permitir ao aluno desenvolver trabalhos de natureza diversa sugeridos pelo orientador e relacionados com sua área de interesse.

Estágio Docente Supervisionado
Carga horária semestral: 60 horas
Número de créditos: 04
Ementa: Habilidades, conteúdos e competências relativas à preparação, desenvolvimento e avaliação de atividades de ensino na graduação. Experiências e procedimentos metodológicos e didáticos de interação entre pesquisa e ensino.

Áreas de Concentração

  • ANÁLISE AMBIENTAL

A área Análise Ambiental concentra a produção científica cujas temáticas vinculam-se à linha de pesquisa Geografia física e, em parte, às linhas de pesquisa Cultura, ecologia, política e educação geográfica e Geografia aplicada e geotecnologias.

 

  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

A área Organização do Espaço concentra a produção científica cujas temáticas vinculam-se à linha de pesquisa Produção do espaço, teoria e prática e, em parte, às linhas de pesquisa Cultura, ecologia, política e educação geográfica e Geografia aplicada e geotecnologias.

 

 

Linhas de Pesquisa

  • Geografia física

A linha de pesquisa Geografia Física aborda os conteúdos relacionados à geomorfologia, climatologia, pedologia, biogeografia e hidrogeografia, tanto no que se refere à ciência pura quanto aplicada à análise ambiental. Neste sentido, envolve estudos sobre a gênese e evolução das paisagens naturais e/ou transformadas, dinâmica e processos do meio físico, articulação de componentes ambientais em diferentes níveis escalares (espaciais e temporais), planejamento e gestão de recursos naturais, bem como teorias e métodos na geografia física. Os conteúdos estão voltados aos avanços científicos e às abordagens aplicadas à conservação, preservação, recuperação e manejo de sistemas ambientais.

  • Geografia aplicada e geotecnologias

O conhecimento geográfico, desde a Grécia antiga, está estreitamente ligado aos avanços da cartografia em intima associação com a perspectiva de ação no território. Eram muito preciosos esses saberes para as diversas esferas de poder, tanto político quanto socioeconômico. Mediante uma abordagem holística integrada, a linha de pesquisa Geografia aplicada e geotecnologias vale-se de teorias e conceitos, métodos de investigação geográfica, técnicas de estatística espacial e geotecnologias imprescindíveis à resolução de problemas práticos. Dialoga portanto com a ideia de “geografia ativa” e pressupõe que sem investigação aplicada, a ciência progride mais lentamente. Isso requer bases de dados, uso de recursos cartográficos, SIG e pesquisas quali-quantitativas. A Geografia Aplicada, definida como uma abordagem especializada da geografia, volta-se para a resolução de grandes problemas mundiais e nacionais, tais como os relativos às regiões deprimidas, às condições de vida, à distribuição da população no espaço, à urbanização e às desigualdades econômicas e sociais.

 

  • Produção do Espaço, ecologia, política, cultura, educação em Geografia

Povos tradicionais e territorialidades; biodiversidade, conservação e diversidade cultural; conflitos e justiça ambiental; poder, meio ambiente e governança. Processos sócios históricos econômicos e culturais da urbanização; contradições, e conflitos da produção do espaço urbano; políticas e planejamento urbano, ambiental, regional. Bases epistemológicas e a construção do saber acerca da produção do conhecimento socioespacial; práticas, conceitos, metodologias, técnicas e teoria socioespaciais. Formação de professores, livros didáticos, historiografia e currículos no ensino de Geografia.

 

 

 

 

 

  • Preparação de pesquisadores dentro das áreas de concentração e das linhas de pesquisa do Programa;
  • Formação de docentes para o ensino da ciência geográfica;
  • Desenvolvimento da pesquisa científica em geografia;
  • Ampliação do campo de aplicação da geografia no planejamento regional, urbano e ambiental.

Coordenação

Prof. Dr. Carlos Fernando Ferreira Lobo
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Tel: (31) 34095431

Subcoordenação

Prof. Dra. Adriana Monteiro da Costa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Tel: (31) 34095433

Secretária

Márcia Pacheco da Mota

Juliene Silva Vilela

Endereço

Secretaria do Colegiado de Pós-graduação em Geografia - Instituto de Geociências/UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Bairro Pampulha
Caixa Postal 719
Belo Horizonte - MG
CEP 31270-901

Telefone: (31) 3409-5404

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento externo e telefônico
13h às 16h

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO “ANÁLISE AMBIENTAL”

Adriana Monteiro da Costa (Dra., UFLA, Brasil)
Linhas de Atuação: Pedologia, Levantamento e Classificação de solos, Física do Solo, Indicadores de sustentabilidade em Agroecossistemas
Telefone: (31) 34095433
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Adolf Heinrich Horn (Dr., Ludwig Maximilians, Universitaet, Alemanha)
Linhas de Atuação: Petrologia e Geoquímica de Rochas Magmáticas, Geoquímica Ambiental
Telefone: (31) 34094446
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Ana Clara Mourão Moura (Dra., UFRJ, Brasil)
Linhas de Atuação: Geoprocessamento nos estudos urbanos e na gestão da paisagem
Telefone: (31) 34098834
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

André Augusto Rodrigues Salgado (Dr., UFOP, Brasil e Université Aix-Marseille III, França)
Linha de Atuação: Geomorfologia
Telefone: (31) 3409-5462
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Antônio Pereira Magalhães Júnior (Dr., UnB, Brasil)
Linhas de Atuação: Geomorfologia fluvial, Recursos hídricos continentais
Telefone: (31) 3409-5462
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Bernardo Machado Gontijo (Dr., UnB, Brasil)
Linhas de Atuação: Meio ambiente, turismo e desenvolvimento, biogeografia
Telefone: (31) 3409-5438
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Carlos Henrique Jardim (Dr., UNICAMP, Brasil)
Linhas de Atuação: Clima e ordenamento espacial em áreas urbanas e naturais; Climatologia aplicada à diagnósticos ambientais; Microclimatologia
Telefone: (31) 34096233
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Cristiane Valéria de Oliveira (Dra., UFV, Brasil)
Linhas de Atuação: Relação solo-paisagens, Estudos Ambientais
Telefone: (31) 3409-5433
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin (Dra., Frankfurt, Alemanha)
Linhas de Atuação: Geomorfologia e estudos ambientais
Telefone: (31) 3409-5420
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Diego Rodrigues Macedo (Dr. UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Recursos hídricos, Geoecologia, Biomonitoramento, Análise espacial, Geotecnologias aplicadas ao planejamento ambiental.
Telefone: (31) 3409-5493
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Fábio Soares de Oliveira (Dr., UFOP, Brasil)
Linhas de Atuação: Pedologia e geomorfologia
Telefone: (31) 3409-5422
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Philippe Maillard (Dr., Queensland, Austrália)
Linhas de Atuação: Métodos em sensoriamento remoto e cartografia analítica
Telefone: (31) 3409-5461
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Ricardo Alexandrino Garcia (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Estudos socioambientais
Telefone: (31) 3409-5493
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Roberto Célio Valadão (Dr., UFBA, Brasil)
Linhas de Atuação: Geodinâmica das paisagens continentais, Geomorfologia e Estudos Ambientais
Telefone: (31) 3409-5434
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Úrsula Ruchkys de Azevedo                                                                                                            Linhas de atuação: Geografia Aplicada e Geotecnologias                                                                  Telefone: 3409-5425                                                                                                                          E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.                                                                                                    Currículo Lattes; http://lattes.cnpq.br/0031049365155055                                                          

Valéria de Oliveira Roque Ascenção (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Ensino de Geografia, formação docente; Educação a Distância, análise e produção de materiais didáticos
Telefone: (31) 3409-5422
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Wellington Lopes Assis (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Climatologia, clima urbano, mudanças climáticas locais e geoprocessamento aplicados aos estudos climáticos
Telefone: 3409-5430
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO “ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO”

Bernardo Machado Gontijo (Dr., UnB, Brasil)
Linhas de Atuação: Meio ambiente, turismo e desenvolvimento, biogeografia
Telefone: (31) 3409-5438
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Carlos Fernando Ferreira Lobo (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Geografia da População; Migrações e Mobilidade Espacial da População; Métodos Quantitativos Aplicados à Geografia.
Telefone: (31) 3409-5431
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Cássio Eduardo Viana Hissa (Dr., UNESP, Brasil)
Linhas de Atuação: Espaço e sociedade, Epistemologia, teoria e métodos da geografia
Telefone: (31) 3409-5426
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Diego Rodrigues Macedo (Dr. UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Análise espacial de dados populacionais, Estatística espacial, Geotecnologias aplicadas ao planejamento urbano e territorial.
Telefone: (31) 3409-5493
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Doralice Barros Pereira (Dra., Montreal, Canadá)
Linhas de Atuação: Conflitos de usos territoriais, Unidades de conservação, Representações sociais;
Telefone: (31) 3409-5434
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Geraldo Magela Costa (Dr., Londres, Inglaterra)
Linhas de Atuação: Produção e organização do espaço urbano e regional, Planejamento e gestão urbana e regional
Telefone: (31) 3409-5430
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Heloísa Soares de Moura Costa (Dra., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Produção do espaço, ecologia política, planejamento urbano e habitação
Telefone: (31) 3409-5461
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

José Antônio Souza de Deus (Dr., UFRJ, Brasil)
Linhas de Atuação: Geografia cultural/etnigeografia, Percepção ambiental, sustentabilidade social e cultural
Telefone: (31) 3409-5447
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Klemens Augustinus Laschefski (Dr., Universitat Heidelberg, Alemanha)
Linhas de Atuação: conflitos socioambientais, desenvolvimento sustentável nos espaços rurais e urbanos, certificação florestal, mecanismo do desenvolvimento limpo e políticas ambientais nacionais e internacionais
Telefone: (31) 34094442
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Ralfo Edmundo da Silva Matos (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Distribuição espacial da população, migração e urbanização
Telefone: (31) 3409-5426
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Ricardo Alexandrino Garcia (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Geodemografia, Economia Regional, Geografia Econômica e Teoria e Métodos Quantitativos
Telefone: (31) 3409-6331
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Rogata Soares Del Gaudio (Dra, UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: geografia; ensino de geografia; geopolítica; ideologia; ensino e ecossistemas brasileiros
Telefone: (31) 3409-4936
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Sérgio Manuel Merêncio Martins (Dr., USP, Brasil)
Linhas de Atuação: Urbanização, política e cidadania
Telefone: (31) 3409-5439
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes


Valéria de Oliveira Roque Ascenção (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação: Ensino de Geografia, formação docente; Educação a Distância, análise e produção de materiais didáticos
Telefone: (31) 3409-5422
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Weber Soares (Dr., UFMG, Brasil)
Linhas de Atuação:Migração internacional, migração interna, desenvolvimento territorial e análise de redes sociais
Telefone: (31) 3409-5436
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

Em construção

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Anpege – Associação Nacionao de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia
    www.anpege.org.br
  • Anpur – Associação Nacional de Planejamento Urbano
    www.anpur.org.br
  • UGB – União da Geomorfologia Brasileira
    www.ugb.org.br

Secretaria do Colegiado de Pós-graduação em Geografia - Instituto de Geociências/UFMG

Instituto de Geociências - Sala 3046

Av. Antônio Carlos, 6627 - Bairro Pampulha

Caixa Postal 719

Belo Horizonte - MG

 

CEP 31270-901

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento externo
13h às 16h

 

Secretária

Márcia Pacheco da Mota

Juliene Silva Vilela

  • CNPq
    www.cnpq.br
  • Capes
    www.capes.gov.br
  • Fapemig
    www.fapemig.br
  • Finep
    www.finep.gov.br
 
 

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito