IGC

Departamento

O Departamento de Geologia conta hoje com 26 professores, que atendem semestralmente XXX alunos dos cursos de Geologia, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Biologia, Química e Ciências Sócio-ambientais, além de participarem ativamente de atividades de pesquisa e extensão.

Graduação

Ativo desde 1972, o Curso de Graduação em Geologia é um dos principais formadores de geólogos do país. Devido à privilegiada localização de Belo Horizonte em relação a importantes províncias geológicas, o curso conta com uma grande carga prática, e oferece aos estudantes uma oportunidade ímpar de formação. O curso conta com a utilização da excelente infra-estrutura do Instituto de Geociências da UFMG, donde se destaca o Centro de Geologia Eschwege, o mais tradicional centro de treinamento em Mapeamento Geológico do Brasil.

Pós-graduação

Criado em 1988, o Programa de Pós Graduação em Geologia soma hoje 21 Teses de Doutorado e 119 Dissertações de Mestrado defendidas, figurando como um dos principais núcleos de formação geológica do Brasil. O programa apresenta em sua estrutura básica duas Áres de Concentração: Geologia Regional e Geologia Econômica e Aplicada. Entre os principais temas de estudo estão: Geotectônica, Geologia Estrutural, Estratigrafia, Metalogenia, Geoquímica Ambiental e Geotecnia.

 

Pesquisa e Ensino

Docentes e alunos de graduação e pós-graduação em Geologia têm a oportunidade de participar de programas de fomento à pesquisa e ao ensino na UFMG, materializados na forma de bolsas de iniciação científica e monitoria. No campo da pesquisa destaca-se a atuação do Centro de Pesquisas Professor Manoel Teixeira da Costa, órgão complementar do IGC.

Extensão

A geologia, enquanto área do conhecimento, apresenta interface com uma gama de áreas afins, e apresenta importância vital no processo planejamento e gestão pública. A relação do Departamento de Geologia do IGC/UFMG com a comunidade externa é feita através de diversos projetos de extensão, marcados por seu caráter de social e ambiental.

Órgãos Discentes

Os alunos do Curso de Geologia possuem hoje três órgãos principais: O CPEGEL – Centro de Estudos Geológicos, UFMG SEG Chapter e a recentemente criada GeoJúnior, empresa júnior de consultoria geológica. Entre as atividades realizadas têm destaque as semanas de estudos e palestras, que têm atraído grande público externo e cada vez mais se firmam no calendário anual de eventos geológicos.

Centro de Geologia Eschwege

Com mais de 40 anos de história, o Centro de Geologia Eschwege é o mais tradicional centro de ensino e treinamento em mapeamento geológico do Brasil. Os estágios de campo, ministrados a todas as universidades formadoras de geólogos do Brasil, são tidos como um marco na formação de quase todos os profissionais graduados no país. Além disto, o órgão tem participação ativa no desenvolvimento de pesquisa, atuando especialmente em áreas do Cráton do São Francisco, com ênfase na Serra do Espinhaço Meridional.

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito