IGC

O Curso de Graduação em Turismo, que pertence ao Departamento de Geografia da UFMG, é oferecido na modalidade bacharelado, com duas entradas anuais e horário integral diurno. Tem por objetivo a formação de profissionais aptos a lidar, de maneira competente e ética, com o planejamento, organização e gestão das atividades e/ou empreendimentos relacionados com o fenômeno "turismo", cujos resultados positivos do ponto de vista econômico podem ser acompanhados de sérios impactos negativos do ponto de vista sócio-cultural.

Os docentes do Curso de Turismo/IGC/UFMG se dedicam ao desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do turismo, como: epistemologia e produção do conhecimento científico, gestão pública e privada, sociedade e natureza, planejamento territorial, territorialidades e processos socioculturais, paisagem, metodologias participativas, inclusão social, responsabilidade sócio-ambiental de empresas e destinos turísticos, entre outros. Essas pesquisas são desenvolvidas no âmbito do Centro de Pesquisa-Ação em Planejamento Turístico – CEPLANTUR/UFMG, coordenado pelo Professor Dr. Allaoua Saadi. Criado em 2001, o CEPLANTUR é um espaço dedicado à elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa que privilegiam o caráter integrador e não uniformizante do estudo do turismo. Nos links a seguir, é possível ter acesso à relação de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Professores do Curso de Turismo da UFMG:

A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade em que está inserida. É considerada uma ponte com via de mão dupla entre a instituição e os diversos setores da sociedade, na qual conhecimento e saberes são trocados e realimentados. A universidade contribui com o ensino e a pesquisa, e a comunidade empresta e transmite seus valores e cultura. A instituição, portanto, influencia e é influenciada pela sociedade, havendo sempre trocas com o meio em que está inserida. As formas de expressão da extensão universitária podem variar entre oferta de cursos, palestras, conferências, eventos culturais e projetos de extensão, entre outros. Nos links a seguir, é possível ter acesso à relação de projetos de extensão desenvolvidos pelos Professores do Curso de Turismo da UFMG:

A Território é uma organização sem fins lucrativos, fundada e gerenciada por graduandos do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Criada em outubro de 2003 por alunos do curso, a Empresa Júnior tem a finalidade de servir como auxílio ao desenvolvimento sustentável por meio de ações de planejamento e operacionalização de atividades turísticas. Além disso, serve como alternativa de formação profissional para os alunos, possibilitando o aprimoramento de conhecimentos técnicos e desenvolvendo o empreendedorismo. Sua missão consiste em promover o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos membros, afirmando o valor do bacharel em turismo. Acesso o link abaixo para saber um pouco mais sobre a Território -Empresa Júnior de Turismo.

Laboratórios

Publicações

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito