ECN101 Economia 1A
Economia: conceitos básicos. Caracterização do problema econômico. Ciências econômicas em relação às demais ciências sociais. Linhas de formação da economia capitalista. Noções de contabilidade nacional e balanço de pagamentos. Teoria keynesiana. Noções sobre economia brasileira.
GEO026 Introdução ao Fenômeno Turístico
Origens e evolução histórica do turismo contemporâneo. Conceituação e tipologia do turismo. O turismo como atividade de recreação e como atividade econômica. Os principais campos de estudo e de desenvolvimento do turismo. A indústria da hospitalidade: modalidades de viagens e hotelaria.
GEO630 Geografia Geral
Formas e movimentos da Terra e seus desdobramentos na configuração do espaço sócio-cultural. Elementos e técnicas de representação da superfície terrestre. Estudo geográfico comparativo dos grandes domínios físicos. Os grandes conjuntos humano-econômicos. Circulação: fluxos contemporâneos de população, capital e mercadoria.
HIS229 História econômica geral e do Brasil
Processo civilizatório brasileiro da sua pré-história à época contemporânea: noções.
LEG041 Inglês Técnico
Desenvolvimento de estratégias gerais de leitura com a finalidade de aquisição da habilidade de compreensão de textos relativos à área de turismo.
CAD034 Introdução à Administração
Princípios de administração. Funções administrativas e Análise organizacional.
GEO027 Geografia do Brasil
Posição geográfica e características físicas (domínios morfoclimáticos). Um espaço multiplamente construído: formação do território e ocupação econômica. Relação entre os diversos grupos de população, quadro físico e atividades desenvolvidas.
GEO028 Teoria geral do Turismo
O tempo disponível. O tripé fundamental "homem-espaço-tempo". O deslocamento e suas motivações. Conceitos de demanda, oferta e fluxos turísticos. A nova valorização dos lazeres na reengenharia do tempo e a previsão de novos comportamentos. Tempos sociais e ritmos turísticos. Turismo de massa e turismo social.
HIS185 História da Arte Brasileira
Processo civilizatório brasileiro da sua pré-história à sua contemporaneidade: manifestações.
LER026 Francês
Aquisição de estruturas lingüísticas básicas e de vocabulário específico do Turismo, através de leitura e compreensão de textos diversos, levando-se em conta os aspectos culturais de maneira geral.
CAD035 Administração e Instrumentos Gerenciais
A administração e suas áreas operacionais: marketing, finanças, recursos humanos e operações.
COM605 Comunicação e Cultura
Comunicação e identidades culturais. Contatos interculturais. Dinâmica cultural da sociedade: produção e consumo de mensagens. Comunicação, tecnologias da informação e mundialização da cultura.
CRT007 Elementos de Cartografia
Cartografia: definições e Histórico. Escalas, Projeções e Coordenadas. Noções de Cartometria. Leitura de Mapas. Generalização Cartográfica. Simbolização. Compilação. Cartografia Temática: qualitativa e quantitativa. Cartografia e Gestão do Território.
GEO029 Planejamento da Indústria do Turismo
Processo de planejamento turístico. Escolha, delimitação e descrição física da área. inventário da oferta de recursos turísticos, diferenciais, serviços e equipamentos receptivos. Caracterização e quantificação da demanda. Sistema Nacional do Turismo: estrutura oficial pública e privada. Formulação de políticas. Associações e entidades representativas. Organizações internacionais de turismo. Potencialidades e tendências da indústria turística brasileira.
COM094 Planejamento em Comunicação
Planejamento estratégico e operacional de processos comunicacionais. Aplicação de técnicas publicitárias, de relações públicas e de comunicação dirigida.
EFI037 Teoria do Lazer
Conceitos e significados de recreação, lazer e ludicidade em nossa sociedade. Relações históricas e sociais estabelecidas entre lazer, trabalho, cultura e educação. Analise e construção de vivências lúdicas para a área do turismo.
GEO030 Fundanentos Mercadológicos do Turismo
Conceito e evolução histórica do mercado turístico. Processos de segmentação de mercado: internacional e nacional. Características e peço da oferta de produtos turísticos. Flutuações da demanda turística. Equilíbrio de mercado.
LER027 Espanhol para Turismo
Estratégias de compreensão e produção oral e escrita em Língua Espanhola aplicados a temas relacionados com o Turismo.
GEO031 Estágio Curricular de Pesquisa
Desenvolvimento de trabalho de pesquisa e, eventualmente, extensão sobre tema ligado ao planejamento ou/e gerenciamento da indústria do turismo, sob orientação de grupo de professores do curso.
GEO032 GEO032 Estágio Supervisionado
Realização de estágio profissional em órgão ou empresa, preferencialmente no âmbito de convênio junto ao Colegiado do Curso, sob supervisão de profissionais do órgão ou empresa, com acompanhamento do Colegiado do Curso.
GEO033 Monografia
CAD036Planejamento Estratégico do Turismo
Etapas do processo de planejamento turístico. Formação de equipes, utilização de fontes de pesquisa, avaliação e hierarquização de atrativos. Tendências do planejamento turístico. Plano de desenvolvimento turístico. Análise de cenários e modelos de gestão.
CRT008 Cartografia Multimídia
A referida disciplina objetiva mostrar as potencialidades das técnicas de cartografia assistida por computador para a representação e comunicação de informações geográficas. A ênfase é dada às técnicas de visualização cartográfica, exemplificando a utilização de modernos recursos de cartografia multimídia para fins de comunicação de fatos relacionados à Terra.
DCP022 Introdução ao Pensamento Clássico
EFI038 Conteúdos Culturais do Lazer
O papel do lazer na sociedade atual: importância, valores e conteúdos. Abordagem multidisciplinar do lazer, por meio da analise e realização de vivências lúdicas, considerando os diferentes campos de interesse: "físico-esportivos", "intelectuais", "manuais", "artísticos", "sociais" e "turísticos".
GEO037 Interpretação Geo-ambiental
Procura dar subsídios para a análise das relações existentes no meio ambiente, por meio de linguagem simples, usando recursos diversos apoiados por atividades de campo em locais onde se propõe desenvolver o processo interpretativo.
EFI039 Formação/Atuação Profissional no Lazer
Formação e intervenção profissional na área do lazer: concepções, características e abrangência de ação. O planejamento, a execução e a avaliação de programas de lazer para diferentes faixas etárias e grupos sociais.
GEL044 Geologia e Mineração no Potencial Turístico de Minas Gerais
O mapa geológico de Minas Gerais: suas principais unidades e suas paisagens; os recursos minerais e a mineração: o berço das Minas Gerais (esmeraldas, ouro e diamante); material geológico na expressão arquitetônica e artística em Minas; gemas de Minas Gerais: ocorrências, beneficiamento e comércio; principais províncias espeleológicas de Minas.
GEL045 Geologia como Atrativo Turístico
Serão enfatizados conceitos básicos da geologia, o enquadramento do Globo terrestre dentro do Universo, a formação e constituição da Terra no tempo e no espaço para visualizar a geologia como criadora da paisagem e de ecossistemas bem como sustentáculo da vida. Fenômenos e produtos geológicos de interesse turístico serão focalizados com especial ênfase (serras, cavernas e seu conteúdo fóssil, cachoeiras, águas termais e medicinais, gemas etc.)
GEO034 Desenvolvimento Regional e Atividade Turística
Análise da produção do espaço regional, nas dimensões econômica, política e cultural. Planejamento e produção do espaço regional. Possíveis conflitos entre desenvolvimento econômico e atividades turísticas. O potencial do turismo para o desenvolvimento regional.
GEO035 Geografia de Minas Gerais
Produção do espaço mineiro – o espaço histórico-cultural. A diversidade das paisagens. Preservação das paisagens e turismo.
GEO036 Geografia e Turismo
Abordagens geográficas e turismo. Análise da produção e apropriação do espaço. Políticas públicas e turismo. A atividade turística nos espaços públicos e privados.
GEO037 Interpretação Geo-Ambiental
Procura dar subsídios para a análise das relações existentes no meio ambiente, por meio de linguagem simples, usando recursos diversos apoiados por atividades de campo em locais onde se propõe desenvolver o processo interpretativo.
GEO038 Administração de Agências e Operadoras de Viagem
Gerência de Serviços: reservas, bilhetagem, câmbio e operações, roteiros e tours programados. Técnicas de condução de grupo: atuação do Guia de Turismo. Gerência de Pessoal. Gerência Administrativa e Financeira. Gerência de Planejamento e Marketing. Instrumentos operacionais: guias, bancos de informações, manuais técnicos. Relações públicas e ética de conduta. Atuação das agências e operadoras de viagem no Brasil. Tendências e perspectivas do setor.
GEO039 Administração de Serviços de Hotelaria
Gerência de Serviços: recepção, governança, alimentação e bebidas, eventos. Gerência de Pessoal. Gerência administrativa e financeira. Gerência do patrimônio. Gerência de Planejamento e Marketing. Relacionamento com o público: cliente, comunidade hospedeira, ética de conduta.
GEO040: Culinária e Turismo
Gerência de Serviços: recepção, governança, alimentação e bebidas, eventos. Gerência de Pessoal. Gerência administrativa e financeira. Gerência do patrimônio. Gerência de Planejamento e Marketing. Relacionamento com o público: cliente, comunidade hospedeira, ética de conduta.
GEO041 Ecoturismo
Ecoturismo, turismo ecológico e turismo ambiental. Contemplação, aventura, ciência e educação ambiental. Elementos físico-geográficos para definição das potencialidades ecoturísticas. Preservação e conservação. Papel das comunidades locais, órgãos públicos e entidades privadas. Biomas e Ecossistemas brasileiros. Unidades de conservação no Brasil.
GEO042 Produtos Turísticos: Concepção e Formatação
Composição de custos. Formas de condução de grupos, comunicação direta com núcleos receptivos e com clientes. Estratégia de marketing diferenciado. Segmentação do mercado e roteiros nacionais e internacionais. tipos e formas de atendimento- clientelas especiais. Modalidades de transporte utilizados em viagens e roteiros turísticos. lntegração entre diferentes meios de transporte nas viagens turísticas.
GEO043 Serviços de Restaurante I
Conceitos, princípios e procedimentos utilizados na avaliação e no desenvolvimento dos serviços de alimentação e bebidas. Princípios da degustação de vinhos. Produção comercial, nutrição, seleção e técnicas de supervisão na preparação de alimentos. planejamento, programação e modelos.
GEO044Tendências do Turismo Contemporâneo
Cidades históricas, cidades termais, sítios arqueológicos estações de veraneio, estações de inverno, parques e sítios rurais. Hotéis e resorts, parques temáticos, spas, cruzeiros, hotéis-fazenda, pousadas, albergues e alojamentos, restaurantes e comércio locais, equipamentos e serviços de entretenimento. Problemas e tendências do desenvolvimento do setor.
GEO045 Tópicos em Gerenciamento Turístico I
GEO046 Tópicos em Gerenciamento Turístico II
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I
Conteúdo variável: Adminsitração de Agências e Operadoras de Viagem , Administração de Serviços de Hotelaria, Empreendedorismo, Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos, Economia do Turismo e Turismo, Cultura e Relações Internacionais.
GEO048: Tópicos em Planejamento do Turismo II
Conteúdo variável: Agenciamento de Operação Turística e Transportes Turísticos
GEO049 Turismo Cultural
Conceituação dos bens culturais. Paisagens culturais. Turismo cultural: papel das comunidades locais, dos órgãos públicos e privados. Patrimônio histórico e políticas culturais. Indústria cultural e marketing turístico. Análise e confecção de roteiros temáticos.
GEO050 Turismo de Convenções, Feiras e Eventos
Mercado de convenções e seus segmentos: definição, volume, tendências. Métodos e técnicas de organização de serviços e eventos. Planejamento de eventos e animação. Roteiros paralelos para tempo livre de convencionais e/ou acompanhantes.
GEO051 Turismo e Meio Ambiente
Conceitos básicos de geo-ecologia. Gerenciamento integrado de recursos naturais. Desenvolvimento sustentado e eco-desenvolvimento. Turismo e impactos ambientais. Métodos e técnicas de avaliação do meio ambiente. unidades de conservação federais e estaduais. Preservação e educação ambiental.
GEO052 Turismo Rural
Agroturismo e turismo rural. Os sistemas agrários e o potencial para o agroturismo. Produção turística no meio rural. Valorização da produção alimentar local e do artesanato associados ao turismo rural. Atividades culturais regionais e folclore. Hotéis fazenda e hospedagem rural. Sustentabilidade econômica, ecológica social e cultural do turismo rural. Os modelos europeu e brasileiro.
GEO053 Moderna Museologia
Fundamentos históricos do museu. Tipologia de museus. Meios de interpretação e apresentação de acervos e ambiente. Técnicas interativas. Multimídia. Museus locais e centros de memória. Centro de visitantes, postos de informação.
GEO054 Vivência Profissional Complementar
GEO055 Discussões Temáticas
Conteúdo variável
De GEO056 a GEO063 Aprendizagem Complementar em Instituição Conveniada
GEO064 Experiências Pessoais Programadas I
GEO065 Experiências Pessoais Programadas II
GEO066 Iniciação à Pesquisa
GEO067 Iniciação à Docencia
GEO068 Projetos de Extensão I
GEO069 Projetos de Extensão II
GEO070 Projetos de Extensão III
GEO071 Particiapação em Eventos I
GEO072 Particiapação em Eventos II
GEO073 Atividades Acadêmicas à Distância I
GEO074 Atividades Acadêmicas à Distância II
GEO075 Atividades Acadêmicas à Distância III
GEO076 Atividades Acadêmicas à Distância IV
ICB001 Bases Ecológicas para o Desenvolvimento Sustentável
Exposição e discussão de conceitos ecológicos fundamentais para a compreensão dos diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável. O objetivo é a conscientização de problemas e soluções para a crise ambiental contemporânea.
LER028 Oficina de Conversação e Redação em Língua Espanhola
Ampliação das habilidades de produção oral e escrita em Língua espanhola no âmbito do Turismo.
LET223 Fundamentos de Libras
PRJ039 Arquitetura sem Barreiras
Abordagem crítica ao uso ambiental pela exploração de informações sobre formas de comportamento de usuários em que pese a relação entre estigma, preconceito e deficiência. Conceitos desenvolvidos pela perspectiva de usuários com deficiência, sobretudo na mobilidade, com intuito de se garantir a ampliação das soluções na melhoria da qualidade de vida para toda a população.
SOA046 Abordagens Temáticas em Sociologia
Conteúdo variável.
SOA047 Abordagens temáticas em Antropologia
Conteúdo variável.
SOA048 Fundamentos de Análise Sociológica
SOA 049 Ação e Estrutura Social
SOA050 Modernidade e Mudança Social
URB014 Paisagens e Turismo
A paisagem como síntese geo-ambiental. As correntes sobre o estudo da paisagem. Cultura, arte e concepção da paisagem. A paisagem como produto do consumo turístico. Valorização e divulgação das paisagens.
URB015 Planejamento Interpretativo
Objetivos do planejamento interpretativo. O caráter participativo e multidisciplinar do planejamento interpretativo. Etapas de um plano interpretativo: registro do inventário, escolha dos meios de interpretação e desenho das atrações turísticas, gestão e marketing. A relação entre turistas e comunidade hospedeira. Preparação da comunidade para o turismo. Orientação e sensibilização do turista.
CAD034 Introdução à Administração 20181
CAD034 Introdução à Administração 20182
CAD034 Introdução à Administração 20201 ERE
CAD035 Administração e Instrumentos Gerenciais 20182
CAD035 Administração e Instrumentos Gerenciais 20201 ERE
CAD036 Planejamento Estratégico do Turismo 20182
COM094 Planejamento em Comunicação 20181
COM094 Planejamento em Comunicação 20182
COM094 Planejamento em Comunicação 20191
COM094 Planejamento em Comunicação 20201 ERE
Com094 Planejamento em Comunicação 20202 ERE
COM605 Comunicação e Cultura 20182
COM605 Comunicação e Cultura 20201 ERE
COM605 Comunicação e Cultura 20202 ERE
EFI037 Teoria do Lazer 20201 ERE
FIL028 Introdução à Filosofia: Ética 20181
GEL044 Geologia e Mineração no Potencial Turístico de MG 20182
GEL044 Geologia e Mineração no Potencial Turístico de MG 20201 ERE
GEL044 Geologia e Mineração no Potencial Turístico de MG 20202 ERE
GEL045 Geologia como Atrativo Turístico 20191
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Planos Municipais de Turismo 20191
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Análise Espacial e Geoprocessamento 20191
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Estudo da viagem 20191
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Psicologia Aplicada ao Turismo 20191
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Sabores e Saberes do Rural 20182
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Transportes Turísticos 20181
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Geografia do Brasil 20201 ERE
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Geografia do Brasil 2020 2 ERE
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Geografia Geral 20201 ERE
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Geografia Geral 20202 ERE
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Marcos Legais da Política de Turismo 2020 2 ERE
GEO055 Discussões Temáticas 20191GEO055 Discussões Temáticas 20191
GEO406 Introdução ao Estudo do Turismo 20182
GEO406 Introdução ao Estudo do Turismo 20191
GEO406 Introdução ao Estudo do Turismo 20201 ERE
GEO407 Teorias do Turismo 20182
GEO408 Planejamento Territorial do Turismo 20182
GEO409 Marketing de Serviços e Destinos Turísticos 20181
GEO409 Marketing de Serviços e Destinos Turísticos 2019/2
GEO413 Meios de Hospedagem, Hospitalidade e Turismo
GEO422 Geografia do Brasil 20182
GEO427 Turismo e Meio Ambiente 20182
GEO428 Sociologia do Turismo 20181
GEO428 Sociologia do Turismo 20182
GEO428 Sociologia do Turismo 20201 ERE
GEO429 Introdução à Pesquisa Científica 20182
GEO430 Métodos Quantitativos Aplicados ao Turismo 20181
GEO430 Métodos Quantitativos Aplicados ao Turismo 20201
GEO430 Métodos Quantitativos Aplicados ao Turismo 20202
GEO432 Monografia II 20201 ERE
GEO434 Economia do Turismo 20191
GEO444 Sociologia do Desvio e Turismo 20182
GEO448 Turismo, Cultura e Relações Internacionais 20201 ERE
GEO446 Tópicos em Planejamento do Turismo III: Literatura e Viagem
GEO681 Discussões Temáticas I: Pandemia e viagens o que podemos aprender com a COVID 19 20201 ERE
GEO682 Discussões Temáticas II: Imaginando outros mundos introdução ao bem viver 20201 ERE
GEO682 Discussões Temáticas II: Marcos legais da política de turismo Brasil e Minas Gerais 20201 ERE
GEO682 Discussões Temáticas II: Turismo e complexidade remota20201 ERE
GEO682 Discussões Temáticas II: Cultura, Turismo e Inovação para o Desenvolvimento 20202 ERE
GEO684 Discussões Temáticas IV: Governança municipal em turismo e a crise da Covid 19 20201 ERE
HIS185 Historia da Arte Brasileira 20182
HIS185 História da Arte Brasileira 20201 ERE
HIS229 Historia Econômica Geral e do Brasil 20182
HIS229 História Econômica Geral e do Brasil 20201 ERE
LEGA041 Inglês Técnico 20201 ERE
LEG041 Inglês Técnico 20202 ERE
LER027 Espanhol para Turismo 20201 ERE
LER027 Espanhol para Turismo 20202 ERE
PRJ039 Arquitetura sem Barreiras 20191
PRJ039 Arquitetura sem Barreiras 2020 2
SOA046 Abordagens Temáticas em Sociologia 20191
SOA048 Fundamentos de Analise Sociológica 20191
GEO026 Introdução ao Fenômeno Turístico
HIS229 História Econômica Geral e do Brasil
CAD034 Introdução à Administração
GEO028 Teoria Geral do Turismo
HIS185 História da Arte Brasileira
CAD035 Administração e Instrumentos Gerenciais
CRT007 Elementos de Cartografia
GEO029 Planejamento da Indústria do Turismo
COM094 Planejamento em Comunicação
GEO030 Fundamentos Mercadológicos do Turismo
CAD036 Planejamento Estratégico do Turismo
DCP022 Introdução ao Pensamento Clássico
GEL044 Geologia e Mineração no Potencial Turístico de Minas Gerais
GEL045 Geologia como Atrativo Turístico
GEO037 Interpretação Geo-ambiental
GEO038 Administração de Agências e Operadoras de Viagem
GEO039 Administração de Serviços de Hotelaria
GEO042 Produtos Turísticos: Concepção e Formatação
GEO044 Tendências do Turismo Contemporâneo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Economia do Turismo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Administração de Agências e Operadoras de Viagem
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Direito do Consumidor Aplicado ao Turismo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Etnopolítica, Etnoturismo e Socioambientalismo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Meios de hospedagem, Hospitalidade e Turismo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Roteiros Interpretativos
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Turismo e Cultura
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Sociologia do Desvio e Turismo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Gestão da Comunicação e Mídias Digitais
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Serviços de Hotelaria
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Empreendedorismo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Patrimônio Cultural como Recurso Turístico
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Transportes Turísticos
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Sociologia do Turismo
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Pesquisa, Turismo e Cinema
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Turismo, Cultura e Relações Internacionais
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Métodos e Técnicas para o Planejamento Turístico
GEO047 Tópicos em Planejamento do Turismo I: Métodos Quantitativos de Pesquisa Aplicados ao Turismo
GEO048 Tópicos em Planejamento do Turismo II: Agenciamento de Operação Turística
GEO048 Tópicos em Planejamento do Turismo II: Transportes Turísticos
GEO050 Turismo de Convenções, Feiras e Eventos
SOA049 Ação e Estrutura Social
informamos que, em consonância com o Ofício Circular 011/2020/PRORH/GAB/UFMG, as atividades administrativas de forma presencial da Secretaria dos Colegiados de Graduação do Instituto de Geociências estão suspensas, a partir de hoje, por tempo indeterminado. O Ofício em referência prevê a prestação de serviços de maneira remota, portanto, solicitamos que as demandas urgentes sejam encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Apresentação Biblioteca IGC
http://www.igc.ufmg.br/images/igc/biblioteca/Recep%C3%A7%C3%A3o_de_Calouros_-_ERE.mp4
Instruções para Requerimento de Trancamento Total - via Sistema de Graduação
Instruções para Requerimento de Trancamento Parcial - via Sistema de Graduação
Instruções para Requerimento de Desistência Formal - via Sistema de Graduação
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DE REOPÇÃO 2021
CURSO DE TURISMO
Considerando a documentação constante do(s) Processo(s) Administrativo(s) de Reopção encaminhado(s) ao Colegiado de Turismo e a conformidade do(s) requerimento(s) com as regras acadêmicas da UFMG, em especial a Resolução Complementar CEPE 01/2018, Resolução CEPE 14/2018 e Resolução 001/2019 do Colegiado de Turismo, foi apurado o seguinte resultado para ocupação das vagas remanescentes do 1° período letivo de 2021 do Curso de Turismo:
Nome |
Situação |
Classificação |
Helena Campos Miranda |
Classificada |
1 |
Total de candidatos classificados: 1
Atenção! Consulte, na página eletrônica do DRCA, as datas das próximas etapas do processo seletivo de reopção.
Conforme a Resolução nº 01/2002 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, o Colegiado do Curso de Graduação em Turismo possui a seguinte composição:
I – Coordenador;
II – Subcoordenador;
III – 08 (oito) docentes, representando os seguintes Departamentos:
a) 2 (dois) representantes do Departamento de Geografia;
b) 1 (um) representante dos Departamentos de Geologia ou de Cartografia;
c) 1 (um) representante dos Departamentos de Letras Anglo-Germânicas ou Letras Românicas;
d) 1 (um) representante dos Departamentos de Sociologia e Antropologia, de Comunicação Social, ou de História;
e) 1 (um) representante dos Departamentos de Ciências Econômicas ou de Ciências Administrativas;
f) 1 (um) docente representante dos Departamentos de Projetos ou de Urbanismo;
g) 1 (um) representante dos Departamento dos Departamentos de Biologia Geral, de Física, ou de Educação Física;
IV - Representação estudantil, na forma prevista no Estatuto e no Regimento Geral da UFMG.
*Total de representantes docentes: 10 (dez)
Coordenadora: Professora Fabiana Andrade Bernardes Almeida
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria dos Colegiados de Graduação
Sala: 218
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3409-5403
Horário de atendimento da Secretaria dos Colegiados de Gradução:
Atenção! Informamos que, em consonância com o Ofício Circular N° 11 de 2020, as atividades administrativas de forma presencial estão suspensas em função do avanço da pandemia do coronavírus. Sendo assim, informamos que o Colegiado do Curso de Turismo e a Secretaria dos Colegiados de Graduação continuarão a exercer as suas atividades de forma remota. O estudante que precisar acionar o Colegiado para o atendimento de seus demandas, deverá encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
FORMULÁRIO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
O estudante deve protocolar seu pedido com os seguintes documentos:
1) Requerimento devidamente preenchido. Para cada disciplina que se pretenda dispensar deve ser preenchido um Requerimento.
2) Histórico constando as disciplinas já cursadas. Para cada Requerimento anexar uma cópia do Histórico. O estudante deve sempre apresentar o Histórico da Instituição onde a disciplina foi efetivamente cursada. Exemplo: o aluno cursou a disciplina Climatologia na USP e foi aprovado. Ao mudar para a PUC solicitou dispensa e a PUC aceitou. Caso o aluno venha para a UFMG e queira solicitar a dispensa dessa mesma disciplina, deverá apresentar o Histórico Escolar da USP e o Programa da Disciplina também da USP, já que foi nesta Instituição é que a disciplina foi efetivamente cursada.
3) Programa das disciplinas cursadas (não serve apenas a Ementa). Tratando-se de disciplina cursada no IGC não é necessário anexar o Programa de Estudos.
Nos termos das Normas Gerais de Graduação, aprovadas pela Resolução Complementar CEPE nº 1/2018, de 20/02/2018:
Art. 10. Atividades acadêmicas curriculares poderão ser dispensadas mediante:
I - aproveitamento de estudos, situação em que o estudante cumpre, em outra instituição de ensino superior, programação de atividades compatíveis com a descrição da atividade acadêmica curricular;
O estudante dispensado de atividade acadêmica curricular mediante aproveitamento de estudos terá registrada em seu histórico escolar apenas a referida dispensa, sem a indicação de nota. (NGG, art. 12, § 2º).
Art.85 § 1º Nos casos em que o estudante obtiver a integralização de atividades acadêmicas curriculares por aproveitamento de estudos decorrente de atividades realizadas antes de seu ingresso no curso, inclusive no caso de reingresso no mesmo curso, o tempo máximo de integralização atribuído ao estudante será recalculado de acordo com a fórmula:
TMIR=TMI X TCR - TCRD/TCR
§ 2º Os elementos da fórmula referida no § 1º traduzem-se em:
I - TMI: tempo máximo de integralização do percurso curricular;
II - TCRD: total de créditos dispensados por aproveitamento de estudos realizados antes do ingresso no curso;
III - TCR: total de créditos mínimo para integralização do percurso; e
IV - TMIR: tempo máximo de integralização recalculado que, se resultar em número fracionário, deverá ser arredondado para o número inteiro superior mais próximo.
Dos Requisitos para Concessão
De acordo com a Resolução N°06/2019, de 11 de junho de 2019
Art. 2o A concessão de aproveitamento de estudos realizados em outras instituições de ensino superior, nacionais ou internacionais, antes do ingresso do estudante no curso ou na estrutura formativa de tronco comum da UFMG, dar-se-á mediante o atendimento aos seguintes critérios:
I - protocolizar o requerimento de aproveitamento de estudos, no máximo, até o segundo período letivo de vínculo do estudante no curso ou na estrutura formativa de tronco comum da UFMG;
II - haver correspondência entre a(s) atividade(s) cursada(s) em outra instituição de ensino superior e a atividade acadêmica curricular constante do percurso curricular a que se vincula o(a) requerente e para a qual se solicita o aproveitamento;
III - ter concluído a atividade antes da data de ingresso do(a) requerente no curso ou estrutura formativa de tronco comum da UFMG;
IV - não ter sido o(a) requerente reprovado(a) na atividade acadêmica curricular ofertada pela UFMG para a qual requer aproveitamento de estudos.
Art. 6o A dispensa de realização de atividades acadêmicas curriculares mediante aproveitamento de estudos, nos termos desta Resolução, não poderá ultrapassar 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do percurso de vinculação do estudante à UFMG.
FORMULÁRIO DE APROVEITAMENTO DE CRÉDITO ATIVIDADE CIENTÍFICO-CULTURAL
RESOLUÇÃO 001/2017
Dispõe sobre as diretrizes para obtenção de créditos em atividades acadêmicas científico-culturais – AACC, também denominadas de Atividades Complementares, pelo (a) estudante do Curso De Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais.
O Colegiado do Curso de Graduação em Turismo no uso de suas atribuições regimentais, considerando o art. 25º do Regimento Geral da Universidade Federal de Minas, e atendendo às orientações da Resolução Complementar CEPE nº01/90 da UFMG, resolve:
Art. 1º Reconhecer e computar, para fins de integralização da carga horária, as atividades acadêmicas científicas-culturais (AACC), de natureza optativa para o curso de Bacharelado em Turismo.
§ 1º São atividades acadêmicas científico-culturais:
I- Programas e projetos de pesquisa, ensino (monitoria) e extensão
II- Participação em eventos científicos e/ou culturais
III- Vivência profissional complementar por meio da realização de estágio profissional não obrigatório em organizações do setor turístico ou áreas afins.
IV - revogado
V- Atividades acadêmicas à distância ofertadas por instituições de ensino superior
VI- Aprendizagem complementar em instituições conveniadas
VII- Experiências pessoais programadas (viagens de estudo)
VIII- Publicações de artigos em periódicos científicos
§ 2º A integralização em AACC será de, no máximo, 16 créditos, conforme especificidades e critérios definidos por esta resolução.
Art. 2º A condição básica para que estas atividades possam ser aproveitadas para fins de integralização de crédito é a aprovação das mesmas pela Coordenação do Colegiado do Curso de Turismo. Para que o estudante obtenha o aproveitamento de tais atividades para o referido fim é necessário que ele formalize o pedido junto a Secretaria do Colegiado do Curso através do preenchimento de um formulário específico a este objetivo.
Art. 3º Atividades de iniciação à pesquisa, ensino e extensão poderão contabilizar, em seu conjunto, o limite máximo de 12 créditos, com base nas seguintes modalidades:
I – Iniciação à pesquisa I: projetos de Iniciação Científica (com ou sem bolsa) – 6 (seis) meses de atividades em um mesmo projeto, com dedicação semanal de 20 (vinte) horas para o estudante, dará direito a integralização de 04 (quatro) créditos;
II – Iniciação à pesquisa II: projetos de Iniciação Científica (com ou sem bolsa) – 12 (doze) meses de atividades em um mesmo projeto, com dedicação semanal de 20 (vinte) horas para o estudante, dará direito a integralização de 08 (oito) créditos;
III – Iniciação à docência (monitoria com ou sem bolsa) - 6 (seis) meses de exercício em atividades de monitoria em uma mesma disciplina, dará direito a integralização de 04 (quatro) créditos;
IV – Projeto de extensão I – Projeto de extensão esporádico, com no mínimo de 15 horas de dedicação do aluno dará direito à integralização de 1 crédito. Neste caso, poderá haver o acúmulo de diferentes projetos de extensão para se alcançar 15 horas de participação;
V- Projeto de extensão II - Projeto de extensão esporádico, com no mínimo de 30 horas de dedicação do aluno dará direito à integralização de 2 créditos. Neste caso, poderá haver o acúmulo de diferentes projetos de extensão para se alcançar 30 horas de participação.
VI – Projeto de extensão III: Projeto de extensão esporádico, com no mínimo de 45 horas de dedicação do aluno dará direito à integralização de 3 créditos. Neste caso, poderá haver o acúmulo de diferentes projetos de extensão para se alcançar 45 horas de participação.
VII – Projeto de extensão IV: Projeto de extensão contínuo com 6 (seis) meses de atividades em um mesmo projeto, com dedicação semanal de 20 (vinte) horas para o estudante dará direito à integralização de 4 créditos. Neste caso a participação é permitida em um único projeto constante no SIEX.
VIII - Extensão III: Projeto de extensão contínuo com 12 (doze) meses de atividades em um mesmo projeto, com dedicação semanal de 20 (vinte) horas para o estudante, dará direito a integralização de 08 (oito) créditos. Neste caso a participação é permitida em um único projeto constante no SIEX.
Parágrafo único: Como requisitos para obtenção dos créditos nas atividades de pesquisa, ensino e extensão são exigidos:
I - Apresentação da cópia do projeto, contendo o detalhamento do plano de trabalho e o cronograma de atividades, devidamente aprovado e assinado pelo professor orientador;
II - Ao final do projeto, o aluno deverá apresentar o relatório com as atividades realizadas e resultados alcançados, avaliado pelo professor orientador, e entregue ao colegiado com uma nota superior a 60 (sessenta pontos).
Art. 4º - Participação em eventos diretamente relacionados às atividades acadêmicas e profissionais da área de Turismo poderão contabilizar, em seu conjunto, o limite máximo de 4 créditos, com base nas seguintes modalidades:
I- Participação em eventos I (ouvinte): A participação do aluno como ouvinte em um evento de no mínimo 15 horas, dará direito a integralizar 1 (um) crédito.
II- Participação em eventos II (ouvinte): A participação do aluno como ouvinte em um evento de no mínimo de 30 horas, dará direito a 2 (dois) créditos.
III- Organização de eventos: A participação do aluno no planejamento e organização de evento com no mínimo 15 horas, dará direito a integralizar 2 (dois) créditos.
IV- Apresentação de trabalho em evento científico: A apresentação de trabalho em evento integralizará 2 (dois) créditos, independente da duração do evento.
§ 1º Para ter acesso aos créditos, o aluno deverá apresentar a cópia do formulário de inscrição, cópia do trabalho a ser apresentado (este último se for o caso) e cópia do certificado e/ou documento que comprove sua participação no evento.
§ 2º É permitido acumular horas como ouvinte em diferentes eventos, num total máximo de 30 horas, ou 2 (dois) créditos.
§ 3º A participação dos estudantes na Semana do Turismo da UFMG (evento científico anual realizado pelo Colegiado de Turismo em parceria com a Território Empresa Júnior) somente integralizará créditos como ouvinte se o aluno comprovar presença em, pelo menos, 80% das palestras, uma vez que os professores costumam liberar os alunos das aulas para participar deste evento.
Art. 5º A integralização de créditos poderá ser obtida por meio da realização de estágio não obrigatório a partir da atividade complementar denominada “Vivência profissional complementar”, considerando-se o limite máximo de 4 (quatro) créditos.
§ 1º Serão atribuídos créditos a atividades de estágio não obrigatório, às quais o aluno tenha se dedicado pelo período mínimo de 6 (seis) meses e com jornada mínima de 20 horas semanais. A atividade, mesmo que superior ao período e jornada mínimos, credenciará o aluno à obtenção de 4 (quatro) créditos, que será oferecido uma única vez.
§ 2º Deverão ser cumpridos os seguintes requisitos para validação de créditos em Vivência Profissional Complementar:
I- Celebração de convênio entre a instituição contratante junto à UFMG;
II- Apresentação do termo de compromisso entre a instituição contratante, a Universidade e o estudante, com anuência do orientador acadêmico do aluno (docente da UFMG) e supervisor de estágio designado pela contratante;
III- Apresentação do plano de trabalho;
IV- apresentação posterior, pela instituição onde ocorreu a atividade, de relatório de avaliação de desempenho do estudante;
V- Apresentação de relatório elaborado pelo aluno das atividades desenvolvidas durante o estágio, avaliado pelo professor orientador, e entregue ao colegiado com uma nota superior a 60 (sessenta pontos).
§ 3º Recomenda-se que o estudante solicite este tipo de aproveitamento de créditos a partir do 6° período, uma vez que, antes dessa fase do curso será necessário que se dedique, de forma profícua, a intensiva carga horária de atividades obrigatórias do curso. Ao Coordenador do Colegiado cabe avaliar o pedido realizado por cada estudante considerando esta recomendação.
Art. 7º Atividades acadêmicas à distância ofertadas por instituições de ensino superior desde que seja em áreas afins relacionadas ao curso poderão integralizar o limite máximo 4 créditos.
§ 1º Dependendo da duração da atividade, serão atribuídos no máximo 4 (créditos) em atividades acadêmicas à distância (I, II, III e IV), sendo que cada 15 horas de atividade correspondem a 1 crédito.
§ 2º Deverão ser cumpridos os seguintes requisitos para validação de créditos em Atividades Acadêmicas à Distância:
I- Apresentação junto ao Colegiado da proposta de ensino à distância, contendo tema, justificativa, cronograma, carga horária, instituição responsável, indicação de professor tutor do curso de Turismo da UFMG e forma de avaliação.
II- Apresentação do documento que comprove a participação (carga horária) e aprovação (conceito ou nota) do estudante na atividade;
III- Indicação pelo Colegiado do número de créditos da atividade realizada e aprovação do professor tutor responsável pelo acompanhamento e avaliação final do aluno.
Art. 8º Aprendizagem complementar em instituições conveniadas poderá integralizar o limite máximo 8 créditos.
§ 1º Serão atribuídos no máximo 8 (oito) créditos a cursos na área de turismo ou afins (de acordo com aprovação do coordenador do Colegiado do Curso de Turismo), frequentados com êxito em instituições de ensino públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, conveniadas com o Curso e/ou a critério do Colegiado, tendo cursado no mínimo 15 horas (equivalente a 1 crédito).
§ 2º Deverão ser cumpridos os seguintes requisitos para validação de créditos em Aprendizagem complementar:
I- Apresentação da proposta, incluindo conteúdo programático do curso, bem como caracterização da instituição responsável e justificativa com aval do professor orientador/tutor;
II- Documento que comprove participação (certificado e histórico) e aprovação na aprendizagem realizada;
III- Apresentação de relatório final, avaliado e aprovado pelo professor tutor responsável pelo acompanhamento e avaliação final do aluno.
Art. 9º Experiências pessoais programadas poderão integralizar o limite máximo 2 créditos.
§ 1º Serão atribuídos no máximo 2 (dois) créditos a viagens de estudo, de no mínimo 15 horas (equivalente a 1 crédito), que resultem em relatório circunstanciado, sob os seguintes requisitos:
I- Apresentação prévia para aprovação do Colegiado do projeto de viagem, incluindo roteiro, justificativa técnica e professor tutor;
II- Apresentação de relatório final, avaliado e aprovado pelo professor tutor responsável pelo acompanhamento e avaliação final do aluno.
Art. 10º A publicação de artigos completos em periódicos científicos poderá integralizar o limite máximo de 1 crédito, mediante apresentação da cópia do trabalho publicado ou da carta de aceite do periódico.
Art. 11º As atividades complementares que forem aprovadas pelo Colegiado para fins de integralização de créditos serão computadas dentro da carga horária de disciplinas optativas dos discentes do Curso.
Art. 12º - Todas as atividades precisam ter como orientador um professor responsável pela orientação do aluno e avaliação dos resultados finais gerados a partir da atividade curricular complementar. As atividades têm caráter facultativo e as solicitações de aproveitamento poderão ser formalizadas ao longo de todo o curso de graduação.
Art. 13º Os casos omissos serão examinados e resolvidos pelo Colegiado do Curso de Graduação em Turismo.
Art. 14º Revogadas as disposições em contrário, essa Resolução entra em vigor a partir da data de sua aprovação pelo Colegiado do Curso de Turismo.
Aluno da UFMG
-Escolher a Instituição de Ensino Superior/IFES de destino entre as conveniadas.
-Verificar documentação exigida pela Instituição de Ensino Superior/IFES de destino.
-Verificar prazo de envio da documentação de pedido de mobilidade, estabelecido pela IFES de destino.
-Reunir a documentação exigida e entregar antes do prazo limite estabelecido pela Instituição de destino
O aluno poderá solicitar pedido de mobilidade para no máximo 2 (duas) IFES diferentes. Caso seja aceito nas duas, deverá escolher somente uma.
Caso o aluno se interesse em participar do processo seletivo para Bolsa de mobilidade - deve ficar atento à publicação do Edital de Bolsas na página eletrônica da PROGRAD. O aluno não pode esperar ser publicado este Edital para solicitar a mobilidade, porque neste caso perde o prazo da Instituição de destino para receber processo. Primeiro o aluno deve solicitar a participação no Programa de Mobilidade Acadêmica, e somente após a publicação do Edital de bolsas é que o estudante entrega e/ou envia o requerimento de participação no processo seletivo para o Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica.
Caso tenha sido aceito, observar as datas da Instituição de destino e os documentos necessários para efetivar sua matrícula.
Pegar as ementas assinadas e carimbadas, no momento em que estiver cursando as disciplinas na IFES onde estiver realizando a Mobilidade.
Nos termos das Normas Gerais de Graduação, aprovadas pela Resolução Complementar CEPE nº 01/2018, de 20/02/2018:
Art.11
§ 4º A critério da Câmara Departamental ou da estrutura equivalente, o estudante que tiver sido reprovado com nota maior ou igual a 40 (quarenta) mas obtido assiduidade suficiente poderá ser dispensado da aferição da assiduidade no período letivo subsequente em que a atividade for ofertada.
Prazos e procedimentos para gestão da ocorrência curricular de aproveitamento de assiduidade:
i)requerimento online do aproveitamento de assiduidade pelo estudante, até um dia antes do início da matrícula online (1a fase), e registro automático da respectiva ocorrência curricular no caso de deferimento da matrícula na correspondente atividade acadêmica curricular;
ii)lançamento manual da ocorrência curricular de aproveitamento de assiduidade, pelos Colegiados ou Seções de Ensino, no caso de requerimentos realizados de forma presencial, no período que se estende da data de efetivação da matrícula online (1a fase) até a data-limite que permite alterações na matrícula no SiGA, e aprovados pelo Colegiado.
Substituição do tratamento especial pelo aproveitamento de assiduidade:
As novas NGG não preveem a concessão de tratamento especial, por meio do qual, era possível alterar a nota obtida pelo estudante no período letivo anterior por meio de uma média ponderada entre tal nota e a nova nota obtida pelo estudante pela realização das atividades avaliativas aplicadas na oferta do período letivo subsequente. O aproveitamento de assiduidade substitui o tratamento especial. O aproveitamento de assiduidade não altera a nota da atividade acadêmica curricular no período letivo anterior, mas somente dispensa a aferição de assiduidade na matrícula da mesma atividade no período letivo subsequente e registra em tal período letivo a nota obtida ao longo do mesmo, qual seja.
Manual de Aproveitamento de Assiduidade
Situação funcional: Professor Titular
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-4449
Sala: 2025
Graduado em Géographie Physique - Université de Strasbourg (1976), mestre em Géographie Physique - Université de Strasbourg (1977) e doutor em Géographie Physique - Université de Strasbourg (1981). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Minas Gerais, turismo, desenvolvimento sustentável, neotectônica e morfoneotectonica.
Para acessar o Currículo Lattes , clique aqui.
Situação funcional: Professora Assistente
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6329
Sala: 325
Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de gestão mercadológica do turismo. Mestre em Administração pela FEAD Minas (2004), especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo Unicentro Newton Paiva (2001), graduada em Turismo pelas - Faculdades Integradas Newton Paiva (1992). Coordenadora do CENEX/ UFMG (centro de extensão). Interesse em pesquisas e extensão sobre desenvolvimento regional do turismo, marketing turístico e produtos turísticos.
Para acessar o Curriculo Lattes, clique aqui.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3409-5437
Sala: 320
Formação: Graduada em Turismo pela UFMG, especialista em Gestão Estratégica e Mercadológica e mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFMG (FACE) e doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ÁREAS DE ATUAÇÃO: inovação em turismo, comunicação integrada de marketing, mídias sociais, marketing de destinos e metodologias de pesquisa.
PRINCIPAIS DISCIPLINAS QUE MINISTRA: Fundamentos mercadológicos do turismo, Inovação em Turismo, Métodos quantitativos de pesquisa aplicados ao turismo
Para acessar o Curricula Lattes, clique aqui.
FORMAÇÃO: Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Especialista em Geoprocessamento (UFMG, 2006), Mestre em Geografia - Análise Ambiental (UFMG, 2009) e Doutor em Ecologia - Conservação e Manejo da Vida Silvestre (UFMG, 2013).
EMAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SITE: https://www.diegomacedo.pro.br/
TELEFONE: 3409-5493 Sala 326
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Recursos Hídricos, Ecologia da Paisagem, Biomonitoramento de Qualidade d'Água, Sistemas Informativos Geográficos, Estatística Espacial
PRINCIPAIS DISCIPLINAS QUE MINISTRA: Análise espacial em Geoprocessamento, Métodos Quantitativos.
Situação funcional: Professor Adjunto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-5495
Sala: 3058
Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha, e pela Universidade de Caxias do Sul. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da UFMG, pesquisadora do CEDEPLAR/UFMG e colaboradora no grupo de pesquisa "Economia da Cultura" do CNPq. Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, economia regional e urbana, viabilidade econômica de projetos, economia do meio ambiente.
Para acessar o Curriculo Lattes, clique aqui.
Situação funcional: Professor Assistente
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6237
Sala: 2046
Graduação em Turismo (2001). Mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Doutoranda em Geografia, com ênfase em Organização do Espaço, pelo IGC-UFMG. Professora do Curso de Turismo e do Departamento de Geografia da UFMG. Atua no ensino, pesquisa e extensão com temas relacionados às linhas: Epistemologia das Viagens; Turismo, Espaço e Cultura; Natureza, Território e Sociedade e Turismo Comunitário.
Para acessar o currículo Lattes, clique aqui.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6237
Sala: 2046
FORMAÇÃO: Doutor em Sociologia (UFMG /2012), Doutorado Sanduíche na Universidade de Lille 1 (França / 2010).
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Sociologia do Turismo, Sociologia do Desvio / Violência, Sociologia Urbana.
PRINCIPAIS DISCIPLINAS QUE MINISTRA: Sociologia do Turismo, Sociologia do Desvio e Turismo.
Para acessar o currículo Lattes, clique aqui.
Situação funcional: Professor Assistente
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-5409
Sala: 323
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Especialista em Planejamento do Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UFMG (2003). Bacharel em Turismo pelo Unicentro Newton Paiva (2001). Atualmente é professora concursada (Assistente II) do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais e leciona as disciplinas: Planejamento Turístico, Gastronomia e Turismo, Turismo de Eventos e Turismo e Meios de Hospedagem. Atua junto as seguintes linhas de pesquisa e extensão: 1. Turismo e Inclusão, 2. Turismo e Desenvolvimento Territorial, 3. Turismo, Gastronomia e Culinária e 4. Turismo e Educação.
Para acessar o Currículo Lattes, clique aqui.
Situação funcional: Professor Adjunto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3409-6237
Sala: 2046
Graduada em turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2001), especialista em turismo e desenvolvimento sustentável (2002), mestre em geografia (2005) e doutora em geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia / Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de turismo atuando principalmente nos seguintes temas: turismo e planejamento territorial; paisagem, natureza e cultura com ênfase no contexto geográfico e histórico da terra dos diamantes, no planalto de Diamantina, MG. Desde junho de 2014 passou a atuar como diretora do Instituto Casa da Glória, órgão complementar vinculado ao Instituto de Geociências da UFMG, em Diamantina.
Para acessar o Currículo Lattes, clique aqui.
Quando bem planejado, o turismo se torna um espaço de atividade econômica dotado de razoável contribuição à sustentabilidade do desenvolvimento, uma vez que, além de movimentar mais de 54 setores econômicos, participando da efetivação do binômio "geração de emprego e renda", ele inclui, em seus princípios básicos, o respeito ao meio ambiente, a preservação do patrimônio natural e cultural e a promoção das comunidades locais e minorias etnosociais. Neste sentido, este curso convida o estudante a navegar em uma abordagem territorial do Turismo que, ao ser alicerçada nas relações Espaço-Tempo-Sociedade, considera a diversidade de interesses e atores sociais, bem como os conflitos e/ou solidariedades que moldam os territórios, no processo de construção de metodologias de planejamento e gestão do turismo enquanto possíveis vetores de desenvolvimento para os municípios e regiões. Deste modo, também, as potencialidades turísticas, emolduradas pelos valores naturais e culturais dos territórios, se revelam em todas as escalas e as oportunidades de inserção profissional no setor ficam mais evidentes para todos.
Curiosidade em conhecer novos lugares, culturas e costumes diferentes. Essas são características fundamentais para quem deseja fazer Turismo. Mas para seguir a carreira de turismólogo é necessário também ter espírito empreendedor e disposição para criação de alternativas de desenvolvimento inovadoras. Isso porque o profissional dessa área pode até trabalhar na organização de viagens, mas atua, principalmente, no planejamento e gestão de empresas e desenvolvimento de comunidades, a partir de conhecimentos e atividades relacionadas ao turismo.
Na UFMG, o curso de Turismo funciona no Instituto de Geociências, tem duração de 4 anos e ofertou sua primeira turma em 2002. Por ano, ingressam 60 estudantes, 30 por semestre. As aulas acontecem no período diurno. Logo no início do curso os alunos têm contato com a área, além de disciplinas introdutórias como sociologia, política, economia e administração.
O turismólogo pode atuar tanto no setor privado, na área empresarial, como no setor público. Quem faz a primeira opção pode trabalhar com consultoria ou também na concepção, administração e gestão de empresas do ramo. No setor público, esse profissional pode fazer a elaboração de planos de desenvolvimento turístico em escala municipal estadual e nacional.
O campo de atuação do bacharel em turismo é vasto e em franca expansão, sobretudo num país dotado de oferta ampla e diversificada de recursos turísticos, como é o Brasil. As competências deste profissional permitem a atuação em setores empresariais e públicos dos mais diversificados: entidades e organismos de turismo de âmbito municipal, estadual e federal; instituições e centros de ensino, empresas de consultoria, meios de hospedagem; agências e operadoras de viagens; eventos; espaços culturais; entre outros.
Neles pode elaborar e desenvolver inventários de potencialidades turísticas, planos de desenvolvimento turístico, estudos de viabilidade de empreendimentos e projetos; avaliar seus impactos; estabelecer normas e critérios de categorização; planejar e ministrar cursos e programas de treinamento; contribuir à formatação de produtos e campanhas de marketing; interpretar globalmente informações interdisciplinares relativas ao potencial turístico e desenvolver estudos e pesquisas básicas e aplicadas.
Percurso Curricular:
Bacharelado/Formação Livre
Turno: Diurno (Manhã e Tarde)
Número de vagas: 60 (30 por semestre)
Tempo padrão para conclusão do curso: 8 semestres
Semestre de entrada: 1º e 2º semestre
Informações sobre como ingressar em: https://ufmg.br/cursos/formas-de-ingresso/ingresso-em-graduacao
Quando bem planejado, o turismo se torna um espaço de atividade econômica dotado de razoável contribuição à sustentabilidade do desenvolvimento, uma vez que, além de movimentar mais de 54 setores econômicos, participando da efetivação do binômio "geração de emprego e renda", ele inclui, em seus princípios básicos, o respeito ao meio ambiente, a preservação do patrimônio natural e cultural e a promoção das comunidades locais e minorias etnosociais. Neste sentido, este curso convida o estudante a navegar em uma abordagem territorial do Turismo que, ao ser alicerçada nas relações Espaço-Tempo-Sociedade, considera a diversidade de interesses e atores sociais, bem como os conflitos e/ou solidariedades que moldam os territórios, no processo de construção de metodologias de planejamento e gestão do turismo enquanto possíveis vetores de desenvolvimento para os municípios e regiões. Deste modo, também, as potencialidades turísticas, emolduradas pelos valores naturais e culturais dos territórios, se revelam em todas as escalas e as oportunidades de inserção profissional no setor ficam mais evidentes para todos.
IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito