Nossa Missão

O Instituto de Geociências tem por finalidades precípuas a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos em Ciências da Terra por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, compreendidos de forma indissociada e integrados na educação e na formação técnico-profissional dos cidadãos, bem como na difusão da cultura e na criação filosófica e tecnológica.

O IGC abriga quatro cursos de Graduação:

1. Os cursos de Geografia, oferecidos nas modalidades bacharelado (diurno) e licenciatura (diurno, noturno e a distância);
  2. O curso de Geologia, ofertado na modalidade bacharelado, no diurno;
  3. O curso de Turismo, na modalidade bacharelado, no diurno.

O Instituto abriga ainda três Programas de Pós-Graduação:

1. Geografia, com duas áreas de concentração: Análise Ambiental e Organização do Espaço, com mestrado e doutorado e um curso de especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável;
  2. Geologia, também com duas áreas de concentração: Geologia Regional e Geologia Econômica e Aplicada, com mestrado e doutorado;
  3. Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, com mestrado e um curso de especialização em Geoprocessamento.
  4. Cabe ainda ao Instituto de Geociências, como uma unidade do sistema básico da UFMG, oferecer disciplinas, atinentes ao campo de estudo das geociências, a diversos cursos da Universidade: Ciências Biológicas, Química, Arquitetura e Urbanismo, Aquacultura, Ciências Sociais, Ciências Sócio-Ambientais, e engenharias Civil, Ambiental, de Minas e Metalúrgica.