PROPOSTA DE ROTEIRO DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS – TRAJETO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE OURO PRETO E MARIANA/MG – O PATRIMÔNIO GEOLÓGICO LOCAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EMPREENDEDORA

Gisele Barbosa dos Santos, Paulo de Tarso Amorim Castro

Resumo


Este trabalho apresenta uma síntese bibliográfica entre práticas didáticas empreendedoras, o ensino das geociências à luz dosParâmetros Curriculares Nacionais, a importância dos trabalhos de campo e o ensino de Geologia no conteúdo de Geografia e Ciências noensino fundamental e médio. E apresenta uma proposta de roteiro de campo como uma ferramenta didática empreendedora capaz decomplementar o ensino de geociências, apontando possibilidades de valorização do patrimônio geológico dos municípios de Ouro Preto e Mariana, localizados na unidade geotectônica do Quadrilátero Ferrífero, que sejam capazes de despertar bases cognitivas ao aprendizadode geociências, baseadas em informações geológicas e geomorfológicas. A metodologia utilizou, primeiramente, levantamentobibliográfico sobre as balizas educacionais do ensino de geociências, da geologia regional e local, seguido de um trabalho de campo, paralevantamento e georreferenciamento de pontos de afloramentos rochosos interessantes para a discussão de assuntos pertinentes àsdisciplinas de geociências nos ensinos fundamental e médio. Esta proposta pode ser considerada de caráter desafiador, pois visoudespertar a atenção dos professores e aguçar iniciativas de planejarem e elaborarem seus próprios trajetos e trabalhos de campo, a fim detornarem suas aulas mais interessantes aos olhos dos alunos que vivenciam o espaço natural. Transformando conhecimento empossibilidades e possibilidades em cidadania e desenvolvimento social, cultural e econômico, que são premissas básicas para educaçãobalizada em preceitos empreendedores e de geoconservação.

Palavras-chave: Patrimônio Geológico, Trabalho de Campo, Educação Empreendedora, Geociências, Desenvolvimento Local

 

ABSTRACT

ROADMAP PROPOSAL FOR GEOSCIENCES EDUCATION - ROUTE BETWEEN THE TOWNS OF OURO PRETO AND MARIANA / MG -THE LOCAL GEOLOGICAL HERITAGE AS AN ENTREPRENEURIAL TEACHING TOOL. This work presents a literature review about theentrepreneurial teaching practices, the teaching of geosciences in the light of the National Curriculum, the importance of fieldwork and theteaching of Geology within the disciplines of Geography and Science in middle and high schools. It also presents a strategic roadmap as anentrepreneurial teaching tool able to complement the teaching of geosciences, pointing out possibilities for the geological heritageenhancement in the towns of Ouro Preto and Mariana, located in the Quadrilátero Ferrífero geotectonic unit, which will be able to wakengeosciences education cognitive bases, based on geological and geomorphological information. The methodology consisted first of aliterature review about the geosciences educational purposes, and the regional and local geology, followed by a fieldwork aimed at thesurveying and georeferencing of rocky outcrop points, which are interesting to the discussion of relevant matters for the disciplines ofgeosciences in secondary education. This proposal can be considered challenging as it aimed to awaken the attention of teachers andsharpen their initiatives to plan and develop their own routes and fieldwork in order to make their classes more interesting for the studentswho experience the natural environment. Thus, it has transformed knowledge into opportunities, and possibilities into citizenship and intoeconomic, cultural, and social development, which are the basic premises to a guided education in entrepreneurial and geoconservationprecepts.Keywords: Geological Heritage, Field Work, Entrepreneurial Education, Geosciences, Local Development


Palavras-chave


Patrimônio Geológico, Trabalho de Campo, Educação Empreendedora, Geociências, Desenvolvimento Local

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DOI: http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v21i2.279

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