Cadastro de Usuários e Circulação de Materiais (Empréstimo/Devolução)

Cadastro do usuário do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Para realizar o cadastro o usuário deverá efetuar o treinamento on-line ofertado pela Biblioteca Universitária (BU).

Para inscrever-se no curso é necessário acessar o endereço do treinamento que o aluno será incluído, automaticamente, na turma do Moodle UFMG. O acesso é realizado com login e senha do MinhaUFMG.

Ao final do treinamento obrigatório, o aluno deve entrar em contato com a Biblioteca do IGC (biblioteca@igc.ufmg.br), solicitando o cadastramento e apresentando também o certificado de conclusão do curso da BU.

O cadastro definitivo será encaminhado para o e-mail do usuário em um prazo de até 02 dias úteis.

Cadastro para professores (substitutos e visitantes) e pesquisadores

Por se tratar de um vínculo não efetivo, deverá ser encaminhada uma declaração do respectivo Departamento com os seguintes dados para a Biblioteca do IGC (biblioteca@igc.ufmg.br):

• nome completo
  • vigência do contrato
  • orientador responsável

Circulação de Materiais (empréstimo, devolução, taxas, renovação, reserva etc.)

Observação:

Consulta local

• Consulta ao acervo de livros, atlas, periódicos, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de especialização, anais, fotos aéreas, globos, mapas na própria Biblioteca.

Empréstimo domiciliar

• O serviço de empréstimo domiciliar é de uso exclusivo dos usuários cadastrados em qualquer Biblioteca da UFMG. Para tanto é exigida a apresentação da carteira de usuário do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Prazos de empréstimo:

O prazo e a quantidade de material a ser emprestado variam mediante a categoria de usuário:

– Alunos de graduação e funcionários técnico-administrativos

• 05 Obras
  • Livros, mapas, folhetos, anais, teses/dissertações, monografias de especialização, trabalhos de final de curso: 14 dias

– Alunos de pós-graduação e docentes

• 07 Obras
  • Livros, mapas, folhetos, anais, teses/dissertações, monografias de especialização, trabalhos de final de curso: 28 dias

– Todos as categorias

• Periódicos: 03 dias para todos usuários
  • Materiais especiais (CD-ROM, DVD, fitas de vídeo): 02 dias para todos usuários
  • Atlas, globo e obras de referência: 04 horas

Multa: R$1,00 por dia/obra para Empréstimo Domiciliar e R$1,00 por hora para obras em Empréstimo Especial.

Empréstimo especial e overnight

• Empréstimo especial por 4 horas de obras de reserva de professor, exemplares únicos ou muito consultados.
  • Overnight: empréstimo no período noturno de obras de reserva de professor, exemplares únicos ou muito consultados. Pode ser requerido a partir das 18:00 horas e, impreterivelmente, devolvido até as 09:00 horas do dia útil seguinte.
  • Multa: R$1,00 por hora de atraso para cada obra.

Procedimentos para o pagamento de multas e carteiras do SB/UFMG

• A devolução de material após o prazo previsto implica em pagamento de multa, calculada por dia/obra em atraso.
  • O pagamento de multa devida à Biblioteca “Vitória Pedersoli” é realizado somente por depósito em Guia de Recolhimento da União (GRU) através do Banco do Brasil. Para tanto, o usuário deverá primeiramente devolver a obra em atraso no Setor de Circulação de Materiais da Biblioteca do IGC para receber um formulário contendo o valor da multa para o pagamento.
  • Para confecção da carteira de usuário do SB/UFMG é necessário o pagamento da taxa de R$1,00 (primeira via) e R$5,00 (segunda via). No momento do cadastro o usuário receberá um formulário com os dados para a transferência bancária.

Renovação

• O usuário poderá renovar a obra que se encontra em seu poder, desde que ela não esteja reservada.
  • O prazo da renovação é efetuado pelo mesmo período de empréstimo que a categoria do usuário permite. A obra em questão não pode estar reservada ou com data de devolução vencida. Não é permitido renovar obras em caso de pendências como obras em atraso ou débito a saldar com qualquer Biblioteca do SB/UFMG.
  • A renovação é acessada via WebPergamum e efetivada por até 10 (dez) vezes. Após esse limite será necessária a devolução da obra para realização de um novo empréstimo.

Reserva

• As reservas deverão ser efetuadas pelo próprio usuário.
  • Serão atendidas em rigorosa ordem de chegada de solicitação. A obra reservada ficará disponível por 24 horas, a contar do horário de sua devolução na biblioteca.