
O Instituto de Geociências (IGC) surgiu em 1968, a partir do desmembramento da Faculdade de Filosofia, que antes abrigava vários cursos na Rua Carangola, Centro de Belo Horizonte. Com a criação do IGC, foi também criada a Biblioteca, especializada, inicialmente, em Geografia e Cartografia. Em 1973, o Instituto foi transferido para o Campus Pampulha e em 1983 foi construído o atual prédio do IGC. A Biblioteca, então, ampliou o acervo com materiais relacionados a Geociências como a Cartografia, Geografia, Geologia e Turismo (Fonte: Boletim Informativo do Sistema de Bibliotecas da UFMG, ano 3, n.9, 2014).
Em 2010 passou a se denominar Biblioteca “Vitória Pedersoli” (Resolução IGC Nº 01/2010 de 15 de dezembro de 2010) em homenagem a servidora Maria Vitória de Paula Pedersoli que, em cinquenta anos de exercício da função pública no mesmo Instituto, se destacou pela sua competência, dedicação e profissionalismo.






Fotos:
Acervos da Biblioteca do IGC, 2014 – foto por Carla Pedrosa
Maria Vitória de Paula Pedersoli, 2010 – foto por Simone Justino de Morais
Equipe
Nathália Machado Laponez Maia
Elisabete Quatrini Vieira
Graciane Aparecida de Paula
Nathália Machado Laponez Maia
Rosana de Aguiar Vieira
Vaga a ser preenchida
Débora (Letras)
Juliana (Conservação e Restauração de Bens Móveis)
Karollyne (História)
Murillo (Ciências Sociais)
Renan (Letras)
Setores da Biblioteca
Acervo em números
O acervo da Biblioteca “Vitória Pedersoli” constitui-se por, aproximadamente, 45.000 exemplares catalogados no Sistema Pergamum em diversos tipos/suportes de material.


Compartilhe