Laboratório de Prática de Ensino em Geografia – LEPEGEO

O Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LEPEGEO), atualmente sob a coordenação da professora Valéria de Oliveira Roque Ascenção tem por finalidade abrigar atividades de ensino, pesquisa e extensão que tratam, diretamente, de ações relacionadas às práticas de ensino e a formação de professores- inicial e continuada – de Geografia. Tais atividades destinam-se ao ensino formal de Geografia, portanto, dizem respeito à educação escolar.

Atualmente, o  LEPEGEO abriga as disciplinas de  Análise da prática pedagógica em Geografia e Estágio Supervisionado I  e II;  as atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO), composto por bolsistas e voluntários, graduandos e pós-graduandos no curso de Geografia e  coordenado pelos professores Valéria de Oliveira Roque Ascenção e Roberto Valadão, ambos atuantes na graduação e pós-graduação em Geografia.

O GEPEGEO desenvolve pesquisas referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), ao raciocínio geográfico,a interpretação da espacialidade dos fenômenos, livros didáticos de Geografia e História da Geografia Escolar.  O LEPEGEO  abriga ainda o Projeto Residência Pedagógica ” Projeto Interdisciplinar Geografia e História”, financiado pela Capes e desenvolvido em parceria às escolas públicas de Belo Horizonte.

O laboratório acolhe as atividades de monitoria em Geografia desenvolvidas por graduandos do curso de Geografia, através da empresa júnior Egeo Jr, junto a estudantes da educação básica, sob a coordenação das professoras  Lussandra Martins Gianasi  e Valéria de Oliveira Roque Ascenção.

Na Pós-graduação, o LEPEGEO está vinculado às pesquisas de mestrado e doutorado, referentes ao ensino de Geografia e se dedicam a investigar o conhecimento docentes, os materiais instrucionais, a constituição histórica e epistemológica, as metodologias e os modos de estruturação do raciocínio nesta disciplina escolar. Tais investigações estão alocadas na linha de pesquisa Produção do Espaço, ecologia, política, cultura, educação em Geografia, sendo orientadas pelos professores Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Rogata Soares del Gaudio e Roberto Valadão.