Sobre o curso
Formação de profissionais capazes de compreender processos referentes à produção e organização do espaço natural e socioeconômico, procurando oferecer orientação teórica capaz de levar à reflexão sobre os principais problemas concernentes a espacialidade e territorialidade dos fenômenos que compõem a realidade. Ao mesmo tempo, cabe ao (a) profissional geógrafo (a) propiciar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a produção do conhecimento na área da Geografia.
Oferecer práticas acadêmicas que permitam desenvolver projetos de pesquisa e produzir conhecimento em Geografia capaz de auxiliar a compreensão e analisar a espacialização de elementos e processos naturais e humanos em suas relações dinâmicas; tal perspectiva visa contribuir para o desenvolvimento em termos de conservação ecológica, crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das populações. Neste sentido, a Geografia também busca interagir com as modernas abordagens e princípios do desenvolvimento sustentável, além de muitos profissionais de outras áreas do conhecimento.
O estudante deve cursar um total de 2.415 horas de atividades acadêmicas, sendo 1.875 horas de disciplinas obrigatórias, 420 horas de disciplinas optativas e 120 horas de disciplinas de formação livre, quando o (a) estudante optar por Bacharelado – Formação Livre. Quando o discente optar por Bacharelado – Formação Complementar Aberta ele deve cursar 2.415 horas de atividades acadêmicas, sendo 1.875 horas de disciplinas obrigatórias, 60 horas de disciplinas optativas, 120 horas de disciplinas de formação livre e 360 horas de disciplinas de formação complementar aberta. O estudante opta pela modalidade bacharelado no final do 3º período, a partir do qual começa a cursar disciplinas específicas da modalidade. O estudante só pode cursar uma modalidade de cada vez.
Campo de Atuação
O (A) Bacharel em Geografia é preparado (a) para atuar como geógrafo (a) pesquisador. O campo de atuação do geógrafo envolve, entre outras atividades, o reconhecimento, o levantamento, a análise e o mapeamento de aspectos socioambientais, tendo em vista diferentes objetivos:
- a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial para o ordenamento e adequação espacial das intervenções e atividades humanas.
- o levantamento e a gestão de recursos naturais, como águas, vegetação, solos e minerais, dentre outros, buscando-se o planejamento, a exploração racional e a adequação entre a disponibilidade e a demanda destes recursos;
- os estudos de impactos ambientais e elaboração de relatórios socioambientais envolvendo a poluição e a degradação dos recursos naturais;
- a gestão de unidades de conservação como parques e reservas biológicas, visando a proteção de recursos naturais, biomas, ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção, por exemplo;
- os estudos espeleológicos como o mapeamento e a gestão de grutas e cavernas;
- os estudos de viabilidade de implantação e funcionamento de empreendimentos como hidrelétricas, minerações e projetos agrícolas, visando o atendimento da legislação ambiental;
- os estudos geomorfológicos e pedológicos visando a reconstituição do passado das paisagens e o controle e a prevenção da erosão acelerada, do assoreamento de cursos d’água e de deslizamentos de encostas;
- os estudos da distribuição e da dinâmica populacional (estudos demográficos);
- os estudos climatológicos e meteorológicos envolvendo, por exemplo, previsões do tempo;
- os estudos biogeográficos envolvendo, por exemplo, a gestão de ecossistemas nacionais;
- o planejamento urbano e regional, buscando-se alternativas para o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e das regiões metropolitanas e outras regiões de diferentes escalas;
- os estudos de geografia agrária visando, dentre outros, o planejamento de áreas agrícolas para a racionalização espacial do uso do solo agrícola;
- os estudos de geografia política envolvendo a compreensão e a gestão de conflitos nas mais variadas escalas, daslocais às internacionais;
- os estudos de geografia econômica, envolvendo os processos e fluxos comerciais e industriais e de serviços;
- os estudos de percepção ambiental, envolvendo aspectos cognitivos e sociológicos do homem em relação ao ambiente;
- a aplicação de técnicas cartográficas, técnicas de geoprocessamento e técnicas de sensoriamento remoto para a espacialização e a gestão adequada dos territórios.
Informações Curriculares
Bacharelado Formação Livre
Bacharelado Formação Complementar Aberta e Formação Livre
Licenciatura Formação Livre
Licenciatura Formação Complementar Aberta e Formação Livre
Observação: São oferecidas anualmente 40 vagas para o período diurno. A opção pela modalidade (Licenciatura ou Bacharelado) é feita no 3º período do curso. Portanto, a modalidade Licenciatura também é ofertada no período diurno.
Turno: Diurno
Número de vagas: 40
Tempo padrão para conclusão do curso: 8 semestres
Semestre de entrada: 1º Semestre
Como Ingressar
Informações sobre como ingressar em: https://ufmg.br/cursos/formas-de-ingresso/ingresso-em-graduacao