Laboratório de Topografia e Geodésia

O Laboratório de Topografia e Geodésia do IGC dá suporte a, no mínimo, 16 turmas por semestre para atender a seis diferentes cursos de graduação da UFMG – mais precisamente: Geologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Aquacultura. São, em média, 30 alunos por turma, somando mais de 500 alunos por semestre. Devido a este grande número de turmas há várias aulas concorrentes e simultâneas com uma média de três turmas por dia, com vários horários coincidentes, o que vem a demandar um uso muito intensivo dos equipamentos laboratoriais. Atende também de forma esporádica às disciplinas de cartografia e a trabalhos de campo de graduação e Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (stricto sensu) e, em particular, Especialização em Geoprocessamento (lato sensu). Demandas da pós-graduação de outras unidades de ensino da Universidade também têm sido atendidas ao longo dos últimos anos com treinamentos e empréstimos de equipamentos. Trata-se, portanto, de um laboratório didático muito importante para o processo de ensino aprendizagem onde não há, praticamente, um único dia letivo sem uso dos seus instrumentos e materiais.

O acervo de instrumentos podem ser elencados por estações totais, níveis topográficos automáticos, receptores de GPS portátil para posicionamento expedito e, mais recentemente foi incorporado dois drones e software próprio para a produção do desenho topográfico – o topocad2000.

Prof. Plínio da Costa Temba (coordenador)

Prof. Bráulio Magalhães Fonseca (subcoordenador)

Técnico do Laboratório de Topografia

Vinícius Tadeu