Um projeto de extensão é um conjunto de ações processuais contínuas credenciadas à universidades. Realiza-se através da orientação de um ou mais professores proponentes do projeto. Dessa forma, tem caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, e alia o ensino à pesquisa universitária. Além disso, possui um objetivo específico a ser alcançado através das suas atividades e um prazo de tempo determinado para acontecer.
Em geral, acontecem entre alunos e professores de um curso. Mas pode envolver atores de outros cursos também, especialmente aqueles que fazem parte de uma mesma área do conhecimento.
2023 – Atual
Diagnóstico preditivo dos impactos socioambientais das ferrovias
Descrição do projeto: O estudo caracteriza uma análise geográfica para diagnóstico preditivo das áreas, feições geográfica, fenômenos e comunidades potencialmente impactadas pela futura operação da ferrovia Rumo Malha Norte, e também das ferrovias Ferrogrão e FICO (Ferrovia da Integração Centro Oeste) planejadas e em construção majoritariamente para drenar a produção de grãos originada no estado do Mato Grosso. O projeto traz uma oportunidade ímpar e até então inédita de desmistificar com base em fatos científicos uma matriz de potenciais impactos ambientais, socioeconômicos e culturais comparando sob a mesma ótica e ferramentas os três projetos ferroviários supracitados. A temática do projeto e sua abrangência geográfica vão ao encontro das ações de extensão já desenvolvidas pelo proponente. A proposta surge em um momento decisivo em que figuram debates e embates entre interesses antagônicos que por vezes impede a racionalidade na interpretação dos fatos e do momento em que se preza por sustentabilidade e governança para a conservação do meio ambiente. Espera-se que o impacto e a visibilidade das publicações científicas resultantes deverão dar suporte a formulação de políticas públicas e pavimentar o caminho para tomadas de decisão assertivas. O projeto é justificado pela necessidade de modernização das técnicas de definição de corredores de transporte terrestre a partir da introdução de metodologias de análise espacial ao planejamento de traçado, e corrobora com as metas do Marco Legal de Ferrovias e do Programa de Revitalização das Ferrovias Brasileiras do Ministério dos Transportes..
Situação: Em andamento
2021 – 2021
Modelagem de viabilidade para ferrovia da integração Oeste-Leste
Descrição do projeto: O projeto tem como escopo criar cenários geográficos comparativos entre o traçado ferroviário planejado pelo Ministério dos Transportes e aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente e o corredor integrado de viabilidade a ser computado por inteligência geográfica e modelagem de dados. Este projeto vai ao encontro das necessidades de aprimoramento tecnológico e otimização do processo de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental na definição de corredores ferroviários. Esse projeto é justificado pela necessidade da modernização das técnicas de definição de corredores de transporte terrestre a partir da introdução de metodologias de análise espacial no planejamento de transportes, em atendimento ao Programa de Revitalização e Expansão das Ferrovias Brasileiras do Ministério dos Transportes.
Situação: Concluído
2019 – 2021
Modelagem de áreas críticas de atropelamento de fauna doméstica e silvestre nas rodovias e ferrovias em Minas Gerais.
Descrição do projeto: Modelagem e mapeamento do risco de atropelamento de fauna nas rodovias mineiras em função do contexto geográfico e da distribuição geográfica de espécies.
Situação: Concluído
2018 – 2019
Transferência de Conhecimento sobre a Metodologia de Modelagem Geográfica e Análise Multicritérios
Descrição do projeto: O Tribunal de Contas da União, através do Projeto Geocontrole, tem empenhado esforços para utilização de geotecnologias como reconhecimento de padrões em imagens aéreas e orbitais e modelos de inteligência geográfica baseados em análise multicritério para potencializar a eficiência das ações de fiscalização e controle externo. Foram realizados testes pilotos para verificar a viabilidade de utilização dessas ferramentas por parte do TCU, sendo que a modelagem geográfica multicritério demonstrou resultados positivos e promissores. Entre Abril de 2017 e Março de 2018 foram realizados 5 estudos voltados a investigação, a adaptação e a aplicação de modelos de inteligência geográfica para estudo de viabilidade em cinco subprojetos de cunho prático definidos pela coordenação do Projeto Geocontrole do TCU, sendo 3 projetos em infraestrutura linear (Ferrovia, Rodovia e Transmissão de Eletricidade) e 2 projetos pontuais (viabilidade de investimentos em aeródromos e localização ótima de terrenos para construção de creches). As investigações asseguraram a robustez e a eficiência do modelo, e demonstraram a viabilidade de seu emprego como forma de maximizar a qualidade da análise e minimizar o tempo demandado. A ação de extensão aqui proposta tem como finalidade a transferência do conhecimento para os auditores do tribunal. A proposta visa acelerar e multiplicar a capacidade analítica dos técnicos do TCU no tocante a avaliação de projetos que requerem o emprego de dados geográficos, bem como projetos que dependam de valores ou regras que necessitem ser modeladas pelo contexto espacial da área de estudo. Pretende-se, durante o desenvolvimento do curso, implementar um modelo de inteligência geográfica voltado a computar índices de distanciamento de serviços públicos (IDS). Cabe ressaltar que o IDS é um produto que faz parte de um projeto institucional de longo prazo (até 2022) e que servirá como insumo para outras atividades desse projeto. Além disso, que a ação educacional será avaliada oficialmente pelos alunos e que essa avaliação poderá constar no processo de prestação de contas com a universidade. A presente ação de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais tem como propósito promover a capacitação profissional em modelagem geográfica de dados para potencializar a capacidade analítica dos auditores do tribunal. Para tal, o curso de capacitação estará moldado a desenvolver um Índice de Distanciamento de Serviços Públicos como forma de modelar geograficamente o isolamento dos cidadãos em relação a oferta de serviços públicos. São objetivos específicos: – Alimentação do sistema QGIS, análises e conversões de dados geográficos; – Pré-processamentos e preparação das variáveis de entrada do modelo; – Organização dos grupos de variáveis, determinação da estrutura hierárquica (AHP); – Ponderações das variáveis (intragrupos) e integração em primeiro nível (álgebra de mapas) para composição das superfícies por grupo; – Ponderações das superfícies (intergrupos) e integração em segundo nível (álgebra de mapas) para composição dos cenários.
Situação: Concluído
2016 – 2016
Mapa de declividade das vias de Belo Horizonte
Descrição do projeto: O trabalho consiste no cálculo de informações referentes à declividade do terreno interceptado por cada segmento da malha viária de belo Horizonte. Embora aparentemente simples pela existência de dados geográficos precisos (base cartográfica e malha viária oficial da PBH), o processo e o produto caracterizam uma inovação nunca antes experimentada na administração pública. Na iniciativa privada, por exemplo, soluções tecnológicas atuais que integram a navegação inteligente a partir de dispositivos GPS e telefonia móvel, embora com enorme sucesso e aceitação pública para elaboração e análise de rotas de deslocamento, consideram em seus cálculos um número pequeno de variáveis, tais como sentido das vias, velocidade máxima e condição instantânea de tráfego. A presente proposta tem como objetivo alimentar a base viária de Belo Horizonte com informações sobre as declividade das vias (mínima, média e máxima) que, somadas a outras informações das vias como o tipo de pavimentação, largura, gabarito (altura máxima permitida), caracterizam fatores imprescindíveis ao planejamento do transporte e da logística urbana. O caráter singular e a originalidade do projeto elevam a BHTrans à vanguarda do uso de geoprocessamento no planejamento e gestão do transporte urbano. As informações de declividade das vias são objetos de desejo para subsidiar políticas de mobilidade, acessibilidade, segurança e eficiência no transporte urbano.
Situação: Concluído
2015 – 2015
Modelagem SIG e análise multicritério para fiscalização de obras de infraestruturas ferroviárias de vias em projeto, em estudo e as previstas
Descrição do projeto: Dada a importância do planejamento de transportes e das ações de avaliação das propostas de projetos de corredores, é fundamental que o governo esteja aparelhado com instrumentos, dados e recursos humanos capazes de maximizar a operacionalização de estudos investigativos e de viabilidade técnica, econômica e ambiental antes que os novos empreendimentos sejam iniciados. A formalização da presente ação de extensão visa subsidiar os técnicos do TCU quanto a maximização da eficiência e a redução do tempo empregado em suas atividades. O Objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de corredores de transporte otimizados através de modelagem e análise multicritério de dados geográficos para avaliação das da viabilidade das vias de transporte em estudo, em projeto e previstas pelo Governo Federal. Os objetivos específicos incluem: – Modelagem SIG de dados geográficos para projetos de corredores de transporte; – análise comparativa e viabilidade dos segmentos de corredores a serem avaliados pelo TCU; – fortalecimento das ações investigativas do TCU e da capacidade analítica de seus recursos humanos.
Situação: Concluído
2014 – 2015
Elaboração, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia em Infraestrutura de Dados Espaciais para Planejamento e Operações em Transportes Terrestres no Estado de Minas Gerais
Situação: Concluído
2013 – 2014
Desenvolvimento de arquitetura multi critérios para otimização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental na definição do corredor ferroviário Norte-Sul entre as localidades de Chapecó (SC) e Porto Rio Grande (RS)
Situação: Concluído
2013 – 2013
Elaboração e execução de uma arquitetura multi critérios para otimização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental na definição do corredor ferroviário Norte-Sul entre as localidades de Panorama (SP) e Chapecó (SC)
Situação: Concluído