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Projetos de Pesquisa

O projeto de pesquisa é um procedimento sistemático e crítico que permite descobrir informações e fatos, em qualquer área do conhecimento. Em outras palavras, a pesquisa é o caminho para conhecer a realidade.

Desse modo, para desenvolver um projeto de pesquisa, você deve selecionar um problema para investigar, fazer um levantamento de hipóteses, coletar e classificar os dados, interpretar as informações obtidas e, por fim, preparar um relatório com os resultados.

Em suma, o projeto de pesquisa tem como público-alvo “não especialistas” no assunto escolhido. Assim, ele organiza a proposta de estudo e busca mapear todo o percurso durante a investigação. Outro aspecto importante é a linguagem, que deve ser clara e precisa.


2024 – Atual

[RUMO] – Impactos socioambientais de uma ferrovia

Descrição do projeto: O objeto central do estudo compreende o tramo da Malha Norte, Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo, entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde no MT, não apenas dentro do limite estabelecido pelas áreas de influência legalmente obrigatória ao empreendimento (dispostas na Resolução CONAMA n 01/86), mas também as áreas e comunidades potencialmente afetadas pela indução de mudanças na paisagem e indução de alterações socioeconômicas e culturais. Diferente do procedimento tradicional de identificação de áreas e feições geográficas potencialmente conflitantes interceptadas por uma faixa padrão no entorno da diretriz da ferrovia, o diagnóstico aqui proposto possui uma amplitude geográfica elevada, podendo atingir dezenas de quilômetros, a depender da presença de vias ou canais locais, cuja intensificação de uso para alimentar ferrovia pode impactar o meio ambiente, a socioeconomia e a cultura das comunidades locais. O estudo propõe mapear, qualificar e quantificar riscos de impactos ambientais e socioeconômicos que transcendam a Área de Influência Indireta não apenas para o segmento da ferrovia Malha Norte supracitado, mas também para a Ferrogrão partindo de SINOP-MT e para a FICO partindo de Lucas do Rio Verde (MT).
Situação: Em andamento


2024 – Atual

[Petrobras] – AQUASMART: Estratégias Inovadoras para Manejo e Recuperação de Ecossistemas Aquáticos para Abastecimento da Indústria de Óleo e Gás: Diagnóstico, Monitoramento, Mitigação e Prevenção de Pressões Antrópicas e RiscosHidrológicos

Descrição do projeto: Projeto multidisciplinar de pesquisa e desenvolvimento para estratégias inovadoras modelagem espacial e geotecnologias para manejo e recuperação de ecossistemas aquáticos e para abastecimento da indústria de óleo e gás. O escopo do projeto envolve o diagnóstico, monitoramento, mitigação e prevenção de pressões antrópicas, incluindo os impactos da construção e futura operação do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, além de riscos hidrológicos associados a bacia hidrográfica da planta industrial da Refinaria Gabriel Passos em Betim (MG).
Situação: Em andamento


2023 – Atual

[FAPESP] – IMPACTO E RELEVÂNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA ALCANCE DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

Descrição do projeto: O projeto “Impacto e relevância dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Ambientais para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)” é parte do projeto guarda-chuva “Cidades e Soluções” que se desenvolve desde 2005, congregando uma série de outras iniciativas vinculadas ao tema, como grupos de pesquisa, disciplinas e projetos financiados por agências nacionais e internacionais. A Ciências Ambientais é uma das 49 áreas de avalição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reunindo atualmente 142 Programas de Pós-Graduação (PPGs) nas cinco regiões geográficas do Brasil. Na grande maioria dos estados, estes Programas estão interiorizados, o que torna a área de Ciências Ambientais um laboratório para experimentação de metodologias de avaliação de impacto e relevância dos PPGs em distintas dimensões. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar, com base nos ODS, o impacto ecossocioeconômico dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais a partir da parceria de pesquisa estabelecida entre UNIFESP, USP e UNESP, com a colaboração da FURB, UFMG, ISAE, UFPE, UEFS e UTFPR. Como referência, adota-se os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa será desenvolvida a partir de um conjunto híbrido de metodologias quanti e qualitativas: mineração de dados, redes semânticas, estudos de caso, utilizando-se como estratégia de condução a pesquisa-ação. A intenção é contribuir com os esforços de mensuração do Grupo de Trabalho (GT) Destaque Territorial da Área de Ciências Ambientais no Brasil e com o alinhamento das pesquisas nacionais a interesses globais, os ODS. Como resultados, espera-se: (1) produzir mapas, clusters e indicadores de impacto ecológico, social e econômico (ecossocioeconômico) dos programas da Área de Ciências Ambientais, (2) selecionar experiências de referência desses programas que auxiliem no atendimento dos 17 ODS e (3) um artefato computacional (software) para análise dos dados e avaliação de impacto dos PPG em relação aos ODS de forma sistematizada considerando um elevado número de dados.
Situação: Em andamento


2022 – 2023

[CNPq – PDE] Simulação computacional espaço-temporal para previsão de cenários futuros de demanda por fluxo de cargas e localização ideal de terminais intermodais dada a expansão de infraestruturas críticas de transporte no Brasil

Descrição do projeto: Esta é uma pesquisa de pós-doutorado apoiada em dois pilares fortemente referenciados na literatura: (1) a conhecida correlação entre transporte, desenvolvimento econômico regional e mudanças na paisagem, e (2) a capacidade de desenvolver modelos geográficos preditivos como ferramentas para detectar e medir os efeitos das mudanças antrópicas no uso e cobertura da terra. Embora investigados durante décadas, apenas alguns estudos enfatizam a utilização de modelos de inteligência geográfica para promover análises da interação entre o desenvolvimento das infraestruturas de transporte e os seus efeitos nas mudanças nos padrões de uso e ocupação do solo e nas correspondentes estatísticas de desenvolvimento económico regional. Assim, esta pesquisa aborda o desenvolvimento de um modelo preditivo sensível à detecção dos efeitos da infraestrutura ferroviária, seja ela construída, planejada ou em construção, nas mudanças paisagísticas e na economia macrorregional. A investigação concentra-se no território limítrofe brasileiro. Apesar disso, duas macrorregiões serão foco de atenção: [1] MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região que se destacou na produção agrícola avançada e no crescimento urbano devido à concentração de condições significativas como clima, solos e disponibilidade de água; e [2] os corredores Mato Grosso-Rondônia e Mato Grosso-Pará, região tradicional de produção agrícola de alto lucro, porém com elevada pressão socioambiental sobre áreas naturais, unidades de conservação e assentamentos. Para ambos os casos, a demanda por meios eficientes de transporte de cargas levou o governo a propor projetos estruturantes como o EF151-Ferrovia Norte Sul, e o projeto EF334-Ferrovia de Integração Oeste-Leste e EF232-Ferrovia Transnordestina que beneficiarão diretamente agronegócio no MATOPIBA; bem como a pavimentação da BR163 e projeto da EF170-Ferrogrão e EF354-Ferrovia da Integração Centro-Oeste para apoiar a agricultura nas bacias logísticas Mato-Grosso-Rondônia e Mato Grosso-Pará. A existência de uma ferrovia ou seu planejamento impulsiona um cenário especulativo da região, produzindo alterações na paisagem como consequência das políticas de transporte, antes mesmo da operação da infraestrutura. Este trabalho parte da hipótese de que a estruturação das ferrovias impulsionará o desenvolvimento econômico regional das regiões atendidas pela infraestrutura ferroviária. A investigação utiliza ferramentas específicas para geoprocessamento, planejamento de transportes e modelagem preditiva geográfica. O plano é concentrar e usar apenas dados oficiais e públicos disponíveis e software de código aberto ou livre. Porém, a magnitude do processamento proposto para a investigação exige elevada capacidade computacional, o que se justifica pelo esforço de processamento de simulações do modelo geográfico preditivo para toda a área de estudo. Manter a completude geográfica da área de estudo é condição necessária da proposta, pois um dos objetivos do estudo é analisar a sensibilidade do modelo espacialmente explícito ao contexto logístico em diferentes regiões. Na prática, as duas macrorregiões destacadas relatadas anteriormente estão separadas por reservas ambientais e indígenas protegidas, o que impede legalmente a expansão da fronteira agrícola, direcionando a atenção para outras alternativas logísticas que inicialmente não estavam no radar. Resta saber como estas duas grandes áreas se comportarão simultaneamente nas próximas décadas. Esta proposta integra o conhecimento de investigadores seniores e especialistas em planeamento de transportes e modelação computacional. Esta proposta está alinhada aos objetivos de pesquisa do candidato no CNPq.

Situação: Concluído


2022 – Atual

[CNPq – PQ] Inteligência Geográfica para o Planejamento e Gestão de Infraestruturas de Transporte

Descrição do projeto: Não obstante às pesquisas conduzidas nos campos da engenharia de transportes e áreas correlacionadas, como o desenvolvimento econômico, o meio ambiente e a demografia, é fato salientar que a interação entre as infraestruturas de transporte e as alterações no uso e cobertura do solo são, quase sempre polêmicas. A complexidade das políticas públicas e ambientais, o crescente volume de dados e a necessidade de organização e transparência nas ações de planejamento e gestão tem cada vez mais justificado o uso de técnicas de geoprocessamento para compilar modelos capazes de integrar planos de informação e auxiliar o processo de tomada de decisão. Embora ainda incipiente na pasta de transportes, o uso de inteligência geográfica tem demonstrado crescente aceitação para o planejamento de transportes, que até então se contentava com o limitado ao emprego uso de dados geográficos e ferramentas de geoprocessamento para simples análises e visualizações. Frente ao potencial analítico dos Sistemas de Informações Geográficas e frente a demanda por ferramentas modernas capazes de prover informações especializadas para aprimorar o planejamento e a gestão em transportes, a presente proposta de pesquisa sugere o desenvolvimento de modelos geográficos preditivos para auxiliar a gestão de infraestruturas de transporte. A modelagem geográfica proposta faz parte das linhas de pesquisa do proponente e dos programas de pós-graduação em que ele atua. O tema possui forte aderência às demandas elencadas pelas agências reguladoras de transporte e cobre uma lacuna ainda existente na academia.
Situação: Em andamento


2022 – Atual

[CNPq – RHAE] KMs de Proteção.- protegendo vidas humanas e de animais nas estradas brasileiras

Descrição do projeto: Infraestrutura viária está presente em todos os países do mundo e sua expansão contínua é responsável por inúmeros impactos ambientais na paisagem, flora e fauna. Entre estes impactos está o atropelamento de fauna silvestre. Se estima que mais de 475 milhões de vertebrados sejam atropelados todos os anos no Brasil. O atropelamento de fauna é um problema ambiental, econômico e social. É provável que os danos materiais e as perdas de vidas decorrentes do atropelamento de animais represente custo anuais que superam os 10 bilhões de reais, isto sem considerar o custo ambiental. Atualmente, as plataformas de dados e empresas de tecnologia têm oferecido informações sobre trechos com engarrafamento, pontos com radares, pontos de interesse, entre outros, mas nenhuma possui informações sobre áreas de risco de atropelamento de animais (silvestres e domésticos) ou acidentes em geral. Esta informação, se conhecida e disponibilizada, pode auxiliar na redução de acidentes, além de minimizar a perda de biodiversidade. O projeto “KMs de Proteção”, baseado na experiência de sucesso do BioInfra Minas, visa desenvolver a tecnologia para modelar áreas críticas de atropelamento para a maioria das espécies afetadas por este impacto e disponibilizar os dados via aplicativo e/ou para plataformas de gestão de risco. O projeto teve um piloto (BioInfra Minas), sendo agora proposto para um conjunto maior de espécies e para todo território nacional. Os dados de ocorrência de atropelamentos já existem e a equipe do projeto é composta por pesquisadores, técnicos e gestores de diferentes esferas governamentais, os quais utilizarão métodos baseados em algoritmos genéticos, aprendizagem de máquina, inteligência artificial, big data e outras estratégias para modelar características ambientais e de rodovias que indicarão áreas críticas de atropelamento de animais no Brasil.
Situação: Em andamento


2021 – 2022

[ANAC] Diagnóstico de análise de risco de fauna em aeródromos brasileiros

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa Diagnóstico de análise do risco da fauna em aeródromos públicos brasileiros surge como uma resposta da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA/ANAC) à necessidade de conhecer as componentes do risco de fauna nos aeródromos brasileiros. Fatores como o número de aeronaves e de aeroportos em operação no país, a quantidade de passageiros, a magnitude de seu território e sua diversidade ambiental colocam o Brasil em uma posição estratégica para protagonizar o tema no cenário internacional. Embora a missão da ANAC, pautada na garantia da segurança e excelência da aviação civil brasileira e no desenvolvimento seguro da infraestrutura aeroportuária e seu entorno, contemple o diagnóstico, a análise e a modelagem do risco da fauna nos aeródromos brasileiros, a agência não tem como papel o desenvolvimento de pesquisa. Neste sentido, coube a ANAC fomentar a parceria com a academia para desenvolver, documentar e disseminar o conhecimento no tema. Tal iniciativa está fundamentada na Política Nacional de Aviação Civil – PNAC, dada pelo Decreto n 6.780, de 18 de fevereiro de 2009, que estabelece como ações estratégicas a serem adotadas o fomento de redes de pesquisas em centros de ensino, incentivando o intercambio internacional dos profissionais do setor e apoiando a produção científica e os programas de formação especializados no País e no exterior, bem como o incentivo a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento da Aviação civil por meio de convênios com universidades, patrocínios, desenvolvimento de pesquisas, projetos e outros. O projeto foi construído a partir de diálogos entre técnicos da SIA/ANAC e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais PPGAMSA/UFMG. A pesquisa, com duração de 12 meses, foi viabilizada por meio do Termo de Execução Descentralizada, N. 00065.039283/2020-87, assinado em 14/12/2020, instrumento que permitiu a transferência orçamentária para a UFMG.
Situação: Concluído


2018 – 2021

[CNPq – Universal – Faixa B] MultiMaps: Aprendizado de Representações Profundas para Mapeamento Geográfico em Larga Escala

Descrição do projeto: A criação de mapas temáticos utilizando Imagens de Sensoriamento Remoto (ISRs) como fonte de dados geralmente é modelada como um problema de classificação supervisionada. Muitos desafios computacionais estão associados à natureza das ISRs em que pode-se ressaltar: (1) são imagens georreferenciadas, ou seja cada pixel possui uma coordenada geográfica associada; (2) geralmente codificam muito mais que informação no espectro visível (R,G,B), o que exige o desenvolvimento de abordagens específicas para descrever padrões; (3) os dados podem variar quanto à resolução espacial alterando o nível de detalhe dos padrões e; (4) muitas aplicações tendem a exigir análise de dados espaço-temporais, com várias imagens do local de estudo ao longo do tempo. Assim, é muito frequente ter imagens obtidas a partir de diferentes sensores, o que pode melhorar a qualidade dos mapas temáticos gerados, mas exige a criação de técnicas capazes de codificar e combinar adequadamente as diferentes propriedades das imagens. Nesse contexto, o desenvolvimento de técnicas baseadas em aprendizado profundo têm sido revolucionário mas tem uma limitação: geralmente requerem muitas amostras para treinamento. A anotação de pixels na maioria das aplicações de ISRs depende de usuários especialistas, é custosa e inviável em algumas situações. Assim, a dificuldade de criação de grandes conjuntos de dados anotados para classificação supervisionada limita o uso da maioria das abordagens do estado da arte em reconhecimento de padrões por meio de aprendizado supervisionado. Desse modo, este projeto visa tratar o problema de reconhecimento de padrões para criação de mapas temáticos via aprendizado supervisionado em grandes conjuntos de imagens a partir de pequenos conjuntos de dados anotados. A pesquisa focará esforços em três frentes principais: (1) novos métodos para aprendizado de características com foco em propriedades de imagens de sensoriamento remoto; (2) algoritmos para transferência de conhecimento para explorar bases de imagens existentes como ponto de partida para reconhecimento de padrões e reduzir a necessidade de novas amostras anotadas por usuários especialistas; e (3) novas abordagens para aprendizado e fusão de representações a partir de múltiplas resoluções no espaço, tempo e espectro eletromagnético.
Situação: Concluído


2017 – 2019

[FAPEMIG – Universal] Distribuição urbana de mercadorias em cidades históricas brasileiras: proposição de políticas públicas para manutenção do acervo arquitetônico e eficiência da atividade

Descrição do projeto: As cidades históricas brasileiras enfrentam o desafio de desenvolver projetos de mobilidade urbana, compatibilizando a preservação do patrimônio cultural e a manutenção das características originais com o fluxo de veículos. O fluxo intenso de veículos existente nessas cidades tem impactos para a preservação do patrimônio histórico, bem como para a distribuição urbana de mercadorias, necessário para a manutenção das atividades econômicas nestas cidades. Esses impactos são mais percebidos nos centros históricos, onde há predominância de atividades comerciais e administrativas. Uma possível solução para reduzir os impactos relacionados ao transporte de carga é investigar diferentes formas de entrega urbana. Posto isso, o objetivo principal do estudo é identificar os fatores relevantes na implantação de um CDU para atender cidades históricas brasileiras, considerando o transporte ativo como forma de entrega urbana nos centros históricos. Para isso, considerando critérios de sustentabilidade (econômicos, sociais e ambientais), técnicos e históricos identificados na literatura, uma pesquisa é proposta para varejistas e transportadoras. A pesquisa será aplicada em cidades históricas mineiras, a partir da identificação de áreas com restrição de acesso aos veículos de carga. Ainda, os planos de mobilidade, se existentes, serão analisados para identificar as propostas referentes a carga urbana. Considerando os resultados da pesquisa de campo, a análise descritiva e a análise fatorial exploratória dos dados serão utilizados para encontrar os fatores de sucesso de tal iniciativa. Dos resultados esperados, pretende-se fornecer as cidades históricas mineiras subsídios para o desenvolvido de planos de mobilidade urbana incorporando a carga, fato ainda ignorado na maioria dos planos de mobilidade. Por fim, pretende-se contribuir com a literatura internacional no que se refere a distribuição urbana de mercadorias em sítios históricos, temática ainda incipiente.
Situação: Concluído


2016 – 2021

Análise comportamental dos agentes em logística urbana: Estudo comparativo para definição de políticas públicas para o transporte urbano de carga

Descrição do projeto: O principal objetivo deste projeto é identificar as principais necessidades e anseios dos agentes da logística urbana para definição de políticas públicas para o transporte urbano de mercadorias. São metas a serem alcançadas: – Identificar os principais agentes da logística urbana no contexto brasileiro; – Entender o comportamento dos agentes de logística urbana; – Identificar a percepção (necessidades e expectativas) dos agentes da logística urbana perante diferentes políticas para o transporte urbano de mercadorias; – Realizar um estudo comparativo internacional, através da obtenção de dados em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Roma (IT), Palmas (TO) e Sorocaba (SP) para identificar semelhanças e divergências no comportamento dos agentes; – Validar uma metodologia de análise comportamental dos agentes da logística urbana..
Situação: Concluído


2016 – 2019

[CNPq – PQ] Inteligência Geográfica para Apoio à Tomada de Decisão no Planejamento de Transportes

Descrição do projeto: O presente projeto trata de um plano científico de carreira com horizonte de 36 meses, referentes a vigência da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. O plano tem como meta desenvolver estudos investigativos para determinar soluções de planejamento de transportes voltadas a maximizar a eficiência e minimizar os impactos da implantação da infraestrutura, bem como reduzir o tempo e o risco dos projetos de infraestrutura de transporte e também seus custos para os cofres públicos. Os estudos são de larga escala territorial e objetivam suprir demandas latentes nas esferas federal e estadual. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: i. Investigar as particularidades dos estudos de viabilidade praticados em projetos de infraestrutura de transporte, identificando problemas e propondo soluções; ii. Propor e avaliar modelos de inteligência geográfica voltados à modernização e eficiência do processo de tomada de decisão em planejamento de transportes; iii. Introduzir técnicas de análises espaciais e geoestatísticas em estudos de demanda para projetos de infraestruturas de transporte visando maximizar a eficiência no escoamento de cargas; iv. Análise das áreas economicamente ativas não servidas por infraestruturas de transporte de larga capacidade e simulações de escoamento de carga por diferentes modais utilizando geoprocessamento; v. Desenvolvimento de modelos de predição para cenários futuros da distribuição e concentração da produção agrícola e industrial em áreas adjacentes às ferrovias federais estruturantes projetadas e em construção (ferrovias Norte-Sul, Transnordestina, FIOL, FICO e Transcontinental).
Situação: Concluído


2014 – 2018

[FAPEMIG – Universal] Implementação e Validação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais para dar suporte ao Planejamento e Operações em Transportes Terrestres Regionais no Estado de Minas Gerais

Descrição do projeto: A correlação entre transporte, uso e ocupação do solo e desenvolvimento econômico é investigada há décadas. A literatura enfatiza a integração entre componentes ambientais, sociais, político-administrativas e legais no planejamento de transportes. As informações geradas pelos diferentes atores do processo, quando especializadas e integradas, fornecem subsídios para tomadas de decisão. Neste sentido, o geoprocessamento tem sido utilizado como ferramenta de apoio em planejamento de transportes desde a sua concepção. No Brasil, o emprego de geoprocessamento em transportes ainda é latente. Todavia, o país vive um momento de crescimento econômico onde os planos para integração de centros urbanos, agrícolas e industriais ocupam posição de destaque dentre as ações estratégicas do Governo Federal com investimentos alocados para obras de infraestrutura viária para os próximos 25 anos. Embora haja consciência da necessidade da implementação de um sistema nacional de transportes, o governo não se encontra aparelhado por instrumentos e recursos humanos adequados ao propósito. Neste sentido, o passo inicial deve ser a estruturação dos dados geográficos para dar suporte ao planejamento da infraestrutura de transportes. O objetivo deste projeto é elaborar um a metodologia para o desenvolvimento de um a Infraestrutura de Dados Espaciais que atenda ao planejamento e operação de transportes. A proposta visa a integração de dados e a validação como ferramenta de planejamento com o desenvolvimento de corredores macro interligando localidades em diferentes regiões de Minas Gerais. A arquitetura será compatível com a da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais. O projeto caracteriza pesquisa aplicada e tem como meta inicial reunir docentes da UFMG em prol de projetos com interface entre geoprocessamento e transportes, bem como a capacitação estudantes. Espera-se que o projeto possa contemplar a integração com gestores de Transporte em Minas Gerais, bem como a transferência de tecnologia.
Situação: Concluído


2013 – 2014

Compreensão e Análise Exploratória de Dados Espaciais para Investigação de Corredores de Transportes no Estado de Minas Gerais

Descrição do projeto: Compreensão e Análise Exploratória de Dados Espaciais para Investigação de Corredores de Transportes no Estado de Minas Gerais? traz como proposta o levantamento das informações espaciais necessárias ao desenvolvimento de estudos preliminares de corredores para interconexão das principais cidades do Estado de Minas Gerais. Como atividade principal, está prevista a preparação do material para suporte aos estudos de impacto ambiental apoiado por geoprocessamento. A ideia é dar o primeiro passo para o estabelecimento de uma nova linha de pesquisa para docentes e alunos da UFMG. Dentre os principais desafios destaca-se a construção da estrutura de dados espaciais para posterior modelagem e análise. A elaboração de um SIG para suporte ao planejamento de corredores de transportes demanda grande volume de dados, como por exemplo mapas temáticos, hidrografia, dados geológicos e geomorfológicos, dados tabulares, dados históricos de uso e cobertura do solo, dados do censo, fotografias aéreas e imagens de satélite. Preparar a base de dados é quase sempre uma das tarefas mais árduas em um SIG. Investigar sobre a disponibilidade de dados geográficos na área de estudo, compreender o material levantado no contexto da proposta do trabalho, e analisá-lo de forma qualitativa são tarefas que demandam tempo, conhecimento sobre o assunto e elevado senso crítico.
Situação: Concluído


2013 – 2014

Análise espacial para compreensão dos acidentes de trânsito em Teresina (PI)

Descrição do projeto: O projeto envolve o desenvolvimento de modelos para tratamento, processamento e análise de dados espaciais nos quais estão englobados as ocorrências de acidentes de trânsito em Teresina (PI). O projeto estuda o entendimento de padrões espaciais no entorno das ocorrências de acidentes, bem como procura analisar por meio de rede e análise de rotas, o encaminhamento das vítimas até o hospital mais próximo.
Situação: Concluído