IGC

Informamos que a partir desta data, 19 de março de 2020, a Casa da Glória permanecerá fechada por tempo indeterminado para efeito de visitação e de apoio a atividades acadêmicas. Tal medida  se justifica em função dos procedimentos internos adotados no âmbito da UFMG,  seguindo orientações do Ministério da Saúde e em face da decretação de pandemia da doença COVID-19, no sentido de prevenirmos quanto à proliferação / contaminação pelo vírus .

A direção,
Professor Bernardo Machado Gontijo

O Coordenador do Centro de Referência em Cartografia Histórica, Prof. Dr. Antônio Gilberto Costa, faz saber que, no período de 07/02/2020 a 17/02/2020 (13:00 h), estarão abertas as inscrições para a seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto: “A Cartografia Histórica ao Alcance de Todos (SIEX 400387)”, no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão Institucional para o ano de 2020 (PROEX UFMG)

1. DOS CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO E DO NÚMERO DE VAGAS
1.1. Poderão inscrever-se alunos da UFMG, regularmente matriculados nos Cursos de Graduação em Geografia, Turismo, História, Letras ou Museologia, e que estejam cursando do 2º ao 8º período, que se identifiquem com as seguintes competências: facilidade de falar ao público (criança, adolescente, adulto e idoso); desenvolvimento de estratégias de mediação; e criação de material didático-pedagógico
1.2. Será ofertada 01 (uma) vaga.

2. DA CARGA HORÁRIA, REMUNERAÇÃO E VIGÊNCIA DA BOLSA
2.1. É necessário ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais, incluindo segundas-feiras e finais de semana, em atividades a serem realizadas no Centro de Referência em Cartografia Histórica, situado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Av. Gustavo da Silveira,1035, Santa Inês).
2.2. O bolsista receberá bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), concedida no âmbito do Edital PROEX/2019.
2.3. A bolsa terá a vigência de 12 (doze) meses, contados a partir de março de 2020.

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
3.1. A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, enviando para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo no “Assunto” a informação – “Nome do candidato”, seguindo “Seleção de Bolsa CRCH”:
3.1.1 – Histórico Escolar da Graduação (Arquivo PDF).
3.1.2 – Currulum vitae (Arquivo PDF)
3.1.2 -Texto de 1 lauda, no máximo, com a exposição de motivos referente ao interesse do candidato em participar do projeto de extensão do CRCH (Arquivo PDF)
3.3. Para se inscrever, o candidato deverá conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste edital.
3.5. O Centro de Referência em Cartografia Histórica não se responsabiliza pela inscrição de candidatos que não tenham comunicado, no prazo das inscrições, eventuais problemas no envio da inscrição via Internet.
3.6. O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e recomendações estabelecidas neste edital será automaticamente eliminado do processo de seleção.
3.7. Constatada a falta ou irregularidade de qualquer documento, o candidato será automaticamente excluído do Processo de Seleção.

4. DA AVALIAÇÃO
4.1. O processo de seleção será constituído de 2 (duas) etapas:
a) Primeira Etapa - Análise do Curriculum Vitae - Lattes (atuação profissional e experiência de participação em projetos e eventos acadêmicos), do Histórico Escolar (desempenho nas disciplinas cursadas) e da exposição de motivos (capacidade de expressão, interesses, propósitos, informações prévias sobre o CRCH).
b) Segunda Etapa – Entrevista (avaliação da capacidade de argumentação e a intencionalidade do candidato para com o Projeto; disponibilidade)
4.2. A lista dos aprovados, na primeira etapa, será divulgada no dia 19 de fevereiro, seguida de e-mail com a convocação para as entrevistas a serem realizadas a partir do dia 20 de fevereiro de 2020. A lista dos aprovados e o horário das entrevistas serão comunicadas diretamente aos interessados e divulgados pelo site do Centro de Referência em Cartografia Histórica (http://www.ufmg.br/rededemuseus/crch).

5. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL
5.1. O resultado final será divulgado no website do Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG ( (http://www.ufmg.br/rededemuseus/crch), a partir do dia 27 de fevereiro de 2020.
5.2. Os candidatos classificados em posições excedentes poderão ser convocados futuramente caso haja desistência ou caso seja constatada a inaptidão de um ou mais dos candidatos selecionados.

6- DISPOSIÇÕES GERAIS
Em caso de aprovação, o candidato deverá:
• Preencher o seu cadastro no Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão e aguardar a sua vinculação no Sistema pelo orientador;
• Retornar ao Sistema de Fomento, após o orientador vinculá-lo à bolsa no sistema, para informar o número do RG, o endereço eletrônico de seu currículo lattes e o número de sua conta corrente no Banco do Brasil para recebimento da bolsa a ser creditada;
• Concordar com o Termo de Compromisso do Discente Bolsista, disponibilizado no Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão, o qual estipula as obrigações do bolsista em 2020;
• Preencher o formulário de avaliação no Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão, por ocasião do final de sua participação no programa/projeto ou em data definida pelo orientador;
• Apresentar desempenho acadêmico satisfatório, nos termos da Resolução Complementar nº 03/2012 do Conselho Universitário da UFMG, de 27 de novembro de 2012;
• Apresentar trabalho como autor ou co-autor no XIX Encontro de Extensão;
• Participar da XV Jornada de Extensão da UFMG/2020.
A não inserção dos dados bancários pelo bolsista no Sistema de Fomento, até o dia 10 (dez) do mês de início de suas atividades, acarretará na não efetivação do seu cadastro e no conseqüente não pagamento da bolsa.

Do cancelamento e substituição do bolsista:
• São motivos de cancelamento da(s) bolsa(s) ou substituição de bolsista(s): a conclusão do curso de graduação; o desempenho acadêmico insuficiente; o trancamento de matrícula; a desistência da bolsa ou do curso; o abandono do curso e a prática de atos não condizentes com o ambiente universitário, nos termos da
Resolução Complementar nº 03/2012 do Conselho Universitário da UFMG, de 27 de novembro de 2012; o não cumprimento das atividades previstas no plano de atividades do bolsista, garantida a ampla defesa e o contraditório.
• Em qualquer situação de desligamento do bolsista, seja por motivo de cancelamento, substituição ou término da vigência da bolsa, o discente e o orientador deverão preencher, no Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão, o formulário de avaliação em até 30 dias após o término de sua participação.
Informações: Telefone: (31) 3409-7633 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Belo Horizonte, 07 de fevereiro de 2020
Prof. Dr. Antônio Gilberto Costa
Coordenador do Centro de Referência em Cartografia Histórica, UFM


NÚMERO DE VAGAS: 01 (uma)
ÁREA DE CONHECIMENTO:
Topografia e Cartografia

TITULAÇÃO:
Graduação ou Mestrado ou Doutorado em Engenharia Civil ou Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Cartográfica ou Engenharia Florestal ou Engenharia de Minas ou Arquitetura ou Geologia ou áreas afins.
REGIME DE TRABALHO:
40 horas semanais
PRAZO DE INSCRIÇÃO:
25/01/2020 a 17/02/2020

DATA DA SELEÇÃO:
Até 10 (dez) dias úteis após o encerramento das inscrições.

FORMA DE SELEÇÃO:
Análise de “curriculum vitae” e entrevista.

LOCAL DAS INSCRIÇÕES:
Secretaria do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências da UFMG. Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha – BH/ MG – Sala 331 - Tel: (31)3409-5416, no horário de 09:00 às 11:00 e de 14:00 às 16:00 horas, nos dias úteis. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AVISO IMPORTANTE: No dia 10/02/2020, segunda-feira, não será possível a realização de inscrições, tendo em vista que o prédio do IGC estará fechado para desinsetização e desratização, portanto a Secretaria do Departamento de Cartografia também estará fechada.


Anexos:
Edital 23

Edital 34, Retificação do Edital

Tabela de Pontuação
Resolução Nº 15/91, do Conselho Universitário da UFMG (aplicável no que couber, naquilo que não for incompatível com a legislação vigente);
Artigos do Regimento Geral da UFMG que dispõem sobre a admissão de docentes;
Art. 42, 43 e exclusivamente do caput do art. 44 e incisos I a V, da Resolução Complementar Nº 02/2013, do Conselho Universitário;
Lei Nº 8.745/1993.
Orientação Normativa Nº 5, da Secretaria de Recursos Humanos do MPOG.

Banca Examinadora
Candidatos inscritos

Resultado Final

ÁREA DE CONHECIMENTO: Paleontologia Estratigráfica


NÚMERO DE VAGAS: 01 (uma)
TITULAÇÃO: Doutorado em Geologia ou Ciências Biológicas ou áreas afins
REGIME DE TRABALHO: 40 horas semanais, em tempo integral, com D.E.
PRAZO DE INSCRIÇÃO: até 90 dias a partir da publicação do edital
DATA DA SELEÇÃO: de 30 a 90 dias a partir do encerramento das inscrições
FORMA DE SELEÇÃO: Prova de Títulos, Prova Escrita (eliminatória) e Prova Didática
LOCAL DAS INSCRIÇÕES: Secretaria Geral do Instituto de Geociências da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha – BH/ MG – no horário de 08:30 às 11:00 e de 14:00 às 16:00 horas, nos dias úteis.
Contato: (31) 3409-5420 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

ÁREA DE CONHECIMENTO: Hidrogeologia e Geologia Ambiental

 

NÚMERO DE VAGAS: 01 (uma)
TITULAÇÃO: Doutorado em Geologia ou áreas afins
REGIME DE TRABALHO: 40 horas semanais, em tempo integral, com D.E.
PRAZO DE INSCRIÇÃO: até 90 dias a partir da publicação do edital
DATA DA SELEÇÃO: de 30 a 90 dias a partir do encerramento das inscrições
FORMA DE SELEÇÃO: Prova de Títulos, Prova Escrita (eliminatória) e Prova Didática
LOCAL DAS INSCRIÇÕES: Secretaria Geral do Instituto de Geociências da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha – BH/ MG – no horário de 08:30 às 11:00 e de 14:00 às 16:00 horas, nos dias úteis.
Contato: (31) 3409-5420 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

NÚMERO DE VAGAS: 01 (uma)
ÁREA DE CONHECIMENTO: Geofísica, Geologia e Mapeamento Geológico
TITULAÇÃO: Mestrado ou Doutorado em Geofísica ou Geologia ou áreas afins

REGIME DE TRABALHO: 40 horas semanais
PRAZO DE INSCRIÇÃO: 17/12/2019 a 15/01/2020
DATA DA SELEÇÃO: até 30 (trinta) dias úteis após o encerramento das inscrições
FORMA DE SELEÇÃO: Análise de "curriculum vitae" e entrevista.
LOCAL DAS INSCRIÇÕES: Secretaria do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da UFMG, sala 329 - Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha – BH/ MG – no horário de 07:30 às 11:30 e de 13:30 às 15:30, nos dias úteis, pelo interessado ou por procuração.

Contato: (31) 3409-5424  |  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

·         Edital 814/2019

Declaração

Tabela de Pontuação

Lista dos Candidatos

Composição da Banca Examinadora

Abertura do Concurso - DATA E HORA

Tabela de Pontuação da Prova de Títulos

Resultado Final

NOTA: Informamos que a apuração do resultado da seleção será realizada hoje, dia 18/02, às 15 horas, em sessão pública, conforme o estabelecido no edital nº 814, de 10/12/2019.
A apuração será na sala 334, 3º andar do IGC/UFMG.

 

LEGISLAÇÃO QUE REGE O PROCESSO SELETIVO

Resolução Nº 15/91, do Conselho Universitário da UFMG (aplicável no que couber, naquilo que não for incompatível com a legislação vigente);

·         Artigos do Regimento Geral da UFMG que dispõem sobre a admissão de docentes;

·         Art. 42, 43 e exclusivamente do caput do art. 44 e incisos I a V, da Resolução Complementar Nº 02/2013, do Conselho Universitário;

·         Lei Nº 8.745/1993, da Orientação Normativa Nº 5, da Secretaria de Recursos Humanos do MPOG.

 

 

Prezados candidatos(as),
Considerando o pequeno numero de inscrições de estudantes e de dificuldades na organização do processo seletivo em época de pandemia, informamos o cancelamento dos editais para monitorias do Depto de Geologia. Desta forma, não ocorrerão as seleções marcadas para esta quarta e quinta-feira.

COMUNICADO

Devido à festa de natal e confraternização dos servidores TAE's, terceirizados e professores, comunicamos que o IGC FECHARÁ à partir das 12 horas do dia 13 de DEZEMBRO. Não haverá expediente administrativo neste dia e nem atividades acadêmicas após as 12h.

Atenciosamente,

Direção do IGC

Clique aqui para saber mais...

O curso será semana que vem, nos dias 10 e 11 de dezembro na sala 216 do IGC a partir das 09h. Contempla disciplina regulamentada que contará créditos para discentes da pós-graduação e entra como Atividades Complementares para alunos de graduação.

minicurso

presal.final

http://www.cursoseeventos.ufmg./CAE/DetalharCae.aspx?CAE=8775

Período da Inscrição:12/11/2018 a 10/12/2018
Período da Seleção: 14/12/2018
Taxa de Inscrição:R$ 79,00

Horário: 2as., 4as, 5as – de 19:00h às 22:30h e sábados(aulas extraordinárias e monitoria de ensino) – de 08:00h às 12:00h

Vagas: 23, sendo 10% reservadas a bolsistas.

Carga horária: 360 h/a

Investimento: R$7.922,85 à vista ou 16 parcelas de R$582,56, sendo a primeira na matrícula e as demais todo dia 10.

 

Resultado de Vagas Remanescentes

logo IV SMC

Prezados(as),

É com enorme satisfação que anunciamos a realização do IV SIMPÓSIO MINEIRO DO CARSTE!

O IV Simpósio Mineiro do Carste dá sequência ao debate bianual sobre questões acadêmicas e profissionais relacionadas ao ambiente cárstico. O evento será realizado nos dias 03 e 04 de dezembro de 2019, no auditório do IGC, campus Pampulha da UFMG, na av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte (MG-Brasil).

Desde sua primeira edição, o Simpósio Mineiro do Carste buscou ser um espaço para formação de novos pesquisadores do Carste e para a divulgação de estudos, descobertas e inquietações sobre este amplo campo do conhecimento. O tema do 4° Simpósio Mineiro do Carste “O Carste em suas Múltiplas Dimensões” enfatiza este viés do evento. Queremos explorar do endo ao exocarste, da microescala à macroescala, da teoria à prática, da academia ao mercado de trabalho, do amador ao profissional e perfazer todas as ciências da natureza que detém interface com este ambiente. Queremos agregar todas as perspectivas do carste e lhe convidamos a fazer parte desta restauração do olhar.

Recebimento de trabalhos (resumo e abstract): até o dia 18/11/2019. 

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Blog: http://simposiomineirodocarste.blogspot.com/

Inscrições: https://forms.gle/gQVGXqmkPNuCyHs49

Contamos com a sua participação!

A comissão organizadora,

IV Simpósio Mineiro do Carste.

ORGANIZADORES:

Realização: IGC/UFMG, ICT/UFVJM (Diamantina), UMR 6143 M2C CNRS/Université de Rouen-Normandie (França), Centro Normando de Pesquisas no Carste/CNEK (França),

Patrocínio: Embaixada da França no Brasil (Ambassade de France/Institut Français – Belo Horizonte) Carstográfica, CECAV/ICMBio.

Apoio:  SEMAD, SBE, CPMTC/UFMG, Carste Ciência e Meio Ambiente, Instituto do Carste, Parque Estadual do Sumidouro/IEF, Monumento Natural Estadual Rei do Mato/IEF (pendente confirmação)

PRESIDENTES DE HONRA

Dr. Augusto Auler

Profa. Dra Leila Nunes Menegasse Velásquez

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Joel Rodet (presidente), Adolf H. Horn, Alessandra Vasconcelos, Allan Calux, Ataliba Coelho, Federico Augusto Gonçalves, Gustavo Costa, Isabel Mascarenhas Oliveira, Jorge Duarte Rosario, Joseane Biazini Mendes, Manuela Corrêa Pereira, Vinicius Augusto Fiumari, Wagner Marin Gomes.

COMITÊ DE AVALIAÇÃO (Confirmados):
Profa. Dra. Alessandra Vasconcelos (coordenação)
Prof. Dr. Adolf Heinrich Horn

Prof. Dr. Antônio Fagundes

Prof. Dr. Antônio Pereira Magalhães Júnior

Profa. Dra. Cristiane Valéria de Oliveira

Profa. Dra. Evelyn Sanchez

Prof. Dr. Gabriel J. Uhlein

Msc. Isabel Mascarenhas Ribeiro de Oliveira

Prof. Dra. Manuela Corrêa Pereira

Prof. Dr. Marcelo Fagundes

Prof. Dr. Roberto Célio Valadão

Profa. Dra. Úrsula Ruchkys de Avezedo



INSCRIÇÕES:

O IV Simpósio Mineiro do Carste está programado para ocorrer nos dias 03 e 04 de dezembro de 2019, no auditório do IGC, campus Pampulha da UFMG, na av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte (MG-Brasil).

Haverá uma excursão PE do Sumidouro e MNE Rei do Mato no dia 05 de dezembro de 2019 (pendente financiamento e confirmação do MNE Rei do Mato).

O tema dessa terceira edição é "O Carste em suas Múltiplas Dimensões".

Para participar (vagas limitadas):

Os interessados em participar deverão preencher o formulário, realizar o pagamento da taxa de inscrição e enviar o comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Seguir as orientações no formulário abaixo:

https://forms.gle/gQVGXqmkPNuCyHs49

Valor do evento:

R$ 20,00 para estudante de qualquer nível.

R$ 50,00 para demais interessados.

Conta para depósito: Banco do Brasil, Agência: 3610-2, Conta Corrente: 50216-2, Favorecida: Joseane Biazini Mendes, CPF 067.182.196-22. O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deve ser encaminhado ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As vagas estão condicionadas a lotação do local do evento.

APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS:

Os interessados deverão submeter seu trabalho na forma de resumo e abstract para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. impreterivelmente até o dia 18/11/2019.


O pôster
em formato pdf ou jpeg deverá ser enviado até dia 25/11/2019.

O resumo (português) deverá ter 200 a 300 palavras, fonte Times New Roman 12 e de 4 a 6 palavras-chave (formato .word).

O abstract (inglês) deverá ter até 150 palavras, fonte Times New Roman 12 e de 4 a 6 key-words.

O resumo e o abstract não devem conter referência bibliográfica, figura ou fotografia.
A ordem das informações deve ser: título em português (centralizado e negrito), nome completo dos autores (sem abreviaturas), entidade filiada (mais de uma filiação identificar com números sobrescrito ao final do nome), resumo (parágrafo único normal justificado), palavras-chave, título em inglês (centralizado e negrito), abstract (parágrafo único normal justificado), key-word.

Opcional: resumo em francês ou espanhol, desde que todas as informações não ultrapassem uma página A4.

        Todos os trabalhos serão submetidos a uma comissão avaliadora. A forma de apresentação será informada individualmente.

Caso o resumo/abstract seja aprovado para Apresentação Oral, os autores deverão organizar um pôster e uma apresentação oral do trabalho.

·        Pôster: O pôster deverá conter título, autor(es), endereço(s), logo do evento, texto (introdução, objetivo, resultados, etc.) e referências bibliográficas. Tamanho: 0,90 m X 1,20 m. O pôster deverá ser impresso e exposto no dia do evento. Também deverá ser entregue uma versão em formato pdf ou jpeg até dia 25/11/2019 para constar na publicação do evento.

·         Apresentação oral do trabalho: Os autores deverão fazer a comunicação pública do trabalho, com auxílio de apresentação em PowerPoint ou equivalente (15 minutos para apresentação, 10/12 slides, e 5 minutos para perguntas). A apresentação deverá conter slides inicial com título, autor(es), endereço(s), logo do evento e slide final com bibliografia (um slide separado).

Os trabalhos serão publicados em anais do simpósio com ISBN.

I Simpósio de Estudos em Geografia, Cartografia, Geologia e Turismo do IGC – UFMG

Programação

Anais

O VIRTUAL E A REALIDADE: O CAMINHO DAS TECNOLOGIAS ATÉ E ALÉM DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

Nesta quinta, dia 24 de outubro, às 17 horas, Patrícia Procópio é a convidada do Ciclo de Palestras Odete da Silveira. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no Auditório do Instituto de Geociências da UFMG uma vez ao mês. Participe!

CardPatricia


Saiba mais sobre a palestrante: Patrícia é PhD em Geologia pela UFRJ, com a tese: “Geovisualização em Ambientes de Realidade Virtual: Mudança de Paradigma na Exploração Mineral”. Geóloga  e especialista em Geoprocessamento pela UFMG, possui mais de 20 anos de experiência em geotecnologias e geoinformação. Founder da  XR.Lab, empresa com foco em produção de experiências sensoriais e conteúdos digitais, sejam em realidade estendida, vídeos tridimensionais, 360graus, dentre outros (www.xrlab.com.br), é CEO da MP Consultoria, empresa que atua na prestação de serviços e consultoria especializados em inovação, geoinformação e geotecnologias principalmente nos mercados de meio ambiente, mineração, engenharia e agronegócios, onde tem se destacado os projetos em GIS e Realidade Virtual e Aumentada. Nos últimos anos tem também se dedicado ao estudo de futurismo e na valorização do papel da mulher na mineração. Atuou ativamente junto à mineradora Samarco e Fundação Renova em ações de gestão de crise e gestão territorial, imediatamente após o acidente da Barragem de Fundão, no estado de Minas Gerais. Na Vale, por 17 anos, foi coordenadora de Geoinformação na Diretoria de Ferrosos, responsável pela implantação de diversos bancos de dados e sistemas corporativos. Projetos premiados: Profissional Destaque em Realidade Virtual (DroneShow-MundoGeoconnect 2019); Excelência em Infraestrutura de Dados Espaciais (Mundo Geoconnect – São Paulo – 2014); Centro de Tomada de Decisões Avançadas da Vale (Geospatial World Excellente Awards – Amsterdam/The Netherlands – 2012); Sala de Realidade Virtual (Prêmio Inova Vale – 2010); Projeto GISMineral (Special Achievement in GIS Award – San Diego/USA -2010);Projeto GIS Vale (Special Achievement in GIS Award – San Diego/USA – 2006).

Informamos que, no período de 20/09/2017 a 08/11/2017, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. Serão oferecidas 20 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2018.
O Edital completo e demais documentos pertinentes encontram-se no site do Programa, disponível através do link: https://goo.gl/ove8Fc

Edital 2018 PPGAMSA

Palestra MariaEmilia

É como satisfação que divulgamos o Curso: Capacitação em Gestão Territorial Rural.
O curso idealizado pela equipe elaboradora das duas Metodologias de Análises Territoriais oficiais no Estado de Minas Gerais: ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas) e ZAP (Zoneamento Ambiental e Produtivo), foi elaborado a partir de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), via Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). Oferece cursos de capacitação gratuita na implantação de importantes sistemas de gestão integrada e compartilhada do território. Este treinamento é destinado ao domínio de três instrumentos de política pública: Cadastro Ambiental Rural (CAR), Indicador de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA) de propriedades rurais e Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) de bacias hidrográficas.
Nos da UFMG participamos desta importante parceria.
As inscrição para o primeiro módulo: CAR já estão abertas pelo link abaixo.
Solicito desta forma ampla divulgação para que todos os interessados possam participar.


Início | Gestão Territorial Rural

IGC - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha - CEP: 31270-901 Belo Horizonte - MG / Acesso restrito