Skip to main content

Biblioteca

O Instituto de Geociências (IGC) surgiu em 1968, a partir do desmembramento da Faculdade de Filosofia, que antes abrigava vários cursos na Rua Carangola, Centro de Belo Horizonte. Com a criação do IGC, foi também criada a Biblioteca, especializada, inicialmente, em Geografia e Cartografia. Em 1973, o Instituto foi transferido para o Campus Pampulha e em 1983 foi construído o atual prédio do IGC. A Biblioteca, então, ampliou o acervo com materiais relacionados a Geociências como a Cartografia, Geografia, Geologia e Turismo (Fonte: Boletim Informativo do Sistema de Bibliotecas da UFMG, ano 3, n.9, 2014).

Em 2010 passou a se denominar Biblioteca “Vitória Pedersoli” (Resolução IGC Nº 01/2010 de 15 de dezembro de 2010) em homenagem a servidora Maria Vitória de Paula Pedersoli que, em cinquenta anos de exercício da função pública no mesmo Instituto, se destacou pela sua competência, dedicação e profissionalismo.

Fotos:

Acervos da Biblioteca do IGC, 2014 – foto por Carla Pedrosa

Maria Vitória de Paula Pedersoli, 2010 – foto por Simone Justino de Morais

Equipe

Bibliotecária-chefe

Rosana de Aguiar Vieira

Bibliotecárias de Referência e Processamento Técnico

Elisabete Quatrini Vieira
Graciane Aparecida de Paula
Nathalia Machado Laponez Maia
Rosana de Aguiar Vieira

Assistente Administrativo

Edilaine Aparecida de Souza

Estagiários da FUMP

Débora (Letras)
Karollyne (História)
Lucas (Museologia)
Murillo (Ciências Sociais)
Renan (Letras)
Vitória (Ciências Sociais)

Setores da Biblioteca

Acervo em Números

O acervo da Biblioteca “Vitória Pedersoli” constitui-se por, aproximadamente, 45.000 exemplares catalogados no Sistema Pergamum em diversos tipos/suportes de material.

Compartilhe