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Grade Curricular e Ementa de Geografia Bacharelado

Disciplinas Obrigatórias

Ementa

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: PROJETO DE PESQUISA – A disciplina tem como objetivo apresentar e debater os conteúdos e condições para o discente identificar problemas e/ou questões, desenvolver um projeto de pesquisa e exprimi-lo na forma de uma Monografia Individual. Visa também, orientar o processo de concepção de uma pesquisa, desde a escolha do tema até a discussão de sua relevância e implicações autorais, bem como sobre os critérios e normas científicas, incluindo levantamento bibliográfico.

BIOGEOGRAFIA – A disciplina aborda questões relativas à interface ente Geografia, Biologia e Ecologia, trabalhando as ênfases consideradas em cada uma dessas áreas do conhecimento e a resultante espacial de cada abordagem. Buscam-se os elementos da Biologia e da Ecologia, incluindo a observação e a análise direta, que são necessários para a compreensão da organização, distribuição e dinâmica espacial dos seres vivos. A perspectiva têmporo-espacial é trabalhada nas suas diversas escalas no sentido de fornecer elementos para o entendimento das razões da distribuição espacial dos seres vivos. Busca-se, ainda, o estabelecimento de uma interface entre o estado atual da situação da biota planetária e o grau de interferência humana. Carga horária de trabalho de campo: 32 horas.

CARTOGRAFIA – A disciplina apresenta os fundamentos da Cartografia em duas grandes áreas: Cartografia de Base e Cartografia Temática. Através de canceitos da cartografia de base: dimensões da Terra, escala, orientação, sistemas de projeção, coordenadas, sistemas de projeção e cartometria, pretende-se introduzir o aluno na leitura e interpretação de documentos cartográficos como o mapa topográfico e produzir perfis topográficos e croquis, capazes de armazenar e possibilitar a análise e comunicação da informação geográfica. Os conceitos de cartografia temática ncluem a linguagem cartográfica e as variáveis visuais, a simbolização cartográfica, generalização cartográfica, compilação e produção de mapas.

CARTOGRAFIA DIGITAL – A disciplina visa prover os alunos em ciências ambientais das técnicas de representação da cartografia moderna, discutindo e praticando os processos de conversão e estruturação da base de dados cartográficos em meio digital e de editoração eletrônica de dados gráficos, usados para simbolização e realização de cartas em conjunto com as noções básicas da cartografia necessárias a implementação de um projeto cartográfico.

CLIMATOLOGIA – A disciplina introduz e habilita o aluno a conhecer os principais elementos da estrutura da atmosfera terrestre, o funcionamento do balanço de energia do sistema terra-atmosfera e as características físicas, temporais e espaciais das variáveis climáticas. São apresentados fenômenos climáticos que permitem ao aluno entender os mecanismos dinâmicos relacionados aos padrões espaciais dos climas no planeta, bem como sua variabilidade natural ou forçada pelas atividades humanas.

COLÓQUIOS EM GEOGRAFIA – Esta disciplina deverá propiciar aos estudantes o aprofundamento na leitura de obras de autores clássicos e contemporâneos fundamentais para o amadurecimento teórico-metodológico referente ao conhecimento geográfico. Para isto deverá contar com uma relação de obras indicadas pelos professores do curso, a qual constituirá um acervo específico da disciplina e comporá uma coleção didática disponível na biblioteca. Caberá aos alunos desenvolver atividades de leitura, fichamento e apresentação dos resultados através de colóquios.

DINÂMICA GEOAMBIENTAL DO TERRITÓRIO BRASILEIRO – A disciplina habilita o discente a entender o espaço físico brasileiro a partir da síntese dos conhecimentos adquiridos em outras disciplinas básicas da área física da Geografia. Utiliza-se da descrição, análise e classificação dos diferentes elementos que o compõe, buscando entender a evolução dos mesmos ao longo do tempo que resultou em inter-relações expressas sob a forma de domínios naturais, possíveis de serem cartografados, bem como o processo de ocupação humana verificado nesse território. O entendimento desse espaço físico permite que o discente identifique os diferentes níveis de apropriação e alteração de cada domínio, assim como os seus limites, apresentados sob a forma de impactos ambientais. Carga horária de trabalho de campo: 24 horas.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL – A disciplina visa possibilitar a compreensão geográfica da formação territorial do Brasil, desde a fundação até a consolidação do domínio português e suas repercussões sobre os domínios étnico-sociais. Dar visibilidade aos conflitos e confrontos subjacentes aos diferentes momentos históricos da produção do espaço, com ênfase nas diversas estratégias dos agentes intervenientes nas rotas de circulação, na constituição das cidades e na (re)definição das regiões, bem como nas formas de instituição da propriedade no Brasil, considerando sua lógica excludente até os dias de hoje. Carga horária de trabalho de campo: 8 horas.

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA – A disciplina visa capacitar os alunos a compreender o significado dos registros geológicos e a natureza da explicação científica das feições e fenômenos terrestres que constituíram e modificaram o planeta Terra ao longo do tempo geológico. Aborda os métodos de estudo e a caracterização dos processos e registros com base na composição, forma, arranjo espacial, origem e evolução de diferentes compartimentos litosféricos visando o entendimento das propriedades e dinâmica terrestres. Objetiva habilitar os alunos a reconhecer os materiais e feições geológicas a partir da identificação, descrição e classificação macroscópica, no campo e em laboratório, dos principais tipos de rochas e estruturas e a interpretar essas feições com relação aos processos que lhes deram origem. Carga horária de trabalho de campo: 15 horas.

GEOGRAFIA AGRÁRIA – A discilina visa introduzir conteúdos teóricos referidos aos processos agrários no mundo e, particularmente, no Brasil. Introduz conhecimentos que possibilitem a compreensão geoistórica das práticas agrárias, com ênfase na evolução dos sistemas agrários e revoluções agrícolas. Propõe uma reflexão crítica sobre os conceitos e noções de agricultura, agrário, rural, ruralidade, política agrícola, política agrária e questão agrária, tendo em vista a compreensão da estrutura fundiária, das diferentes formas de produção, das lutas pela terra e reformas agrárias, considerando experiências de diversas formações sociais. Habilita o discente a compreender os processos socioespaciais e ambientais decorrentes da modernização do campo, destacando a atuação do Estado na realidade agrária, com ênfase para o caso brasileiro. Carga horária de trabalho de campo: 24 horas.

GEOGRAFIA DA MUNDIALIZAÇÃO – A disciplina visa possibilitar o conhecimento da reprodução social e de suas diferentes expressões espaciais no contexto da mundialização, desde a fundação dos Estados modernos, bem como da constituição do capitalismo, sob a industrialização, tendo em conta suas (re)definições e realizações objetivas nos diferentes lugares. Enfatizar-se-á a concentração e centralização dos capitais, considerando o papel do Estado e das corporações transnacionais, a reconfiguração dos marcos institucionais do mundo a partir da Segunda Guerra Mundial, bem como os diferentes contextos históricos de inserção das periferias na mundialização.

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO – A disciplina introduz conteúdos básicos, teorias e práticas que habilitam o aluno a descrever, interpretar e utilizar-se de técnicas aplicadas à análise demográfica do espaço geográfico, expondo informações sobre estrutura etária, crescimento, distribuição e redistribuição da população no Brasil e no Mundo, associadas às componentes mortalidade, fecundidade, migrações internas e migrações internacionais. A dinâmica populacional vista ao longo do tempo, tendo em conta a socieconomia, culturas e instituições, será objeto de aprofundamento e reflexão visando o entendimento da formação e desenvolvimento das sociedades atuais. Carga horária de trabalho de campo: 8 horas.

GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS – Essa disciplina habilita o aluno a elaborar uma leitura geográfica de Minas Gerais, utilizando-se da descrição, análise e interpretação dos processos espaciais que estruturaram a formação e o desenvolvimento geohistórico mineiro. Ao discente se oferece a oportunidade de identificar a importância das espacialidades formadoras de regiões e territórios, reconhecendo a diversidade intraestadual e a problemática das centralidades em mudança, bem como as dinâmicas relativas à inserção nacional e internacional, a partir das quais situam-se as articulações entre as esferas econômica, política e sociocultural e sua base de recursos naturais.

 GEOGRAFIA ECONÔMICA – A disciplina objetiva introduzir conceitos, noções e fundamentos relativos ao conhecimento geográfico da dimensão espacial dos processos econômicos, nas suas diversas manifestações, com ênfase nas elaborações teóricas sobre a distribuição espacial das atividades, meios e recursos e suas relações com a reorganização dos processos produtivos e a redefinição dos padrões da acumulação capitalista. Serão também destacadas as análises teóricas referidas ao processo de inserção do espaço nos circuitos de valorização.

GEOGRAFIA HUMANA DO BRASIL A disciplina visa possibilitar uma compreensão geográfica da formação e desenvolvimento do espaço brasileiro, identificando as espacialidades consubstanciadas enquanto regiões e territórios. Propiciar o entendimento das hierarquias, homogeneidades, diversidades e desigualdades socioespaciais; da problemática das centralidades e periferias em mudança; da questão ambiental como resultante da apropriação/modificação da natureza; bem como das dinâmicas relativas à inserção internacional do país, por onde se articulam as dimensões econômica, política e cultural da formação socioespacial brasileira. Carga horária de trabalho de campo: 24 horas.

GEOGRAFIA POLÍTICA A disciplina introduz conceitos e contribuições teóricas da Geografia Política e da Geopolítica, visando proporcionar ao aluno, inclusive por meio de exemplos clássicos, o conhecimento das relações conflituosas entre espaços territoriais e poder político. Desenvolvem-se reflexões sobre fronteiras territoriais e focaliza-se o surgimento dos Estado-Nações, bem como dos imperialismos sob os regimes capitalistas e socialistas. São abordados os processos relacionados ao fim dos Impérios clássicos na I Guerra Mundial, a configuração do Estado de Bem Estar Social e as experiências de planejamento, gestão e autoritarismo estatal no século XX durante e após a Guerra Fria. Desenvolvem-se análises sobre as crises do Estado na contemporaneidade, o fim da URSS, o neoliberalismo e outros processos relacionados a poder, sociedade e espaço.

GEOGRAFIA URBANA A disciplina visa oferecer possibilidades para o conhecimento da urbanização a partir do esclarecimento de suas relações com o processo de (re) produção social. Para tanto, a urbanização será considerada na perspectiva teórica da (re)produção do espaço como processo histórico que se estabelece articulando indissociavelmente os planos econômico, político e social. Nesse sentido, a abordagem considerará o espaço urbano enquanto produto, meio e condição geral para a acumulação capitalista, bem como para a (re)produção social de modo mais amplo, procurando sublinhar as contradições aí implicadas. Destaque especial será dado à realidade urbana brasileira , especialmente a que se constitui a partir da metrópole de Belo Horizonte, buscando trazer para o centro do debate as especificidades de nossa formação social e seus (des)caminhos, bem como os (des)encontros teóricos, conceituais e metodológicos da Geografia nesse movimento. Carga horária de trabalho de campo: 24 horas.

GEOMORFOLOGIA E DINÂMICA DE VERTENTES A disciplina visa desenvolver nos alunos competências voltadas para o reconhecimento, a compreensão e a explicação da gênese e dinâmica das vertentes e de sua organização espacial, envolvendo o conhecimento dos agentes e processos morfodinâmicos exógenos e endógenos, incluindo o papel do homem como agente transformador do modelado. Nesse contexto, a aquisição de conceituações e terminologias específicas da Geomorfologia e o estabelecimento de relações com o relevo brasileiro são fundamentais. Carga horária de trabalho de campo: 24 horas.

GEOMORFOLOGIA TECTÔNICA E ESTRUTURAL A disciplina visa explicitar as relações existentes entre a gênese do relevo e as manifestações da tectônica, entendida como todo tipo de movimentação da crosta terrestre, e dos condicionantes litoestruturais nos diferentes domínios geotectônicos do Planeta. Discute as diferenças de enfoque entre abordagens morfoestrutural e morfotectônica. Trata, mais especificamente, das manifestações geomorfológicas reproduzidas em escala regional, sob forte condicionante geológico.Carga horária de trabalho de campo: 24 horas.

GEOPROCESSAMENTO A dsiciplina visa oferecer os princípios de cartografia digital para o geoprocessamento: cartografia digital de comunicação e para a composição de Sistemas de Informações Geográficos. Bases conceituais e teóricas sobre os sistemas de CAD, Desktop Mapping e SIG. Montagem de base de dados alfanuméricos e associação com bases cartográficas. Montagem de SIG vetorial. Montagem de SIG matricial. Métodos de conversão de dados e representações. Elaboração de mapas temáticos a partir de consultas por geoprocessamento. Elaboração de análises espaciais apoiadas por modelos em geoprocessamento.

INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL A disciplina tem como objetivo desenvolver nos discentes competências voltadas para a análise, compreensão e aplicação das metodologias de levantamento do meio ambiente aplicadas à instrumentalização da gestão ambiental. Neste contexto, aborda os diferentes instrumentos apresentados pela legislação, como o Plano Diretor, Ordenamento Territorial, Avaliação de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Sistema de Gestão Ambiental em Empresas, entre outros, permitindo que o discente reflita sobre as suas possíveis formas de atuação, voltadas à gestão ambiental. Carga horária de campo: 16 horas/aula.

INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA Amostragem; Estatística Descritiva:tabelas e gráficos, medidas de síntese numérica. Introdução ao cálculo de probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Inferência estatística.

INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA A disciplina objetiva o reconhecimento das diversas práticas do fazer geográfico em sua historicidade, fundamentando o trajeto do aluno durante o curso. Deverá proporcionar aos alunos o contato com o desenvolvimento histórico do conhecimento geográfico, seu processo de institucionalização e o estado atual de sua elaboração, assim como possibilitar a reflexão sobre a natureza e os propósitos daGeografia, na perspectiva dos recortes dos objetos de estudo, discutindo as possibilidades metodológicas da interpretação geográfica. Serão desenvolvidas atividades de leitura, debate, pesquisa bibliográfica e de campo. Carga horária de trabalho de campo: 16 horas.

METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA A disciplina visa desenvolver junto aos alunos a construção da ciência moderna: a natureza da ruptura epistemológica. Ciência moderna e universidade contemporânea: os diversos significados da pesquisa. A importância e os papéis do método e das metodologias de pesquisa. Pesquisa e projetos de pesquisa em Geografia: possibilidades de estruturação. Delimitação teórica de temáticas e de objetos de pesquisa. Peças articuladas de um projeto de pesquisa: objetivos, metodologia, justificativa. Exeqüibilidade de projetos de pesquisa. Texto e linguagem em projetos de pesquisa e na pesquisa geográfica. Formatação e normas. Discussão e avaliação de projetos de pesquisa: simulações.

PEDOLOGIA A disciplina introduz e procura habilitar o aluno a entender o solo como entidade integrada da paisagem, identificando os principais fatores ambientais responsáveis pela distribuíção geográfica dos solos, no mundo e principalmente, no Brasil. Utiliza-se da descrição, análise e classificação dos solos, expondo informações quanto às diferentes formas de exploração desse recurso, buscando a correlação entre uso e problemas ambientais. Carga horária de trabalho de campo: 16 horas.

PLANEJAMENTO TERRITORIAL A disciplina visa apresentar e discutir a dimensão histórica e geográfica do planejamento territorial tendo por corolário as teorias e metodologias aplicadas a nível local, regional, nacional e mundial. Análises e aplicações práticas em planejamento do espaço serão efetivadas em campo, com destaque para as realidades locais e microrregionais brasileiras.

REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM GEOGRAFIA A disciplina visa tratar a avaliação e análise da informação geográfica. O problema da pesquisa, análise e tratamento da informação da Cartografia Temática; Leitura, análise e interpretação de cartas temáticas. Formas de representação nas implantações: pontual, linear e zonal; Etapas da elaboração de um documento gráfico, Tipos de Gráficos, diagramas, Construção, análise e interpretação de documentos gráficos. O Tratamento Gráfico de Informação: coleção de mapas, coleção de curvas; construção, leitura, análise e interpretação de documentos cartográficos; noções de sensoriamento remoto e interpretação de imagens; outras formas de representação do espaço geográfico além das obtidas através de fotografias aéreas e imagens de satélite como as usadas pelos grupos sociais (mapas mentais, croquis, perfis, etc.). Carga horária de campo: 8 horas

SENSORIAMENTO REMOTO A disciplina introduz o aluno nos princípios do Sensoriamento Remoto com relação aos processos de aquisição, análise e interpretação das informações da superfície terrestre obtidas pelos diferentes sistemas sensores. Estes fundamentos possibilitarão ao aluno ler, analisar e interpretar os principais produtos do Sensoriamento Remoto de interesse aos estudos geográficos: as imagens aéreas e orbitais. Para tanto se utilizam procedimentos da interpretação visual aliada à noções básicas de processamento digital de imagens. O aluno, ao final da disciplina, deverá ser capaz de elaborar um croquis resultante da interpretação das imagens e material de apoio. Carga horária de campo: 16 horas

TEORIA E MÉTODOS EM GEOGRAFIA A disciplina trata da teoria da Geografia: teoria do objeto. A natureza do objeto da Geografia: a natureza do espaço. Conceitos e categorias da Geografia: espaço, paisagem, região, lugar, território. Temas de interesse da Geografia. Métodos da Geografia: o positivismo e a Geografia Clássica; o positivismo e a Nova Geografia; o materialismo histórico e a Geografia Crítica; a fenomenologia e a percepção ambiental no âmbito da Geografia. a teoria da Geografia sob as referências dos diferentes métodos ou das variadas concepções filosófico-científicas. teoria e métodos da Geografia na contemporaneidade.

Disciplinas Eletivas

Ementa