Dissertações:
A tese é um trabalho acadêmico próprio do doutorado. Ela é específica por trazer uma contribuição inédita por parte do aluno. Em resumo, o doutorando deve defender uma ideia ou um método que seja uma descoberta, algo que se concluiu após realizar um grande trabalho de pesquisa.
A dissertação é o trabalho final próprio dos cursos de mestrado. O autor aqui deve utilizar método investigativo científico experimental, com materiais de pesquisa empírica (uso de entrevistas, coleta de dados, observação sistemática etc.) em seu estudo.
2021
Título: Modelagem geográfica e máxima entropia para contextualização e predição da localização de armazéns em regiões metropolitanas
Autor(es): Isabela Kopperschmidt de Oliveira
Resumo da dissertação: O transporte urbano de cargas (TUC) têm impacto direto no cotidiano das cidades. Ele é o responsável por abastecer desde as atividades mais essenciais até as mais complexas, ademais abastece nossas residências. Entretanto, esta atividade é acompanhada de uma série de externalidades negativas como o aumento de congestionamentos, o aumento da emissão de CO2 assim como os níveis de ruído e vibrações no ambiente urbano, piorando a qualidade do meio ambiente. Dada importância dessa atividade no cotidiano das pessoas é de se esperar que a mesma esteja inserida na agenda dos gestores públicos, entretanto não é essa a realidade. O TUC possui pouca ou quase nenhuma menção nos Planos Diretores municipais, o que demonstra o desconhecimento do fenômeno e a necessidade de se investigar o fenômeno. Na forma da investigação da localização dos Armazéns Logísticos (ALs) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), esta dissertação tem como objetivo analisar como fatores utilizados no planejamento urbano podem contribuir para instalação de armazéns logísticos e assim identificar os potenciais locais em que podem ser localizados armazéns logísticos para auxiliar na introdução do transporte urbano de cargas no planejamento urbano. Para tanto este trabalho utilizou a Modelagem de Máxima Entropia (MME) para obter a representação cartográfica dos potenciais locais onde os ALs se localizam na RMBH. É uma modelagem estatística probabilística de machine learning que utiliza dos conceitos de entropia para desenvolver sua formulação matemática e construir esse modelo com base na nos pontos de localização geográfica do fenômeno e fatores que expliquem o fenômeno, representados de maneira especializada. Seus resultados, além da representação cartográfica com a probabilidade de localização dos ALs no território da RMBH, forneceram curvas responsivas para todos os fatores utilizados na modelagem, com seu efeito marginal para o fator analisado de maneira isolada e no contexto do modelo, que em conjunto com os gráficos de barras de jackknife, permitiram compreender como os fatores influenciam na localização dos ALs. Foram elaborados oito modelos distintos, para avaliar melhor as diferentes interações entre os fatores. Os modelos tinham como objetivo comprovar as seguintes hipóteses: (i) os armazéns logísticos tendem a formar aglomerações em um território metropolitano; (ii) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos ao mercado consumidores; (iii) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos aos embarcadores; (iv) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos à infraestrutura de transporte local; (v) os armazéns logísticos tendem a se localizarem próximos à infraestrutura de transporte regional; (vi) os armazéns logísticos tendem a se localizarem nas áreas urbanas. As seis hipóteses foram comprovadas e os modelos foram validados em função de sua curva ROC (Receiver Operator Characteristic) e o valor de AUC (Area Under the Curve), sendo que todos os modelos puderam ser considerados válidos.

2020
Título: Geotecnologia em perícias ambientais e na análise da qualidade da água: estudos nos reservatórios de abastecimento público da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG
Autor(es): Marcos de Paulo Ramos
Resumo da dissertação: O presente trabalho teve como objetivo analisar a eficiência do emprego de geotecnologias para o aprimoramento dos processos de perícias ambientais e para a análise dos impactos do uso e ocupação do solo na qualidade da água em reservatórios destinado ao abastecimento público. A investigação foi desenvolvida no entorno dos reservatórios de abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. As geotecnologias analisadas foram o emprego de imagens orbitais de Sensoriamento Remoto e o emprego de análise espacial por métricas de Ecologia da Paisagem. Em um primeiro momento, o trabalho apresenta uma proposta metodológica baseada em uma sequência de análises exploratórias de diferentes soluções de geotecnologias aplicadas a perícias ambientais. Foram avaliados critérios como a facilidade de uso, a disponibilidade geográfica e multitemporal dos dados e a qualidade posicional-geométrica dos dados para assegurar medições precisas. Os resultados foram promissores e orientados à criação de um protocolo para recomendação em perícias ambientais. Além disso, levantaram-se os prós e os contras de cada solução de geotecnologia no escopo da perícia ambiental quanto à identificação de maneira simples, direta e persuasiva dos danos ambientais. Em um segundo momento, o trabalho introduziu técnicas avançadas de geoprocessamento baseadas em análise de métricas da paisagem e de mapas de transição para investigar as transformações ocorridas na cobertura e uso do solo na região ambientalmente sensível do estudo. Para desenvolver e demonstrar o uso dessas geotecnologias foi proposta a avaliação dos impactos do uso e ocupação do solo na variação do Índice de Qualidade da Água em diferentes épocas. Os resultados demonstraram a correlação direta entre o padrão de cobertura do solo e a qualidade da água. As métricas de paisagem permitiram analisar características específicas das classes de cobertura do solo, como fragmentação, proximidade-isolamento e parâmetros derivados da geometria espacial dessas classes, como área e perímetro de contato com classes adjacentes. A análise multitemporal permitiu conhecer a dinâmica das mudanças e a qualificação das transições entre as classes. Tais indicadores são de vital importância para o entendimento do histórico e das tendências dos impactos ambientais, e o reflexo dessas mudanças na qualidade da água. De um modo geral, mediante realização desta pesquisa foi possível obter resultados significativos quanto às vantagens e os desafios da utilização das geotecnologias na gestão dos recursos hídricos e quanto ao desenvolvimento de protocolos e recomendações de uso de dados geográficos e métodos de análise para aprimoramento das perícias ambientais, visto que foram utilizados somente softwares e dados geográficos disponíveis gratuitamente. São poucos os estudos nessa área no Brasil, sendo este o pioneiro no contexto do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. O trabalho trata de formas de contribuir com a preservação do meio ambiente, assunto pautado na Constituição Federal, pois o texto constitucional, além de assegurar a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impõe ao poder público e à coletividade o dever de defendê-la e preservá-la para as presentes e futuras gerações.

2020
Título: Avaliação da expansão da micro mobilidade em Belo Horizonte : diagnóstico das lacunas voltadas à mobilidade da cidade.
Autor(es): Luiz Carlos Alves da Silva Junior
Resumo da dissertação: Padrões para tornar uma cidade sustentável têm sido discutidos como subsídio à implementação de soluções considerando o transporte urbano em prol da mobilidade urbana, como redução do volume de veículos e o aumento da eficiência no nível de serviço. Belo Horizonte, assim como outras cidades, tem enfrentado índices crescentes de congestionamentos, tempo de viagem, insatisfação de motoristas de veículos particulares e de usuários dos sistemas de transporte público. Em busca de pensar uma solução para este imbróglio, esta dissertação teve como objetivo avaliar o potencial e os desafios para a expansão da micromobilidade na cidade de Belo Horizonte através do diagnóstico de bolsões logísticos voltadas ao primeiro e último quilômetro de mobilidade da cidade. A metodologia proposta procurou avaliar as condições da cidade para implementar um serviço que atenda às necessidades de deslocamento no primeiro e último quilômetro das viagens pendulares. Foram utilizados procedimentos de identificação do padrão ambiental dos bolsões com mobilidade deficiente. O mapeamento dos bolsões logísticos utilizou dados demográficos associados ao território e à malha viária. Para os quais foram computadas as rotas baseadas em distância em rede dos centróides com as principais vias da cidade. As rotas superiores a 600 metros foram selecionadas e seus respectivos setores censitários analisados por diferentes temas relativos a fatores considerados como impactos de implementação da micromobilidade. Com isso, o estudo foi capaz de produzir resultados qualitativos e quantitativos, que vão desde a avaliar a seleção dos locais de análise dos bolsões logísticos computadas por topologia de rede utilizando setores censitários e malha viária, até o cálculo das métricas locais recorrendo à assinatura ambiental.

2019
Título: Otimização locacional de novas unidades armazenadoras de grãos em Minas Gerais
Autor(es): Marlon Fernandes de Souza
Resumo da dissertação: Apontado como um dos principais gargalos de infraestrutura brasileira, a armazenagem de grãos precisa continuar se desenvolvendo para suportar o avanço do agronegócio brasileiro. O déficit na capacidade de armazenagem e a má localização da rede de estruturas armazenadoras são dois dos principais problemas. A definição da localização de instalações de armazenamento de grãos é uma decisão pouco frequente, mas que merece especial atenção considerando o tamanho do investimento e sua importância em um sistema logístico. A literatura mostra crescentes avanços acerca do tema. Técnicas de análise multicritério espacial permitem o emprego de inteligência geográfica para apoiar a tomada de decisão. A solução de modelos matemáticos complexos se tornou possível devido aos avanços da capacidade de processamento computacional e das técnicas de simulação. O objetivo deste trabalho foi fornecer ferramentas de suporte à decisão na escolha da localização ideal de novas unidades armazenadoras de grãos no estado de Minas Gerais. Para isso a dissertação foi estruturada em quatro capítulos: O primeiro apresenta uma contextualização sobre o tema, o segundo apresenta uma análise da distribuição espacial da oferta de armazenagem pelo estado, o terceiro mostra as etapas de construção de um mapa de adequação para localização de novas unidades armazenadoras através de um modelo espacialmente explícito, e no quarto e último capítulo um banco de dados espaciais, com base em uma rede viária topológica, foi desenvolvido para suportar um modelo de localização-alocação de unidades armazenadoras. Os modelos foram aplicados em Minas Gerais devido à sua importância tanto na agricultura, quanto na logística do agronegócio no Brasil. A pesquisa tem um caráter exploratório-explicativo e a metodologia é de natureza aplicada. Os resultados mostram que dos 853 municípios estudados, 785 apresentam algum nível de déficit de armazenagem, entretanto não foram observados grandes núcleos de concentração de déficit. Na análise de incerteza do mapa de adequação, a mesorregião Sul/Sudoeste de Minas apresentou o maior número de municípios (86) com áreas robustas, de elevada adequação e baixa incerteza, mas em pequenas áreas dispersas pela região. Já a mesorregião Noroeste de Minas apresentou a maior extensão de áreas contíguas. O número de municípios no Noroeste é pequeno devido às grandes extensões territoriais municipais, entretanto é a mesorregião com maior adequação para investimentos em armazenagem no estado.

2018
Título: Análise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneas
Autor(es): Pedro Magalhaes Fortini
Resumo da dissertação: O rápido progresso do processo de urbanização e o consequente aumento da população urbana criam grandes desafios para os responsáveis pelo planejamento urbano. Esses desafios compreendem diversas áreas como meio ambiente, consumo de energia, transporte, etc. A quantidade massiva de informações geradas todos os dias nos ambientes urbanos permite a realização de diagnósticos mais precisos de tais problemas, e ajuda na criação de soluções. No entanto, como tais fontes de informação são heterogêneas, e envolvem um grande volume de dados, existem grandes desafios computacionais para sua utilização. O presente trabalho visa estudar técnicas e métodos que permitam a análise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneas, objetivando criar um modelo genérico para análise de dados urbanos, com foco sobretudo em dados de transporte e trânsito. Para demonstrar a viabilidade, aplicabilidade e validade do modelo, foram criadas duas ferramentas: a Impressão Digital de Trânsito Urbano e o Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos. A ideia principal da Impressão Digital de Trânsito Urbano é comparar o acesso e a mobilidade urbana em qualquer ponto de uma cidade utilizando as modalidades de transporte público (ônibus) e privado (individual). O Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos foi criado com o objetivo de determinar a eficiência das rotas produzidas pelos sistemas de transporte público e privado de uma cidade, comparar a acessibilidade a serviços básicos utilizando tais sistemas de transporte, e contrastar tais informações com dados de qualidade de vida. Os resultados obtidos mostram grandes discrepâncias no esforço que um usuário de transporte público deve fazer para se locomover nas cidades analisadas, em comparação com os modos individuais de transporte. Esses resultados ajudam a explicar as razões por trás da queda acentuada no número de usuários do transporte público nas cidades brasileiras nos últimos anos, conclamando os planejadores urbanos a criar políticas públicas na busca de melhores soluções.

2018
Título: Modelagem geográfica para caracterização e predição de solos moles direcionada para projetos de infraestrutura
Autor(es): Leilson Alves dos Santos
Resumo da dissertação: O conhecimento das características do solo é imprescindível para o planejamento territorial. Os depósitos moles, ou solos moles, como são tradicionalmente denominados, correspondem a solos sedimentares com baixa resistência à penetração, em que a fração argila imprime as características de solo. Embora os solos possuam diversas características que podem levar à sua classificação como sendo mole, na prática estes são conhecimentos técnicos restritos aos campos da Geotecnia. Os projetos de infraestrutura, em especial de transporte como rodovias e ferrovias tradicionalmente são os grandes demandadores de informações sobre ocorrência de solos moles, seja pela abrangência geográfica das vias ou pela necessidade de contar com solos apropriados para receber a infraestrutura viária e o material rodante. Tradicionalmente, a engenharia de transportes apoia-se na geotecnia para as análises pontuais em áreas de solo mole que, embora onerosas, são vitais. Nesse sentido, este trabalho reporta a construção de um modelo explorando uma chave classificatória entre as propriedades pedológicas e geotécnicas dos solos, que resultou em um mapa preditivo do potencial de ocorrência de solos moles para o Brasil. Embora desenvolvido em escala 1:5.000.000 (EMBRAPA), o modelo foi testado em mapas pedológicos com escala 1:250.000 (EMATER) e validado com pontos de campo em trecho da Ferrovia Norte-Sul no Estado de Goiás. O modelo proposto mostrou-se robusto, uma vez que pode ser aplicado em escalas locais e regionais. Identificou-se, ainda, que os solos com maior potencial para ocorrência de solos moles são aqueles com predominância de minerais 2:1 expansivos, geralmente mal drenados e rasos como os neossolos, cambissolos e gleissolos. Constatou-se, ainda, que no Brasil o potencial de ocorrência de solos moles gira em torno de 29% no território nacional. É importante que mais estudos dessa natureza sejam realizados, sobretudo, no interior no país onde há um enorme vazio de dados sobre esse tipo material.

2018
Título: Modelagem de cenário integrado para exploração mineral e geoconservação da Estrada Real – porção centro-norte do Caminho dos Diamantes
Autor(es): Fernanda Mara Coelho
Resumo da dissertação: A beleza paisagística de ambientes naturais tem atraído cada vez mais turistas interessados nos recursos proporcionados pela natureza. Este fato tem contribuído na promoção de atividades turísticas, alavancando de forma indireta a economia. De forma direta, o uso dos recursos naturais tem sua parcela no desenvolvimento econômico por meio da exploração mineral. Em ambientes de rica geodiversidade é importante compatibilizar as atividades de exploração direta com a conservação. A Estrada Real é um conjunto de quatro vias abertas que surgiu entre os séculos XVII e XVIII para ligar o litoral às terras do interior de Minas Gerais em decorrência, primeiramente, da descoberta de veios auríferos na região e, por conseguinte, dos veios diamantíferos. Seu trecho no Estado de Minas Gerais tem grande relevância tanto em relação a seus valores patrimoniais quanto para a mineração. Este contexto revela a necessidade de planejar e organizar o território de forma integrada. Uma das formas de trabalhar este ordenamento se dá por meio da modelagem que tem se mostrado uma ferramenta eficaz no que tange a indicação de potencialidades e limitações do espaço. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo modelar um cenário integrado de forma a indicar áreas prioritárias para geoconservação e para mineração na porção centro-norte do Caminho dos Diamantes, parte integrante da Estrada Real. Para tanto, por meio de álgebra de mapas foi proposto um cenário favorável ao desenvolvimento da mineração e outro cenário favorável para a geoconservação. Para a construção dos cenários foram utilizadas diferentes variáveis considerando, inclusive, aspectos legais. De posse dos dois cenários foi realizada uma análise combinatória que gerou um cenário integrado considerando tanto a mineração como a geoconservação. O resultado final é um mapa que representa um cenário integrado classificado de maneira qualitativa. O território configura, em sua maior parcela, regiões com potencial de transformação, além de outras áreas que indicam aptidão para geoconservação, mineração e combinação de ambas. Acredita-se que esse trabalho possa servir de referência para os municípios trabalhados no sentido de auxiliar na gestão do território buscando compatibilizar as atividades de mineração com a geoconservação.

2018
Título: Why do birds suddenly appear?: mapeando o risco aviário no entorno dos aeroportos da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Autor(es): Matheus Miranda da Silva
Resumo da dissertação: A atenção à segurança de viagens aéreas requer o foco em diversas adversidades relacionadas a este evento como, por exemplo, a colisão de aeronaves com a fauna, principalmente de aves. Das diversas causas deste fenômeno, destaca-se a cobertura do solo nas proximidades dos aeródromos como fator potencializador de atração dessas espécies para a localidade, agravando o problema da segurança viária. Contudo, a relação entre os padrões de cobertura do solo e o risco de colisão entre aeronaves e aves é ainda uma lacuna na literatura, e precisa ser investigada para fomentar políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo a determinação dos fatores com potencialidade para atração de aves nos principais aeroportos da região metropolitana de Belo Horizonte – MG, a partir do emprego de técnicas de análise ambiental e ferramentas geoespaciais. Análises espaciais envolvendo o mapeamento do uso da terra e determinação de outras variáveis ambientais foram utilizadas para o cálculo da favorabilidade de atração de aves nos diferentes aeródromos estudados. Além disto, análises estatísticas foram empregadas para analisar os raios de segurança dos aeroportos. Com os resultados do estudo, pôde-se elucidar as relações entre a estrutura da paisagem, densidade de vegetação e suas associações com áreas de alto e baixo potencial de atração de aves, assim como discutir a determinação de áreas de segurança e planejamento para o risco aviário. Adiante, foi observado que a efetividade de raios de segurança dos aeródromos é dependente das condições de uso da terra no entorno dos aeroportos, devendo-se observar tais fatores no planejamento de segurança aeroportuária.

2018
Título: Mobilidade urbana por ônibus em Belo Horizonte: uma proposta de modelo preditivo de viagens e fluxos
Autor(es): Giovanni Candido Miranda
Resumo da dissertação: O rápido processo de urbanização do Brasil tem a desigualdade socioespacial como mais marcante característica. As diferentes condições de acessibilidade e mobilidade da população seguem essa característica e têm como resultado as diferenças no acesso a oportunidades. O uso crescente do transporte individual nas grandes cidades brasileiras provoca consequências econômicas, sociais e ambientais que afetam diretamente os usuários do transporte público. Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais/Brasil, o aumento da utilização do automóvel e da motocicleta entre os anos de 1992 e 2012 foi acompanhado pela redução do número de passageiros do transporte coletivo. Portanto, entender a dinâmica da demanda por transporte público e projetar tendências se faz necessário para a proposição de políticas públicas que tenham como propósito obter ganhos de eficiência na mobilidade urbana, tornando-a mais democrática e justa. O presente trabalho propõe modelos preditivos para estimar o número de viagens do transporte público por ônibus em Belo Horizonte e os fluxos/trajetos potenciais com origem na Regional Venda Nova, localizada no mesmo município. Para a construção do modelo, foram utilizados dados da matriz de deslocamentos por ônibus relativos aos campos e às áreas homogêneas do município, obtidos nas Pesquisas Origem e Destino dos anos de 1992, 2002 e 2012. Os resultados do modelo preditivo de viagens por ônibus demonstram a desaceleração na queda observada no número de deslocamentos por esse modo de transporte, bem como a continuidade do processo de desconcentração das viagens do centro de Belo Horizonte, ambos observados entre 1992 e 2012. Por sua vez, o modelo de fluxos/trajetos potenciais por ônibus com origem na Regional Venda Nova demonstra a concentração dos deslocamentos nas principais vias de acesso, como as avenidas Dom Pedro I, Vilarinho e Presidente Antônio Carlos. A metodologia desenvolvida possibilita a replicação para estimação de viagens aos demais municípios da RMBH e de fluxos às demais regionais de Belo Horizonte. Os modelos desenvolvidos permitiram identificar áreas prioritárias com maior necessidade de intervenções relacionadas ao transporte público e ao trânsito, de maneira a contribuir para o planejamento estratégico da mobilidade na metrópole.

2018
Título: Uso de técnicas de modelagem e análise espacial na seleção de áreas ideais para construção de aterros sanitários em regiões metropolitanas densamente povoadas
Autor(es): José Nunes de Aquino
Resumo da dissertação: No Brasil cerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são descartadas de forma inadequada todos os dias, correspondendo a mais de 40% do lixo coletado. Mesmo com aumento de 6,2% ao ano no volume de resíduos dispostos de forma adequada, esse índice tem evoluído a passos lentos, e o volume absoluto de resíduos dispostos de forma inadequada tem aumentado gradativamente. Do ponto de vista econômico, os Aterros Sanitários são a solução ambientalmente correta mais viável, uma vez que são dotados de tecnologias que previnem principalmente a contaminação do solo e dos recursos hídricos subterrâneos. No entanto, a escolha da área para a construção dos mesmos ainda é um dos maiores entraves à sua disseminação. Esta pesquisa científica tem como objetivo determinar áreas ideais para a construção de aterros sanitários na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O método proposto se baseia no método de análise multicritério e num ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para selecionar áreas potenciais para a construção de aterros sanitários. Para isso, serão examinados os critérios preconizados na legislação vigente e nas normas construtivas deste tipo de empreendimento. A partir da combinação de variáveis ambientais, sociais e econômicas, de ordem restritiva e fatorial, o modelo proposto localizou 14 áreas potenciais para a instalação de aterros sanitários na RMBH. Adicionalmente, realizou-se uma análise da qualidade do mapa temático gerado por meio de processo empírico e amostral, sendo considerados satisfatórios os resultados obtidos.

2018
Título: Estimativa de geração de viagens de veículos de carga em áreas urbanas utilizando modelagem geográfica e modelo linear generalizado
Autor(es): Victor Lima Migliorini
Resumo da dissertação: O tema logística urbana tem ganhado importância na gestão de transportes e na definição de políticas públicas nas médias e grandes cidades no Brasil e no mundo. Estimar com precisão o número de viagens de veículos de carga que atendem os estabelecimentos comerciais é uma das necessidades apontadas pelos planejadores de transporte. O processo usual para estimar o número de caminhões gerados emprega a técnica de regressão linear que, embora adequado em alguns casos, apresenta uma limitação quanto à heterogeneidade do contexto urbano, bem como o comportamento de não linearidade das variáveis envolvidas no problema. Além disso, pesquisas recentes sobre modelos lineares generalizados, aplicadas em outras áreas de transporte, apresentaram resultados promissores, porém, ainda não foram avaliadas no contexto das viagens de veículos de carga. Neste sentido, este estudo apresenta modelos para estimar a geração de viagens de veículos de carga de supermercados em áreas urbanas, comparando os resultados obtidos por meio de modelos lineares, lineares generalizados e geograficamente ponderados. Por meio de dados de geração de viagens de veículos de carga para supermercados de Belo Horizonte e de dados socioeconômicos, foram desenvolvidos cenários utilizando os três métodos de modelagem. A comparação dos resultados mostrou que o modelo linear generalizado e o modelo geograficamente ponderado apresentam ganhos relativos quando comparados ao modelo linear tradicional. Estatisticamente, o modelo linear generalizado apresentou resultados ligeiramente melhores do que o modelo geograficamente ponderado. Porém, ao contrário do modelo linear generalizado que fornece um número único de geração, o modelo geograficamente ponderado produz uma superfície contínua com estimativa local de viagens de veículos de carga por pixel. Isso pode mudar o paradigma e inovar a forma como a geração de veículos de carga é modelada. Por fim, por meio da análise das variáveis independentes utilizadas nos modelos, constatou-se que quanto maior a renda e a densidade populacional, de empregos e de pessoas fazem compras, menor a taxa de geração de viagens de veículos de carga na região.

2017
Título: Modelagem da relação da rede ferroviária de transportes e das mudanças no uso e cobertura do solo na divisa dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia
Autor(es): Ícaro Neri Pereira de Souza
Resumo da dissertação: A divisa dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA) é considerada como a nova fronteira agrícola brasileira, sendo, ao longo do tempo, foco de projetos do governo neste sentido e alvo de agentes da iniciativa privada. Ao mesmo tempo, estão ocorrendo vários projetos de expansão ferroviária na região, com os projetos das Ferrovias Norte-Sul (FNS), Ferrovia Transnordestina e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além dos pátios ferroviários e dos terminais intermodais, obras que certamente irão mudar a configuração espacial da região. Apesar de alguns projetos já estarem concluídos e operacionais, vários destes estão atualmente inacabados ou somente em planejamento. Neste contexto, este trabalho desenvolveu em ambiente SIG uma modelagem espacialmente explícita para descrever a relação das infraestruturas ferroviárias de transporte com as mudanças de uso e cobertura do solo no Matopiba. A investigação teve como objetivo estudar o efeito da rede ferroviária na retração do bioma Cerrado, no avanço agropecuário e gerar cenários futuros simulando uma operacionalidade da rede ferroviária. Foram utilizados os softwares Microsoft Excel, ESRI ArcGis e Dinamica EGO. A modelagem usou o método Baysiano dos pesos de evidência para explorar os determinantes espaciais das transições entre classes de cobertura do solo e o papel das infraestruturas ferroviárias de transporte nessas mudanças. Foram gerados dois modelos: um para o período 2000-2010 e outro para o período 2000-2012. Os resultados mostram que houve uma expansão proporcionalmente muito maior das áreas de produção agropecuária no período 2010-2012 em relação ao período 2000-2010 além de mostrar que a rede ferroviária apresentou alto peso para a retração da vegetação florestal e para a expansão de algumas classes relativas à produção agropecuária. As simulações futuras, nos cenários que consideraram a operacionalidade das ferrovias presentes e planejadas para a região mostraram uma tendência de rearranjo espacial da produção agropecuária em torno das áreas das infraestruturas ferroviárias.

2017
Título: Classificação em área urbana apoiada em imagens aéreas e dados LIDAR
Autor(es): Thaisa Santos Faria
Resumo da dissertação: Nos grandes centros urbanos, os mapeamentos de uso do solo são amplamente utilizados para planejamento e gestão do território. Para tanto, várias leis foram criadas para indicar diretrizes para que a cobertura e o uso do solo garantam a qualidade de vida dos cidadãos e a permanência dos recursos para futuras gerações. Nesse sentido, desenvolver uma metodologia para o melhor entendimento da paisagem urbana constitui objetivo de grande utilidade para que o poder público tome decisões. Assim, a proposta dessa pesquisa é elaborar uma metodologia de classificação orientada a objetos baseada na modelagem fuzzy que considere ainda elementos tridimensionais para melhor categorizar os tipos de cobertura e uso do solo. Adiciona-se a isso a etapa de validação, para analisar a qualidade temática da metodologia proposta. A área de estudo para esta pesquisa compreendeu o Bairro Planalto, no município de Belo Horizonte, pela sua variabilidade de cobertura e uso do solo. Os temas relativos à extração de informação de imagens de alta resolução, aos dados LIDAR, à classificação orientada a objetos, à lógica fuzzy e à validação dos dados com base em amostras aleatórias estratificadas são norteadores dessa pesquisa. Com isso, foi elaborada uma segmentação detalhada para a escala de análise; ponderada a utilização dos descritores de classes; consolidada uma metodologia de classificação com consideração de atributos tridimensionais provenientes do LIDAR e bases cartográficas; e realizado um mapeamento da cobertura e uso do solo com possibilidade de aplicação em outras localidades. Dentre os índices globais de validação temática, destaca-se o coeficiente kappa de ajuste, cujo valor encontrado foi 62%, resultado considerado substancial. Outros índices por classe foram analisados com o objetivo de avaliar a qualidade da classificação. Comparada à classificação oficial utilizada no município de Belo Horizonte, o resultado da pesquisa apresentou resultados superiores, principalmente em aspectos relacionados ao nível de detalhamento do mapeamento, à metodologia de validação temática aplicada e às classes de cobertura e uso do solo, que permitem observar fenômenos como a verticalização, impermeabilização do solo, entre outros.

2017
Título: Influência da localização de instalações logísticas na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Autor(es): Odirley Rocha dos Santos
Resumo da dissertação: Associado à expansão urbana está o espraiamento logístico (logistics sprawl, em inglês), definido como a tendência histórica da expansão espacial das instalações logísticas em áreas metropolitanas. Considerando que o planejamento do transporte de carga deve estar em sintonia com o planejamento urbano e da mobilidade sustentável de uma região, soluções para reduzir espraiamento logístico se fazem necessárias. Assim, a manutenção das instalações logísticas próximas à infraestrutura de transporte e ao destino das mercadorias é importante para a sustentabilidade da economia em uma região. Nesta dissertação é analisado o espraiamento logístico na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e respectivo Colar Metropolitano para o período entre 1995-2015. Utilizando dados secundários, adquiridos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), adaptou-se a metodologia de classificação das instalações logísticas à um dos cenários característicos da realidade brasileira. O trabalho trouxe como proposta investigar a magnitude do espraiamento logístico na RMBH e compará-lo aos padrões de fenômenos constatados na Europa, América do Norte e Japão. Técnicas de análise espacial foram utilizadas para determinar o centro médio da localização dos equipamentos logísticos e a respectiva dispersão espacial. Os resultados indicaram aumento considerável do número de instalações logísticas, com pequeno espraiamento logístico e permitiram conhecer as características destes armazéns na área de estudo e analisar os efeitos das políticas públicas de uso e ocupação do solo no transporte urbano/regional de mercadorias, assim como analisar sua relação com dados demográficos e econômicos, sistema viário e o planejamento urbano e da mobilidade da região.

2016
Título: Métodos de sensoriamento remoto no mapeamento de veredas na APA Rio Pandeiros
Autor(es): Jefferson William Lopes Almeida
Resumo da dissertação: Pesquisas voltadas para o uso do sensoriamento remoto na caracterização, delimitação ou distinção das veredas das demais fitofisionomias do cerrado ainda são escassas. Diante disso, este trabalho objetivou distinguir o subsistema vereda, na Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Pandeiros, por meio de produtos e técnicas oriundos de sensoriamento remoto. Para isso, recorreu-se a uma gama de produtos orbitais como as imagens óticas do RapidEye sensor REIS (RapidEye Imaging system), imagens do Landsat-8 sensor OLI (Operational Land Image) e dados oriundos do modelo SRTM (Shuttle Radar Topography Misson). Estes produtos foram preparados, através de técnicas de processamento digital de imagens (PDI) a fim de receberem operações automatizadas. Dessa forma, tornou-se possível gerar um conjunto de 18 atributos composto por: bandas dos sensores OLI e REIS, índices de vegetação (NDVI, SAVI, EVI, NDWI), componentes de mistura espectral e imagens frações advindas de transformações por componentes principais. Destaca-se que no arcabouço metodológico procurou-se realizar o conhecimento prévio da realidade espacial do subsistema vereda com visitas a campo. Diante disso, em laboratório, para auxiliar na distinção da classe vereda, construiu uma zona de influência (buffer de 500m) ao longo da rede de drenagem. Posteriormente, realizou-se a classificação de imagens por meio do método Máxima Verossimilhança (MAXVER) e árvore de decisão. Os resultados alcançados possibilitaram a verificação comparativa do poder discriminatório de ambos classificadores no mapeamento de veredas. A acurácia da classificação foi avaliada por meio da matriz de erros de classificação e do coeficiente Kappa. Para tal, com auxílio de receptores do sistema GPS efetuou-se três campanhas na área de estudo com o propósito de colher evidências de campo e validar os resultados. A classificação pelo método árvore de decisão alcançou um resultado mais ajustado em comparação ao método MAXVER, assinalando uma acurácia total de 93% e produzindo coeficiente Kappa de 0.9190. Em relação a acurácias individuais das classes, o classificador árvore de decisão mostrou um resultado satisfatório no tocante à identificação de veredas. No entanto, algumas áreas mapeadas como vereda, não condizem plenamente com a realidade, apresentando erros espaciais destoantes do indicador Kappa. Como é o caso, de algumas regiões em torno do afluente principal do Rio Pandeiros que foram englobadas, mas não são ambientes característicos do subsistema. Todavia, os erros encontrados não inviabilizam o uso do modelo de árvore de decisão proposto para este estudo. Dessa forma, espera-se que o método e os resultados encontrados nesse estudo contribuam efetivamente para o mapeamento, conservação e recuperação do subsistema vereda, ambiente de suma importância ecológica.

2016
Título: Modelagem de dados geográficos para a definição do corredor do rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso da Alça Sul
Autor(es): José Irley Ferreira Júnior
Resumo da dissertação: Medidas de planejamento em transporte no Brasil não são atuais. O desafio de desenvolver uma malha de transportes no interior do país teve início durante o período colonial, ainda com apoio de técnicas rudimentares de planejamento e de implementação dos projetos. No cenário atual, embora o planejamento de transportes esteja apoiado por recursos informatizados, o processo de decisão depende exclusivamente de operações e interpretações manuais. O processo tem se mostrado frágil e deficiente quando confrontado com a demanda atual das políticas pública, de transportes e ambiental. O recente crescimento econômico do país mobilizou o desenvolvimento de projetos de infraestrutura de transportes, em sua ampla maioria implementados sem a preocupação com o emprego de técnicas de planejamento adequadas às políticas vigentes no país. Visando oferecer produtos e processos mais abrangentes como suporte ao planejamento de transportes, a comunidade acadêmica tem se debruçado nas últimas décadas no aperfeiçoamento de modelos de suporte a decisão com base em geoprocessamento, ampliando o tradicional espectro das análises de custo-benefício para análises complexas de estudos de viabilidade e cenários preditivos. O desafio do planejamento tem sido a busca por soluções eficientes e sustentáveis que promovam o projeto da infraestrutura de transporte através do equilíbrio entre os interesses divergentes da perspectiva de proteção ambiental, de planejamento urbano, da economia regional, resguardando questões chave como a eficiência logística e a segurança. Este trabalho aborda uma investigação realizada junto a um projeto vigente do Rodoanel-Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A proposta integra inteligência geográfica na modelagem de soluções para a modernização do processo de planejamento de transportes. O objetivo foi desenvolver uma solução multivariada, recorrendo a 21 variáveis organizadas em 4 cenários, sendo: Biofísico, Mercadológico/Suporte Logístico, Restrições Ambientais e Socioeconômico. A solução apresenta um modelo que agrega análise multicriterial, apoiada na técnica Analytic Hierarchy Process (AHP), a um Sistema de Informação Geográfica (SIG) e aplicativo de Modelagem. A área de estudo apresenta terreno com declividade elevada, contém unidades de conservação ambiental, concentra áreas rurais e áreas com densidade populacional elevada, possui importantes parques industriais e áreas de interesse minerário, e engloba a conexão entre a BR040 e a BR381, duas das mais movimentadas rodovias do estado. A região tem sido alvo de fortes vii pressões e conflitos de interesse pela necessidade de expansão urbana, simultaneamente, de proteção ambiental, onde as autoridades de transporte admitem a necessidade de uma solução logística para aliviar o então saturado anel rodoviário da RMBH. Os resultados mostram que a abordagem pode automatizar de forma segura o projeto dos corredores de viabilidade com excelente qualidade através da combinação de grande volume de dados e com a participação de um grande número de atores no processo de planejamento. O modelo desenvolvido demonstrou que é possível trabalhar com transparência, uma vez que os dados, as variáveis e as regras devem ser claros e explícitos para facilitar a discussão entre os atores do processo. O modelo também evidenciou que é possível calcular cenários preditivos proporcionando uma visão detalhada das várias condicionantes compreendidas no projeto rodoviário, antes da efetiva fase de construção.

2016
Título: Coordenação de dados, valores e participação de atores na tomada de decisão em estudos de alternativas locacionais de linhas de transmissão: uma proposta utilizando modelagem espacial e análise multicriterial
Autor(es): Felipe Ramos Nabuco de Araújo
Resumo da dissertação: Esta dissertação propõe uma análise quanto a potencialidade da modelagem espacial de corredores para a qualificação da etapa de estudos de alternativas locacionais de linhas de transmissão de energia (LTs). As dificuldades verificadas no licenciamento ambiental de novos projetos, a ampliação do sistema de transmissão nacional e a falta de trabalhos científicos direcionados para a pesquisa de técnicas que desenvolvam alternativas locacionais de LTs são as questões motivadoras desta pesquisa. Constatou-se que o fluxo decisório atualmente instituído para a implantação de novas LTs, desde as etapas de planejamento energético até a operação do empreendimento, envolve diferentes entidades públicas e privadas que atuam de forma não integrada em um processo multinível de análises e decisões. Complementarmente, a investigação de alternativas de corredores, etapa do estudo locacional que antecede a definição de traçado, demanda a consideração de múltiplas variáveis como critérios ambientais, sociais e econômicos. A modelagem de alternativas de corredores desenvolvida neste trabalho, na forma de estudo de caso, foi fundamentada por técnica de análise multicriterial, envolveu a consulta a especialistas de 4 entidades participantes no processo supracitado e foi executada para dois diferentes cenários. O resultado obtido demonstrou a aplicabilidade do modelo para apoio ao planejamento de projetos de transmissão, a sua aptidão para considerar a complexificação presente em estudos deste porte, o seu potencial de agregação de análises e decisões dos diferentes atores que integram o processo decisório e sua capacidade de compreensão e transparência. Destaca-se antecipação e integração da atuação técnica dos atores na formulação de alternativas, em contraste ao fluxo atual, onde esta participação ocorre tardiamente em fases posteriores. Identificaram-se questões relevantes de reflexão para melhoria da metodologia, com destaque para a necessidade de estudos direcionados para a inserção de novas variáveis importantes à análise.

2015
Título: Distribuição e contexto geológico-geomorfológico das ocorrências de bauxita na região de Espera Feliz, Minas Gerais/Espírito Santo
Autor(es): Fabricio Sousa da Silva
Resumo da dissertação: Este trabalho realizou uma caracterização geológico-geomorfólogica das ocorrências bauxíticas na divisa sul dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, na região compreendida como Espera Feliz, nas proximidades da Serra do Caparaó, a partir de dados multiespectrais do Sensor Aster, Difração de Raios-X e espectroscopia. A técnica de Classificação SAM (Spectral Angler Mapper) foi aplicada, a partir de curvas espectroscópicas referenciais de 5 pontos de bauxita coletados na àrea, às 9 bandas do Sensor Aster para espacialização de ocorrências. A difração por Raios-X evidenciou a presença dos seguintes minerais constituintes da bauxita local: Gibbsita, Caulinita, Hematita, Goethita, Água e Quartzo identificados também em seus pontos de absorção espectroscópicos os quais demonstram ainda a existência de um diferenciado nível de degradação entre as amostras coletadas em campo. A degradação relaciona-se principalmente com meio geomorfológico em que estão alocadas. Os resultados obtidos na classificação SAM distribuíram-se sobre todos os compartimentos geológicos da região e, após trabalho de campo, verificaram-se a relação de ocorrências bauxíticas como sendo associadas principalmente as formações geológicas da região do Caparaó, a saber: Ortognaisses da Suíte Caparaó e Granitos, uma vez que se mostram mais proeminentes na gênese bauxítica, como demonstram pesquisas anteriores. A mineralogia essencial da bauxita foi confirmada tanto espectral quanto mineralogicamente, confirmando assim a consonância entre as técnicas na caracterização mineral e servindo de subsídios na identificação da ocorrência espacial desses minerais aluminosos a partir de imagens orbitais.

2015
Título: Modelagem e análise geográfica integrada das variáveis ambientais e socioeconômicas para o mapeamento da ocorrência de morcegos em Belo Horizonte
Autor(es): Jorge Luís Costa Pinto
Resumo da dissertação: O processo de urbanização possui consequências, uma delas refere-se à presença de animais silvestres no ambiente urbano. Dentre outros animais, os morcegos (Ordem Chiroptera) adaptaram-se à vida nas cidades. Assim como em seu habitat natural, nas cidades os morcegos também exercem importantes funções ambientais como a dispersão de sementes, polinização e controle de insetos, no entanto, os morcegos também podem ser transmissores de zoonoses. Investigar as relações entre esses animais e as variáveis que compõem o ambiente urbano faz parte da ecologia urbana, e faz-se necessário para que sejam produzidos dados capazes de auxiliar planos de manejo e consequentemente estabelecer uma relação harmônica entre homem e animal. Pouco se conhece sobre o comportamento espacial dos morcegos nas cidades, onde se concentram e o que favorece sua concentração ou dispersão. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou mapear a ocorrências de morcegos em Belo Horizonte considerando variáveis ambientais e socioeconômicas através de Sistema de Informações Geográficas e análise multicritério. O mapa gerado, apresentou acerto superior a 80% ao representar áreas de concentração média e alta de morcegos. Entre oito variáveis analisadas, as que apresentaram maior influencia na composição das áreas onde os morcegos se concentram foram, rendimento médio mensal, densidade demográfica e cobertura vegetal e uso da terra. A modelagem desenvolvida para elaboração do mapa se mostrou eficaz para subsidiar ações de controle e vigilância dos morcegos na cidade. O modelo proposto é flexível e passível de ser aplicado para outras cidades ou espécies.

2015
Título: Modelagem de fogo florestal em clima tropical: avanços para um modelo baseado em processos
Autor(es): André Carvalho Silveira
Resumo da dissertação: O fogo florestal se apresenta como um sistema natural importante para o estudo das interações biosfera-atmosfera. Quando considerados seus efeitos à conservação da biodiversidade, ao balanço do ciclo hidrológico, e ao estoque de carbono na superfície, seu impacto é ainda mais relevante em florestas tropicais. O feedback positivo entre uso e cobertura do solo, clima e fogo ameaça o equilíbrio da floresta, e justifica pesquisas sobre o tema. A integração entre trabalhos de campo e modelagem espacialmente explícita permite abordar o fenômeno sob o ponto de vista de processos, sem restringir a abrangência espacial e temporal. Dessa maneira, o modelo FISC foi desenvolvido para o estudo de fogo florestal em clima tropical, e tem demonstrado bons resultados para estimar a ocorrência de fogo na Amazônia, bem como para simular o espalhamento do fogo na região do alto rio Xingu. Novas demandas em relação à continuidade, resultados e desempenho do modelo guiaram os avanços desenvolvidos para o FISC neste trabalho. Nesse sentido, a base de dados climáticos foi substituída, processos modelados foram revisados e novos aspectos da dinâmica do fogo foram inseridos ao modelo. Assim, todos os métodos numéricos, referentes aos componentes de ignição e de espalhamento do FISC, foram revisitados e recalibrados a partir de novos dados disponíveis para a área de estudo. Como resultado, além da boa aderência obtida para padrões observados de intensidade e sazonalidade de fogo, o FISC foi capaz de representar o impacto de secas anômalas referenciadas para o Xingu ao regime de queimadas na área. Dentre as melhorias apresentadas pelos mapas produzidos pela simulação, destaca-se o novo padrão espacial alcançado para as cicatrizes de fogo simuladas. Os avanços obtidos para o FISC permitem não apenas elevar a qualidade de cenários de fogo florestal em relação a políticas de uso do solo e tendências climáticas, como também expandem aplicação do modelo a estudos ecológicos de interação com o fogo por métricas de paisagem. Enfim, foi avaliado também o uso do modelo em ambiente operacional, como possível contribuição a esforços permanentes de monitoramento e prevenção de incêndios florestais.

2015
Título: A atividade minerária e a dinâmica demográfica/econômica em Conceição do Mato Dentro (MG)
Autor(es): Mariana Sena Lara
Resumo da dissertação: A história do município de Conceição do Mato Dentro (CMD) se confunde com a realidade de muitas cidades mineiras pertencentes ao ciclo da mineração, em especial o ouro durante o século XVIII. Atualmente o município é um polo de atração de investimentos para a região, marcado por um cenário econômico de atividade de exploração de minério de ferro e do turismo ecológico. Há muita polêmica e indagações quanto ao efetivo papel da mineração para o desenvolvimento dos espaços onde ocorre: economias de base mineradora têm muito mais problemas do que vantagens para conduzir o processo de desenvolvimento econômico ou social? Limitam a capacidade de expansão de outros setores produtivos? É fator impulsionante no desenvolvimento? Afora as controvérsias sobre essa temática, o fato é que o empreendimento minerário gera impacto de muitas formas (positivos e negativos) nos municípios e regiões que se instalam, como a elevação da taxa de migração. No Brasil, os estudos sobre migração tendem a analisar o processo em escala menor, com pouca frequência no nível municipal. Porém, a realidade é que os migrantes ponderam suas escolhas guarda forte apelo aos aspectos inerentes à escala local. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo principal avaliar os possíveis impactos decorrentes da atividade minerária na dinâmica migratória de CMD, incluindo a identificação dos perfis sócio/ocupacionais e condições ambientais da população local, migrante e não migrante. Os resultados, ainda que de forma preliminar, já permitiram identificar reflexos diretos e indiretos decorrentes da atividade minerária em CMD, mesmo em seu estágio embrionário. Ainda que o volume dos fluxos seja pouco expressivo, dado o tamanho da população residente no município, observa-se expressivo incremento na imigração na última década censitária. Considerando o setor censitário analisado, nota-se, ainda, distinção positiva nas condições sociais e ambientais dos migrantes recentes, que apresentaram elevada vinculação ocupacional como setor mineral.

2014
Título: Modelagem da cobertura do solo urbano no Vetor Norte da RMBH e projeções de cenários futuros considerando as novas infraestruturas viárias previstas
Autor(es): Daniel Martins Sampaio
Resumo da dissertação: O aquecimento econômico observado nos últimos anos vem interferindo no modelo de ocupação urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Neste contexto econômico, a valorização da terra aliada à atuação do mercado imobiliário tem contribuindo para uma acelerada ocupação urbana no Vetor Norte da RMBH. Daí surge uma preocupação de como preservar os recursos naturais, que são condição fundamental para a qualidade de vida da sociedade, e manter o crescimento urbano na região. Além da ação do mercado imobiliário, a expansão urbana no Vetor Norte, vem sofrendo influências de grandes obras públicas previstas e já implantadas na área, tais como o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o Aeroporto-Indústria, a Linha Verde e o Centro Administrativo de Minas Gerais. Este estudo teve como objetivo elaborar um modelo de dinâmica de cobertura do solo para simular cenários de expansão urbana no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e verificar as influências espaciais da implantação de infraestruturas de acessibilidade previstas neste espaço, com um horizonte preditivo para o ano 2031. Utilizando técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e modelagem, foi possível identificar que as maiores mudanças do solo urbano, ocorreram nas porções noroeste e leste do Vetor Norte. De 13 (treze) variáveis explicativas testadas no modelo de expansão urbana, duas tiveram destaque em relação ao potencial de explicação baseado no modelo V de Cramer: as Áreas com ocorrência de mudança de cobertura do solo entre 2001 e 2006 apresentando um índice de 0,3741 e a Distância de centros urbanos e comerciais existentes com um índice de 0,3532. As variáveis utilizadas foram testadas e o modelo de predição de mudança de solo urbano alcançou um índice de acurácia de 82,61% proporcionando a elaboração de um cenário projetado para o ano base 2011. Este cenário foi validado com o mapeamento realizado na imagem de satélite da mesma data é apresentou um índice de acerto de 92,60%, com 7,40% atribuídos a erros de comissão. Após esta análise, foram elaborados três cenários preditivos para 2031, onde verificou-se que a maior tendência de mudança de cobertura do solo urbano poderá ocorrer em parte dos municípios de Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Vespasiano e Santa Luzia. Conclui-se que a análise desenvolvida contribui para o estudo e a aplicação de políticas públicas eficientes para ordenar a expansão urbana prevista.

2014
Título: Modelagem da cobertura da terra e análise da influência do reflorestamento na transformação da paisagem: Bacia do Rio Piracicaba e Região Metropolitana do Vale do Aço
Autor(es): Carlos Henrique Pires Luiz
Resumo da dissertação: As mudanças na cobertura da terra têm provocado alterações ambientais em escala global e por esse motivo tem se tornado foco de atenção para diversas pesquisas. Esses estudos buscam um melhor entendimento da dinâmica das mudanças e suas consequências para temas variados como: conservação da biodiversidade, mudanças no clima e alteração da paisagem. Nesse contexto, os modelos LUCC Land Cover and Use Change possuem ampla aplicação, pois possibilitam que modeladores construam simulações de cenários futuros, utilizando-os não apenas como uma ferramenta de análise, mas, sobretudo, para auxiliar no planejamento. Os municípios da Bacia do Rio Piracicaba e da Região Metropolitana do Vale do Aço RMVA que compõe a área de estudo deste trabalho, abrigam importantes indústrias do setor siderúrgico, de papel e celulose no Vale do Aço em Minas Gerais. Essa região é um importante polo de desenvolvimento econômico no estado, baseado principalmente nas indústrias siderúrgicas e de papel e celulose, que trouxe consigo grandes transformações na cobertura da terra. Dentre essas, a substituição da cobertura vegetal natural por áreas de reflorestamento com eucalipto que tem modificado a paisagem e possivelmente afetado a biodiversidade, reduzindo as áreas de habitat original das espécies. Para modelar e simular as alterações na cobertura da terra, a presente pesquisa utilizou o modelo Land Change Modeler (LCM). A modelagem foi feita baseada em dados da cobertura da terra obtidos a partir de classificações de imagens de satélite (TM/landsat) para os anos de 1985, 2010 e 2013. Para fazer a projeção e simulação das mudanças da cobertura da terra, partiu-se da suposição de que o cenário econômico será mantido até 2035, com a atual demanda por eucalipto. Os mapas e o resultado produzido na simulação foram analisados utilizando métricas da paisagem que permitiram quantificar e caracterizar as mudanças na estrutura da paisagem. Os resultados do mapeamento mostraram que entre 1985 e 2010 houve aumento de cerca de12% nas áreas de reflorestamento com Eucalipto, ao passo que as áreas de floresta diminuíram aproximadamente 9% e as de pastagem 3%. Variáveis explanatórias para calibração do sub-modelo de transição potencial foram testadas e as que apresentaram maior relação com as mudanças, segundo o teste de Cramer-V, foram: 1) áreas de mudança entre 1985 e 2010; 2) distâncias dos núcleos urbanos; 3) distância das áreas com reflorestamento de eucalipto e; 4) distância das pastagens. Utilizando um conjunto de variáveis explanatórias ambientais e socioeconômicas foi possível calibrar o sub-modelo de transição potencial com base em uma abordagem em redes neurais com acurácia média de 94,28%. A validação do modelo foi feita a partir da comparação da cobertura da terra mapeada em campo e simulada para 2013. Uma vez calibrado o modelo, foi feita a simulação da cobertura da terra para 2035 que manteve a tendência do contínuo aumento das áreas de reflorestamento com eucalipto. Os resultados da análise da paisagem mostraram alteração em sua estrutura ao longo do período analisado. Enquanto em 1985 as maiores manchas vegetais eram de floresta, a partir de 2010 as maiores manchas passaram a ser de reflorestamento com eucalipto, refletindo em mudanças nos padrões de conectividade e isolamento dos fragmentos florestais. A simulação apontou para uma tendência de que as áreas de floresta fiquem cada vez mais isoladas e menores, ao passo que as áreas de reflorestamento ficarão cada vez mais conectadas entre si. Embora esse tipo de cobertura possa ser utilizado como habitat por algumas espécies florestais, nem todas se adaptariam as novas condições. A partir dos resultados da simulação observamos a importância de conciliar crescimento econômico e conservação do ambiente. É preciso pesar os benefícios socioeconômicos do reflorestamento com eucalipto frente aos seus impactos ambientais. Caso a demanda por eucalipto continue crescendo no ritmo observado entre 1985 e 2010 é necessário estabelecer limites para não comprometer a qualidade dos remanescentes florestais e seu arranjo espacial na paisagem.

2014
Título: Modelagem de corredores ótimos para linhas aéreas de transporte de energia elétrica
Autor(es): Pedro Bueno Rocha Campos
Resumo da dissertação: Demandado pela notória necessidade de crescimento econômico dos setores produtivos e de infraestrutura, o processo de construção das novas linhas de transporte de energia elétrica está em plena ascensão no país. Só em Minas Gerais, no período entre 2008 e 2012, a Cemig Distribuição SA, investiu mais de R$ 3,3 bilhões em ampliações do sistema elétrico do estado. Os projetos deste setor de infraestrutura devem seguir regulamentações e controle para atender a critérios como baixo custo e baixos impactos socioambientais, os quais a princípio tornam-se conflitantes. Portanto, a aplicação de métodos que permitam prever rotas que atendam de forma otimizada a estes critérios é extremamente necessária. A Análise Multicritério associada à modelagem espacial da dinâmica da paisagem pode fornecer os elementos necessários para este objetivo. O presente trabalho busca, através da análise e extração de elementos da paisagem, otimizar o processo de planejamento de linhas de transmissão fazendo uso de padrões de execução de projetos de linhas já existentes. A análise dos padrões da paisagem é desenvolvida de forma multitemporal, e desta forma permite que o conhecimento acumulado ao longo dos anos de desenvolvimento desses projetos possa ser absorvido no modelo. Um modelo espacialmente explícito e dinâmico foi elaborado, tanto para estudar o comportamento espacial da locação de linhas de transmissão de energia na paisagem quanto para possibilitar a combinação de critérios para otimização de novos projetos, utilizando Análise Multicritério. Seu desenvolvimento utilizou metodologias robustas, como Peso de Evidências e Least Costly Path. Os resultados demonstram, a eficiência do método para identificação dos locais ideais para locação destes empreendimentos, bem como na oferta de subsídios comparativos e alternativas que otimizam os critérios conflitantes. Além disso, o método mostra-se eficiente na identificação de variáveis não consideradas nas tratativas normativas do setor para planejamento e construção de novos projetos de infraestrutura elétrica.
