Especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos seleciona coordenador; inscrições vão de 17 a 24/5

Candidatos devem ser docentes do Departamento de Geografia da UFMG, em atividade

A especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, curso que será ofertado pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG, em parceria com o Caed, abre inscrições, de 17 a 24 de maio, para a seleção de coordenador. A formação, ministrada na modalidade semipresencial.

Os candidatos devem ser docentes efetivos do Departamento de Geografia da UFMG, com disponibilidade para comparecer às reuniões realizadas no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e nos polos de oferta do curso e para dedicar 20 horas semanais às atividades, listadas no item 2 do edital que rege o processo seletivo.

Eles devem possuir ainda graduação em um dos seguintes cursos: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Geologia, Engenharia Geológica, Geografia ou áreas afins e conhecimento sobre educação a distância e sobre a plataforma Moodle.

O selecionado será remunerado por meio de bolsa da UAB/Capes e poderá ser classificado como Coordenador I, para o qual é necessário possuir, ainda, pelo menos três anos de experiência no magistério superior, com o valor de R$ 2.000 mensais, ou como Coordenador II, para o qual são exigidos mestrado em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Geologia, Engenharia Geológica, Geografia ou áreas afins e, no mínimo, um ano de experiência, no valor de R$ 1.550,00 ao mês.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever até as 17h do dia 24 de maio, preenchendo o formulário eletrônico disponível no site do Caed, ao qual devem ser anexada a documentação listadas no item 6 do edital de seleção, reunida num único arquivo, em formato PDF, com tamanho de até 25 MB.

A seleção será baseada em duas etapas, simultaneamente: a primeira, que consiste em análise de currículo e dos documentos enviados no ato da inscrição, classificatória e eliminatória, e a segunda, análise de carta de intenções.

Conforme a retificação ao edital, o resultado preliminar será publicado na página do Caed no dia 1º de junho e o final, após o decurso do prazo para interposição de recursos, no dia 14.

Geoprocessamento de solos

Curso com oferta inédita no país, a especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos tem o objetivo de formar agentes públicos e profissionais aptos a identificar e reconhecer solos, a elaborar e interpretar mapas pedológicos para fins agrícolas e ambientais.

Os egressos deverão atuar, principalmente, no Programa Nacional de Levantamento de Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), que tem a finalidade de mapear e levantar informações sobre os solos brasileiros, amenizando a carência de dados sobre o tema. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, menos de 5% do território nacional possuiu mapas com escalas detalhadas.

A formação, fomentada pelo Sistema UAB, é gratuita, semipresencial e, inicialmente, será ofertada pela UFMG, responsável pela coordenação geral, e pelas UFRRJ, UFV, UFMG, UFRA e UFG, com o apoio da Brasileira de Ciência do Solo e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A rede formada pelas instituições lança bases para a criação da Universidade PronaSolos, consórcio destinado à oferta de capacitação voltada para o mapeamento e levantamento do solo.

A seleção para a primeira turma está prevista para o primeiro semestre de 2023. O edital para a admissão de alunos e mais informações sobre o curso serão disponibilizados na página do Caed.

Informações: unisolos@gmail.com.