Skip to main content

Sensoriamento Remoto – Remote Sensing

O Laboratório de Sensoriamento Remoto – LABSere atua desde 2010 no desenvolvimento e aplicação de metodologias de tratamento de dados espectrais e espaciais nas áreas de hidrologia, vegetação arbórea e agricultura. Abriga atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas aos departamentos de Geografia, Hidráulica e Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, voltadas à capacitação profissional em análise espacial, a partir das geotecnologias. Merece destaque a atuação no desenvolvimento de soluções técnico-científicas para atender às demandas operacionais de instituições públicas e privadas, como Superintendência do Patrimônio da União – SPU, Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM e SJC Bioenergia.

Equipe

Coordenador

Philippe Maillard

Prof. participante

Talita Silva (Hidraul.)

Prof. participante

Lília Oliveira (EngAmb, Cefet)

Prof. participante

Éber José de Andrade Pinto (Hidraul.)

Estrutura

Laboratório didático e de pesquisa
• 16 computadores
• Telão 62 polegadas
• Espectro-radiômetro Stellar Net

Projetos

• IGAM (2008-2010)
Projeto de pesquisa para a criação de uma base de dados da hidrografia do Estado de Minas Gerais codificada, usando a metodologia proposta por Otto Pfafstetter (“Topologia Hídrica: Método de Construção e Modelagem da Base Hidrográfica para Suporte à Gestão de Recursos Hídricos”, disponível em http://www.ana.gov.br).
A metodologia descreve uma estrutura de base espacial de dados hidrográficos topologicamente consistentes e “ottocodificadas” (termo adotado pelas equipes do IGAM e da UFMG).

• SPU (2017-2019)
Implementação e desenvolvimento de estudos científicos acerca de uma metodologia para a identificação/demarcação dos terrenos marginais da União no Estado de Minas Gerais, definindo a planície de inundação crítica a partir de dados de Sensoriamento Remoto e de dados de séries históricas de nível de água, visando a definição da LMEO, Linha Média das Enchentes Ordinárias, para o trecho do Rio São Francisco entre Três Marias e a divisa Minas Gerais/Bahia (trecho TM-B).

• CEMIG P&D 607 (2019-)
O Projeto P&D CEMIG GT-0607 consiste em desenvolver técnicas e algoritmos de sensoriamento remoto para estimar parâmetros de qualidade da água no Reservatório de Três Marias. O projeto se apoia em levantamentos e coletas de água para calibrar e processar imagens de satélite e imagens de drones equipados de câmera multiespectral, hiperespectral e thermal. O projeto está programado para terminar em 2023.

Pesquisas

• Sensoriamento remoto aplicado à Hidrologia (planimetria, altimetria, qualidade)
Investigação da qualidade e inferência de variáveis quantitativas de corpos d’água superficiais, a partir de radares altimétricos e sensores imageadores (passivos e ativos).

• Sensoriamento remoto aplicado ao estudo da Vegetação arbórea
Estudos sobre fitofisionomias, estágios sucessionais, modelização de parâmetros estruturais da vegetação e desenvolvimento de programa para individualzação de indivíduos arbóreos.

• Sensoriamento remoto aplicado à Agricultura de precisão
Monitoramento de safra, avaliação de danos na produção causados por daninhas, deficiência nutricional, estresse hídrico e falhas no manejo. Desenvolvimento de análise geoespacial para agricultura de precisão no manejo de aplicação de insumos e operações agrícolas. Controle e estimativa de safra para recuperação da produção.