Skip to main content
Órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG

Apresentação

O Centro de Pesquisas Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG, foi criado em maio de 1981 pelo Prof. José Marques Correia Neves e institucionalizado pelo Conselho Universitário em 14 de maio de 1987. Suas instalações estão situadas no primeiro e segundo andares do prédio anexo do IGC, no Campus da Pampulha da UFMG.

O CPMTC realiza projetos de pesquisa e de prestação de serviços em Geologia e áreas afins das Geociências, além de dar apoio aos Programas de pós-graduação e aos cursos de graduação do IGC no desenvolvimento de pesquisas que resultam nos trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.

Institucional

O Centro é composto de 13 núcleos de pesquisa e 10 laboratórios e presta serviços à comunidade com diversos ensaios.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos no CPMTC contam com vários laboratórios especializados, com o apoio de cinco técnicos e uma secretária, do quadro de servidores da UFMG.

O Núcleo de Pesquisa é o agrupamento de pesquisadores com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e suas aplicações práticas em uma área específica, comportando um ou mais projetos de pesquisa.

É constituído por um coordenador e pelos demais pesquisadores, que podem pertencer ao CPMTC, ao IGC e diversas instituições de ensino e pesquisa.

O número e composição dos núcleos é variável e dinâmico.

Revista Geonomos

CPMTC Logo

Técnico-administrativos

Diretoria
Prof. Fabrício Caxito
Sala 2021
(31) 3409 4445
facaxito@yahoo.com.br
Secretaria
Bruno Felipe Neves
Sala 2020
(31) 3409 4450
seccpmtc@igc.ufmg.br