A Microscopia Eletrônica de Varredura é uma das mais importantes ferramentas para aquisição de imagens de superfície em escala milhões de vezes menores que o milímetro. Seu funcionamento se baseia na propriedade dos elétrons de gerar comprimentos de ondas cerca de 100.000 vezes menores que as da luz visível, permitindo maior riqueza de detalhes na observação de estruturas com tamanho diminuto.
As possibilidades de utilização dessa tecnologia incluem não só a visualização de diversos tipos de materiais, como minerais, partículas de solo, fósseis, artefatos arqueológicos, estruturas biológicas, entre outros, como também permite analisar os elementos químicos presentes em diferentes tipos de amostras.
O Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) conta com um Microscópio Eletrônico de Varredura modelo JEOL JSM-6510, com detector de elétrons retroespalhados e catodoluminescência, e uma metalizadora por carbono. Esse aparelho funciona sob alto vácuo, permitindo a análise de uma ampla gama de materiais não orgânicos e alguns tipos de amostras de origem biológica.
Pesquisas do LME/CPMTC
As pesquisas desenvolvidas no LME englobam diversas áreas das geociências, incluindo a Geologia Econômica, Paleontologia, Geocronologia e Mineralogia. Os trabalhos se concentram principalmente no estudo de fósseis de diversas era geológicas, para inferências taxonômicas, evolutivas, paleoambientais e bioestratigráficas; cristais de zircão, utilizados na datação de rochas; e na ocorrência, estrutura e origem de depósitos minerais.


Formulário para uso do Microscópio Eletrônico de Varredura
Contato
Prof. Jorge Roncato
Sala:1023
Telefone: (31) 3409-4450
seccpmtc@igc.ufmg.br