Órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG

Núcleo de Pesquisa em Geoquímica Ambiental- NGqA

O Núcleo de Pesquisas em Geoquímica Ambiental tem por objetivo criar uma base para trabalhos em pesquisa geoquímica ambiental, congregando pesquisadores que já vêm efetuando trabalhos dessa natureza.

O núcleo pretende: planejar, preparar, executar e coordenar projetos relativos a impactos químicos ambientais (geoquímica ambiental) relacionados ao solo, água, ar e sedimentos, para atuar no Estado de Minas Gerais e em outras regiões; participar em (e dar apoio para) projetos de outros grupos e núcleos; instalar a infraestrutura para atingir estes objetivos; colaboração com outras instituições (interinstitucional, interuniversitário, interestadual, internacional); colocar em funcionamento o equipamento necessário (RFX, ICP-AES).

O laboratório conta com equipamento para efetuar investigações granulométricas, análises totais, de extração e de lixiviação em materiais líquidos (água) e sólidos (Ex.: sedimentos, poeira, solo).

O laboratório conta com o equipamento de estocagem (geladeira), de preparação (peneiras, forno de microondas, colunas de extração, equipamento de filtragem) e de análise (ICP-OES, AAS) além de equipamento portátil para aplicações em campo.

São executados estudos de sobre metais potencialmente perigosos, impacto de poluição atmosférica, de água, sedimentos e solos.

Pesquisadores:

• Prof. Adolf H. Horn (Coordenador)
  • Profa. Leila Nunes Menegasse Velásquez
  • Profa. Tânia Mara Dussin