Órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG

Laboratório de Caracterização de Rochas Ornamentais (Labtec Rochas)

Primeiro e único laboratório apto para a realização de ensaios de caracterização instalado em uma universidade da rede federal de ensino superior no Brasil. Está vinculado ao CPMTC-IGC da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Como resultado de um trabalho integrado envolvendo a iniciativa privada, representada pelo Sistema FIEMG, a FAPEMIG, por meio de liberação de recursos para a pesquisa na área, e o Núcleo de Pesquisa em Rochas Industriais do CPMTC/UFMG, foi montando o LABTECRochas do CPMTC-IGC/UFMG.

Dentre os quatro laboratórios especializados no tratamento de rochas ornamentais existentes no país, o LABTECRochas é um dos dois únicos ligados a uma instituição de ensino superior e integra uma rede nacional de caracterização, credenciada pelo CETEM-CNPq.

O laboratório está equipado e em condições de executar ensaios envolvendo a caracterização tecnológica de matérias pétreos com aplicação em projetos arquitetônicos contemporâneos e naqueles relacionados com monumentos históricos. Do conjunto de ensaios, e no abrigo de normas específicas da ABNT e em convenções do ICOMOS-ISCS, são realizados testes para a verificação das resistências dos materiais pétreos à compressão, à flexão, ao desgaste e à dilatação térmica linear. Caracterização petrográfica, ensaios de alterabilidade, determinação de índices físicos e medição de brilho integram esse conjunto.

Sala: 1035

Coordenador: Prof. Antônio Gilberto Costa