Conservação do Acervo
Segundo as Normas e Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UFMG, é responsabilidade do usuário “[…] zelar pela integridade dos materiais informacionais visando a sua preservação […]” e que poderá ser solicitada “[…] em caso de perda, extravio ou dano físico constatado no material, providenciar a reposição do mesmo título ou indenizar a biblioteca com outra obra de seu interesse quando não for possível a reposição […]”.
As atividades mais conhecidas relacionadas à conservação do acervo são o reparo e a encadernação. Elas têm por objetivos aumentar a longevidade de uso dos materiais da biblioteca e evitar danos irrecuperáveis aos mesmos.
A equipe da Biblioteca “Vitória Pedersoli” realiza pequenos reparos. No entanto, se a obra necessitar de higienização e encadernação ela poderá ficar muito tempo fora de circulação, pois se trata de um processo demorado e mais custoso.
Mediante ao que foi descrito, solicitamos aos nossos usuários que tenham muito cuidado ao manusear as obras e que sigam os procedimentos descritos a seguir:
- não recoloquem os materiais informacionais nas estantes, deixem-nos sobre as mesas de consulta;
- mantenham sempre as mãos limpas;
- abram as publicações com delicadeza;
- não marquem ou rabisquem o texto;
- não usem lápis/canetas como marcadores de páginas;
- não retirem as obras das estantes puxando-as bruscamente;
- evitem transportar as obras sem a devida proteção;
- não exponham a obra diretamente ao sol ou chuva;
- não utilizem nenhum tipo de fita adesiva para consertar a obra, pois esse item impregna no papel dificultando ainda mais o reparo.
Essas dicas são muito úteis para aumentar a utilização do acervo da nossa Biblioteca e de outras também.
Agradecemos pela postura atenta de nossos usuários que contribuirá para que outros profissionais possam usufruir do conhecimento preservado na Biblioteca “Vitória Pedersoli”.
Publicações online sobre conservação preventiva
Campanha de Preservação do Acervo
- Em andamento
Imagens do Acervo Danificado