A Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) é uma das mais importantes ferramentas para aquisição de imagens de superfície em escala milhões de vezes menores que o milímetro. Seu funcionamento se baseia na propriedade dos elétrons de gerar comprimentos de ondas cerca de 100.000 vezes menores que as da luz visível, permitindo maior riqueza de detalhes na observação de estruturas com tamanho diminuto.
As possibilidades de utilização dessa tecnologia incluem não só a visualização de diversos tipos de materiais, como minerais, minérios, partículas de solo, fósseis, artefatos arqueológicos, estruturas biológicas, entre outros, como também permite analisar os elementos químicos presentes em diferentes tipos de amostras.
O Laboratório de Microscopia Eletrônica (LMEV) conta com um Microscópio Eletrônico de Varredura modelo JEOL JSM-6510, com detector de elétrons retroespalhados e catodoluminescência, e um EDS Jeol QUANTAX Compact30 . O equipamento MEV funciona sob alto vácuo, permitindo a análise de uma ampla gama de materiais não orgânicos e alguns tipos de amostras de origem biológica. Já o EDS possui os sistemas QUANTAX que fornecem microanálise quantitativa qualitativa.


Pesquisas do LME/CPMTC
As pesquisas desenvolvidas no LMEV englobam diversas áreas das geociências, incluindo a Geologia Econômica, Paleontologia, Geocronologia e Mineralogia. Os trabalhos se concentram principalmente no estudo de fósseis de diversas era geológicas, para inferências taxonômicas, evolutivas, paleoambientais e bioestratigráficas; cristais de zircão, utilizados na datação de rochas; e na ocorrência, estrutura e origem de depósitos minerais.
A imagem formada a partir do sinal captado na varredura eletrônica de uma superfície pode apresentar diferentes características, uma vez que a imagem resulta da amplificação de um sinal obtido de uma interação entre o feixe eletrônico e o material da amostra.

Tipos de sinais utilizados em nosso laboratório:
- Elétrons Secundários (“secondary electron”– SE)
- Elétrons Retroespalhados (“backscattering electron”- BSE)
- Catodoluminescência
Espectrometria de Energia dispersiva de Raios-X – EDS
A Espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS) integrada ao Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) permite análises semi-quantitativas, identificando elementos químicos presentes nos diferentes materiais.
O EDS (Energy Dispersive X-ray Detector, também denominado EDS) é um dispositivo indispensável para a análise microscópica de materiais. Esse detector, posicionado na câmara de vácuo do Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), quantifica a energia associada às transições entre os níveis eletrônicos de um átomo. Como os elétrons de cada elemento possuem energias específicas, torna-se possível identificar os elementos químicos presentes na região analisada e, assim, determinar rapidamente o mineral em observação. O pequeno diâmetro do feixe eletrônico possibilita a identificação da composição mineral em amostras de dimensões extremamente reduzidas (< 5 µm), permitindo uma avaliação quase pontual.
A utilização combinada do EDS com o MEV desempenha um papel fundamental na caracterização petrográfica e nos estudos no campo das geociências. O MEV devolve imagens espelhadas e virtuais transcodificadas que possibilitam a identificação de minerais. O equipamento produz identificação mineral além de perfis e mapa de distribuição de elementos químicos entre os minerais.

Preparação de Amostras e Contato

Para a preparação de amostras, possuímos laboratórios, e equipes, especializadas na produção de lâminas e mounts. Para entender como funciona estes serviços, entrar em contato com a secretaria do CPMTC.
Tel:(31) 3409-4450
Email:seccpmtc@igc.ufmg.br
Atualmente não realizamos o processo de metalização das amostras. Para tal finalidade sugerimos entrar em contato com o Centro de Microscopia da UFMG (Campus Pampulha).
Fluxograma do Processo


Valores, Orçamento e Termos de Utilização
No link abaixo, estão disponíveis as informações para orçamento, tabela de preço e dados solicitados.
Abaixo é possível visualizar as marcações e horários disponíveis para agendar o serviço de imageamento. Vale ressaltar que os horários devem ser confirmados pelos responsáveis pelo laboratório, visto que eventos de última hora, e fora desta agenda, podem ocorrer.
Agenda disponibilidade do Microscópio Eletrônico de Varredura – MEV/CPMTC
Contato
Prof. Jorge Roncato
Sala:1023
Telefone: (31) 3409-4450
seccpmtc@igc.ufmg.br