Informações Gerais do Curso de Graduação em Geologia

Sobre

Os estudantes que optarem pelo curso de Geologia terão, nos períodos iniciais, foco nas áreas de Matemática, Física e Química, que serão a base para os conhecimentos específicos da Geologia. A partir do segundo semestre de curso, os alunos passam a ter aulas no Instituto de Geociências (IGC), com matérias específicas da Geologia, como mineralogia, hidrogeologia, geoquímica e petrografia.

O curso possui um marcante caráter prático. Mais de 50% das aulas são práticas, em laboratórios ou em trabalhos de campo – que começam a ser ministradas a partir do 2º período. No caso das atividades de campo, os alunos visitam regiões com uma variedade de rochas, minérios ou estruturas com intuito de coletar dados e amostras, ou até mesmo fazer o mapeamento geológico da região.

Campo de Atuação

Formação ampla de profissionais para atuar em atividades de competência do profissional Geólogo. Para tanto, o curso possui programas específicos de formação em diversas áreas, conferindo além das especificidades do curso, uma visão geral desta ciência.

Com a crescente demanda por recursos naturais, o geólogo tem se tornado um profissional cada vez mais requisitado. Quem deseja seguir esta carreira deve estar consciente de seu papel social e buscar um equilíbrio entre a extração de recursos naturais e a preservação ambiental.

O geólogo possui um importante papel na sociedade de hoje. Sua atuação profissional é essencial devido a crescente demanda por recursos naturais e o equilíbrio do meio ambiente. É um profissional com grande visão estratégica para lidar com a magnitudade dos processos geólicos.

A profissão de geólogo inclui ainda investigação científica.

Informações Técnicas

Percurso Curricular: