Skip to main content

Corpo Docente

O corpo docente do PPG Geografia UFMG é composto por 30 docentes, sendo 25 permanentes e 5 colaboradores. Do total, 8 são bolsistas produtividade CNPq. Os docentes estão proprocionalmente distribuídos nas linhas de pesquisa do programa, sendo 11 docentes vinculados à Linha Geografia Física, 8 docentes vinculados à Linha Geografia Aplicada e Geotecnologias e 11 docentes vinculados à Linha Produção do Espaço, Ecologia, Política, Cultura e Educação Geográfica. A lista dos docentes é apresentada (em ordem alfabética) abaixo.

Técnica em Química, especialista em Solos e Meio Ambiente, Mestre em Agronomia – Solos, Doutora em Ciência do Solo, Pós-doutorado em Sistemas Agrossilvipastoris e Estoque de Carbono nos solos. É Professora Associada de Pedologia do Departamento de Geografia, IGC, da Universidade Federal de Minas Gerais, leciona e orienta discentes de IC, graduação, Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-graduação em Geografia e de Modelagem e Análises de Sistemas Ambientais, do Departamento de Cartografia. Atua nas áreas de Pedologia, Levantamento e Classificação de solo, Física do Solo e Gestão da Paisagem, com ênfase em metodologias para Gestão territorial em bacias hidrográficas e Interação Solos e Recursos Hídricos. Coordena o NEPZA UFMG, o Núcleo de referência ISZA e o Grupo de Estudos Integrado de Solos e Sustentabilidade (GEISS) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia. É autora do Método PUC- Potencial de Uso Conservacionista (2017 e 2019), co-autora do método ISA- Indicadores de sustentabilidade em Agroecossistemas (2012) e atua no aprimoramento do método do Zoneamento Ambiental e Produtivo – ZAP (2014)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG e Universidade de Bologna, Mestrado em Geografia (Organização Humana do Espaço) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Geografia (Geoprocessamento) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado no Politecnico di Torino (POLITO), Itália. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Urbanismo, e coordena o Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura. Tem experiência na área de Urbanismo e Geociências, com ênfase em Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficos, Representação Cartográfica, Diagnóstico Ambiental Urbano, Gestão Espacial de Patrimônio Histórico e Paisagístico. Orienta Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG-IGC-UFMG). Membro do Academic Board of PhD Programme in “Architecture and Design Cultures” – University of Bologna, Italy, XXXVII cycle. 2021/2022 (Membro do Corpo Docente do Doutorado – UNIBO). Atua principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, paisagem, patrimônio cultural, análise ambiental e análise urbana. Coordenadora do grupo de pesquisa CNPq: “Geoprocessamento na Gestão da Paisagem Urbana e Ambiental”.

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e em Geociências – Université d’Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences)/França (2006). Pós-doutor em Geociências no Centro Europeu de Ensino e Pesquisa em Geociências (CEREGE)/França (2012) e em Lógica e Metafísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018/2019). Foi Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, entre 2006 e 2022. Desde 2022 é Professor Associado IV do IESA na Universidade Federal de Goiás (UFG). Vinculado aos Programas de Mestrado e Doutorado em Geografia da UFMG e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi duas vezes vice-presidente (2011-2012; 2017-2020) e uma vez presidente (2013-2016) da União da Geomorfologia Brasileira (UGB). É co-líder do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Recursos Hídricos da UFMG (Grupo RIVUS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013, já coordenou projetos de cooperação internacional (CAPES-COFECUB) e foi professor visitante a convite do Mestrado em SIG e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) em 2017. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução regional do relevo e geocronologia.

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, com estágio na Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (Paris). Pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universitat Autònoma de Barcelona. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais atuando, principalmente, nas áreas de hidrogeomorfologia e gestão de recursos/sistemas hídricos continentais. Bolsista CNPq nível 1. Coordenador do grupo de pesquisa RIVUS – Geomorfologia e Recursos Hídricos (CNPq).

Possui graduação em Ciencias Biologicas – Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), graduação em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Latino Americanos – Vanderbilt University (1992) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor associado do Instituto de Geociências da UFMG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: unidade de conservação e proteção à biodiversidade, vegetação, áreas verdes urbanas, transformação ambiental e turismo.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutor em Demografia pelo NEPO/UNICAMP. Diretor do Instituto de Geociências da UFMG (Gestão 2022-2026) e Professor Associado do Departamento de Geografia do IGC/UFMG. Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, ambos do IGC/UFMG, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSJ. Líder do grupo de pesquisa intitulado Geografia Aplicada, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG e chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, editor-chefe da Revista Geografias/UFMG e pesquisador bolsista FAPEMIG. Atua preferencialmente na subárea de Geografia da População e Geografia dos Transportes, especialmente nas linhas de pesquisa migrações e mobilidade espacial da população, incluindo a utilização de métodos quantitativos aplicados a análise regional.

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela mesma instituição (2002) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Estágio pós-doutoral realizado na Universidade de São Paulo no período de 01/08/2016 a 31/12/2017. Docente de ensino superior do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2009 (Atual) e pesquisador em Geografia Física e Climatologia (clima e ordenamento espacial em áreas urbanas, rurais e remanescentes de áreas naturais; climatologia aplicada à estudos de impactos ambientais; microclimatologia).

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), Mestrado em Demografia pelo CEDEPLAR – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Pós-Doutorado em Epistemologia e Sociologia pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2006). Formação livre: filosofia e artes. É Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Território, cultura e sociedade; Epistemologia da Geografia; Diálogo entre conhecimentos, saberes e práticas. 

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (1992), onde durante a graduação iniciou os estudos mais aprofundados na área de solos, com trabalhos na área de física e alteração dos solos em função do uso e ocupação dos mesmos. Na Universidade Federal de Lavras obteve o título de mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas – 1995) e na Universidade Federal de Viçosa, o título de Doutora em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas – 1999), onde continuou o aprofundamento nos estudos sobre solos, mais especificamente, nas áreas de pedologia, levantamento e classificação de solos. Em 1997, através de concurso público, ingressou na carreia docente, no Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências da UFMG, onde atua até hoje. Atualmente, é professora titular, com experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento e classificação de solos, erosão do solo, impactos ambientais, relação solos e geomorfologia e geoquímica de solos. Tem atuado nessas áreas orientando dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG, bem como na oferta de disciplinas nos cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e graduação, esse último nas modalidades presencial e à distância.

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2005), Especialista em Geoprocessamento e Estatística (UFMG, 2006 e 2020), Mestre em Geografia – Análise Ambiental (UFMG, 2009) e Doutor em Ecologia – Conservação e Manejo da Vida Silvestre (UFMG, 2013). Desde 2016 é Professor Adjunto do Departamento de Geografia e dos Programas de Pós-Graduação em ‘Geografia’ e ‘Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais’ do Instituto de Geociências da UFMG. Atualmente é Chefe do Departamento de Geografia (2021/2023). Tem experiência na área de Geografia Física, Recursos Hídricos, Ecologia da Paisagem, Geoecologia, Biomonitoramento, Sistemas Informativos Geográficos, Estatística Espacial e Planejamento Territorial. Bolsista de Produtividade CNPq – Geografia Física.

Graduada (1986) e mestre (1992) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Geografia pela Universidade de Montréal (2002); professora Titular da UFMG, com pesquisas em Geografia Humana em geografia urbana, conflitos territoriais, produção e organização socioespacial de áreas de proteção ambiental, representações sociais e ideologias. Pesquisas realizadas: a atuação do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e em Minas Gerais na construção do pensamento geográfico; a influência do livro ?Através do Brasil? na construção do pensamento geográfico escolar; os cursos de Geografia das Universidades Federais de Minas Gerais e de Uberlândia: memória dos docentes. Em outubro de 2016 fui professora visitante na Universidade de Lille 1 (França), instituição com a qual desenvolvi a pesquisa Riquezas Compartilhadas, subprojeto Riquezas naturais, diversidades naturais e diversidades sociais. Responsável pelo convênio entre a UFMG e a Universidade de Lille 1, de duplo diploma para a Pós-graduação e participação na elaboração de jogos de tabuleiro e digital no projeto Saberes do/para o Mosaico Sertão Veredas/Peruaçu: construindo possibilidades de ensino/aprendizagem, em parceria com o Curso de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Pesquisadora no grupo de pesquisa Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo, do(a) Universidade Federal de Minas Gerais liderado pelo prof. líder Renato Cesar Ferreira de Souza. Em 2019 contribuiu no curso Análise do discurso e ideologia: questões de método, com a profa. Rogata Soares del Gaudio, na Universidade de Rovuma, extensão Niassa em Moçambique.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR-UFMG) (Conceito 7 CAPES). Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Planejamento Urbano, avaliação de políticas públicas, meio ambiente, demografia, educação e ensino de geografia, tratamento da informação espacial e editoração de periódicos científicos. Trabalhou como Gestor de Ensino e Pesquisa na Fundação João Pinheiro entre 2009 e 2010. Atualmente, trabalha como Professor Associado II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM (Diamantina, MG) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG. Desde 2012, trabalha como coordenador do Laboratório de Estudos Urbano-regionais e de Práticas Pedagógicas (LAUR+) do Cegeo-UFVJM. Idealizador e editor da Revista Espinhaço UFVJM (Semestral), 2012-atual. Docente da Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia (EaD – UFVJM), 2014-2017. Idealizador e editor do Canal Descomplicado (YouTube) (40 mil visualizações mensais). Trabalhou entre 2015 e 2016 como bolsista CAPES de pós-doutorado na Columbia University, NY, US (1 ano). 

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e doutorado (2011) em Ciências Naturais (Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua nas áreas de Pedologia, Geomorfologia, Geoarqueologia e Geoquímica. Possui interesses em pesquisas sobre alterações minerais e geoquímicas produzidas por processos intempérico; gênese de solos; relação solo e paisagem; solo e vegetação, couraças ferruginosas (cangas) e aluminosas (bauxita), micromorfologia da alteração e de solos; solos e relevos de ilhas oceânicas e de áreas polares (Antártica), solos antrópicos.

Professor Adjunto no Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, UFMG e Prof. dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFMG e da UFSCar-So. Possuo graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, em 2002), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Geografia (2005) pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP, em 2013). Realizei aperfeiçoamento em Doutorado em Geografia (Estágio Doutoral – PDEE/CAPES) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris (2011-2012) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Programa de Pós-Doutorado Junior/CNPq, 2014-2016). Professor visitante na Universidad Nacional de Rosario (UNR – Argentina), Programa AUGM (2019). Coordenador do Laboratório Terra Mundo (Dep. de Geografia, IGC/UFMG), do Observatório das Plataformas Digitais (OPD) e do Grupo de Pesquisas [continente]. Linhas de Pesquisa: Espaço, Globalização e mundialização, Geografia Política, Geografia Econômica, Geografia Urbana e Economia Política do Território. Principais temas de pesquisa: Plataformas Digitais, uberização, inovação, patentes, informatização do território. 

Professor adjunto do departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciências Econômicas (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2015) em Geografia na UFMG. Tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Geografia Econômica/Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria urbana contemporânea, neoliberalismo e produção do espaço, movimentos sociais urbanos, planejamento metropolitano, cidade-região.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e PhD pela London School of Economics and Political Science, Department of Geography (1984). Realizou estudos de pós-doutorado na University of California at Berkeley no período agosto de 1997 a julho de 1998. Exerceu no período 1989 – 2013 atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Geografia da UFMG. e no Programa de Pós-graduação em Geografia – Instituto de Geociências/Universidade Federal de Minas Gerais. Aposentado em fins de 2013, passou a exercer, desde janeiro de 2014, atividades de ensino, pesquisa e extensão como professor voluntário. É pesquisador de produtividade em pesquisa do CNPq (1C). Desde a década de noventa é membro de Grupo de Pesquisa do CNPq – Processos espaciais e socioambientais: análise urbana e regional de dinâmica populacional -, tendo sido também seu coordenador. Foi membro do Comitê de Avaliação da Capes para a área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, de 2011 a 2013. Foi Editor Responsável da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais no período de outubro de 2007 a maio de 2010. Anteriormente a este período foi, por quatro anos, membro da Comissão Editorial desta mesma Revista. Posteriormente foi membro do Conselho Editorial desta Revista e é membro de três outras das áreas de Estudos Urbanos e Regionais e Geografia. Tem sido parecerista regular dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Cadernos Metrópole, Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Geografias. Elaborou pareceres para o Scielo em 2010 e 2012. Suas áreas principais de conhecimento são as de Planejamento Urbano e Regional (Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional) e Geografia Urbana. Pesquisa e publica principalmente na área de Produção, Estruturação, Planejamento e Gestão do Espaço. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, na qual desenvolve projetos de extensão universitária.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado M Phil in Urban Planning – Architectural Association (1983), doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade da Califórnia em Berkeley (1997/8). Atualmente é professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como principais áreas de pesquisa: planejamento urbano, geografia urbana, políticas públicas e implicações sócio-ambientais. Foi coordenadora do GT População e Meio Ambiente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2000-2002) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (2003-2005). Participa de conselhos editoriais de periódicos da área, entre os quais a Revista Geografias (UFMG). Editora Executiva da Revista da UFMG. Foi membro dos Conselhos Municipais de Política Urbana e de Habitação de Belo Horizonte. Pesquisadora do CNPq. Foi representante da área de PUR (2006-2009) e suplente da Área de Demografia (2011-2014) no Comitê de Assessoramento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do CNPq. Coordena os seguintes Grupos de Pesquisa registrados no Diretório do CNPq: Processos espaciais e sócio-ambientais: análise urbana e regional e dinâmica populacional; e AUÊ! – Grupo de Estudos em Agricultura Urbana.

Geólogo/ Dr. em Ciências-Geografia/UFRJ (orientadores- Mestr.: Carlos Minc; Doutor.: Bertha Becker). Realizou pesquisas na Amazônia brasileira-AC/ RO interagindo com povos indígenas locais. Coordenou pesquisas em regiões de antiga mineração (MG: Quadrilátero, Jequitinhonha/Mucuri, Mantiqueira). Em 2011, atuou na Formação Intercultural de Educadores Indígenas-FaE/UFMG. De 1978 a 1982, trabalhou na PETROBRÁS; e em 1982, ingressou no IGC/UFMG (Prof. Associado IV). Em 2005/2006, foi vice-diretor da Instituição, onde é credenciado junto à Pós-Grad./Geografia(2008), orientando pesquisas sobre comunidades tradicionais (Jequitinhonha/RMBH). É autor/organizador de livros/capítulos de livros (Springer Nature, Sangre Editorial, Un. Coimbra, UFMG, URGS, UFC, UFG, IFS/SE, Fino Traço, Dialética, Criação, Compasso Lugar-Cultura, Letramento, Barlavento, Caravana) e artigos em periódicos nacionais “Qualis” A CAPES (Novo Qualis Provisório); Caderno de Geografia/PUCMG; Sociedade & Natureza/UFU; Ateliê Geográfico/UFG; Ciência Geográfica-AGB/Bauru-SP; GeoNordeste/UFS; GeoPauta/UESB; GeoAraguaia/UFMT; InterEspaço/UFMA, Cerrados-Ciranda/UniMontes…) e internacionais (AGÁLIA/Espanha, Rev. Geogr. América Central…). Atua nas áreas da Geografia Cultural/Etnopolítica/Socioambientalismo.

Possuí títulos de mestre (1992) e de doutor em Geografia (2002, bolsista CAPES/DAAD), ambos da Universidade de Heidelberg, Alemanha. Atualmente é professor associado com enfase em Ecologia política no Programa de Geografia do Instituto de Geociências/Universidade Federal de Minas Gerais (CAPES 6) e Pesquisador do CNPq (PQ, 2020-). Anteriormente era professor efetivo para a área da Geografia Política e Agrária na Universidade Federal de Viçosa – UFV. Foi Pesquisador Visitante/Pós-Doutor sênior no Centro de Pesquisa “Forschungszentrum Jülich” no Departamento de Geografia da Universidade Heidelberg na Alemanha ( (bolsista CAPES, modalidade Estágio Sênior, 2017), Pesquisador do CNPq (bolsa PQ, 2013-2016), e Pesquisador/Professor Visitante na Pontifíca Universidade Católica de Minas Gerais (Bolsista PV, FAPEMIG, 2007/2008) e na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Bolsista PV, CNPq, 2003 -2006). Tem experiência em pesquisas com respeito ao Desenvolvimento Sustentável e ao Meio Ambiente, atuando principalmente como os seguintes temas: conflitos socioambientais em torno de mineração, hidrelétricas, agrocombustiveis (cana-de-açúcar), certificação florestal em plantações de eucalipto e na floresta primária da Amazônia, Mecanismo do Desenvolvimento Limpo e políticas ambientais nacionais e internacionais, urbanização, empreendimentos imobiliários e ocupações urbanas, saneamento e sustentabilidade nos espaços rurais e urbanos no geral. 

Graduado em Geografia (1999), Mestre em Geografia (2003) e Doutor em Geografia (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes da UFMG (2015 a 2017) e Subcoordenador do Curso de Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transporte da UFMG (2011 a 2015). Tem experiência nas áreas de Geografia e Engenharia de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Planejamento dos Sistemas de Transporte, Mobilidade Urbana Sustentável, Desigualdades Socioespaciais.

Tem experiência em Geociências, com ênfase em Geomorfologia. Trabalhou com processos e registros da dinâmica fluvial quaternária, datações por Luminescência Opticamente Estimulada (LOE), morfometria de sistemas fluviais, bem como com processos de erosão acelerada e pressões humanas sobre os recursos hídricos. É bacharel (2009), mestre (2011) e doutor (2015) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Analista de Infraestrutura na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério da Integração Nacional (MI) e no Ministério do Planejamento (MPOG), trabalhando com o tema gestão de riscos e respostas a desastres naturais. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UFMG, área “Geografia Física: geomorfologia e meio ambiente”. Membro do grupo RIVUS – Geomorfologia e Recursos Hídricos (bit.ly/grupoRIVUS).

Geógrafo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000) onde concluiu a Especialização em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos (2005), o Mestrado em Geografia (2007) e o Doutorado em Geografia (2010). Em 2011 concluiu seu Doutorado em Carstologia na Universidade de Nova Gorica, Eslovênia. A partir de Agosto de 2010, por meio de concurso público externo, tornou-se Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas. Foi coordenador da Seção de História da Espeleologia da Sociedade Brasileira de Espeleologia (2007-2013) e atualmente é coordenador do Comitê de Carste para a América do Sul da União Internacional de Geografia e Pesquisador Associado do Karst Research Institute da Eslovênia. De 2015 a 2016 concluiu seus dois estágios de pós doutoramento: um no Instituto de Pesquisas do Carste (Eslovênia) sobre processos microclimáticos e micrometeorológicos na Caverna de Postojna, e outro na Academia Eslovena de Ciências e Artes sobre cartografia histórica do carste na região da Carniola. Tem experiência na área de Geografia, Carstologia, Meio Ambiente, Geoconservação, Geopatrimônio e Cultura.

Possui graduação em Geografia Física – Université de Montréal (1986), mestrado em Geografia – Université de Montréal (1989) e doutorado em Sensoriamento Remoto – University of Queensland (2001). Em 2004-5, fez um pós-doutorado ne University of Waterloo, Canada no departamento de System Design Engineering sobre processamento de imagens radar e segmentação de imagem e fez um segundo pós-doutorado em 2013 no LEGOS (IRD/CNES) em Toulouse na França sobre a aplicação da altimetria por satellite para estudos hidrológicos. Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) sensoriamento remoto, 2) cartografia digital, 3) segmentação e classificação de imagem, 4) processamento digital de imagem óticas e de radar, 5) altimetria por satélite. Os projetos que dirige incluem: – Uso do sensoriamento remoto para medir parâmetros de estrutura da vegetação associada ao cerrado; – Cartografia e caracterização das formações de terras úmidas a partir de imagens de alta resolução; – Relação entre cobertura do solo, topografia e qualidade da água – Detecção de copas de árvores a partir de imagens de alta resolução e dados lidar.

Professor do departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordena, desde 2010, o Laboratório de Estudos Territoriais (LESTE/IGC/UFMG); foi o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia (2015-2019), sub-coordenou o programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (2013-2015), sub-chefiou o departamento de Geografia (2014-2015) e foi o diretor do Instituto Casa da Glória (Eschwege) entre 2010 e 2013, todos vindulados ao IGC/UFMG; é o editor chefe do Cadernos do Leste (1679-5806), editor da revista Geografias (1808-8058), revisor de diversos periódicos científicos e lidera o grupo de pesquisa em Geografia Aplicada (CNPq). Possui mestrado (2000) e doutorado (2002) em Demografia pela UFMG e graduação em Psicologia (1995) pela USP. Tem experiência de pesquisa em geografia regional, métodos de análise regional e desenvolvimento econômico; geografia aplicada, distribuição espacial das atividades econômicas e regionalização; teoria e métodos quantitativos, modelos estocásticos, multivariados e espaciais, e modelagem de sistemas, geoprocessamento e modelos espacialmente explícitos; projeção populacional, com ênfase nos modelos de componentes da dinâmica demográfica e de pequenas áreas; distribuição espacial da população, movimentos populacionais e migração. Vem publicando e orientando, ultimamente, diversos trabalhos acadêmicos nas áreas da Geografia Econômica, Planejamento Urbano e Regional, Ciências Ambientais, Demografia e Economia Regional.

Geógrafo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1986, desenvolveu estudos de aperfeiçoamento em Geomorfologia e Sedimentologia nessa mesma instituição em 1987. Atuou como geógrafo, em 1988, na Leme Engenharia, onde esteve envolvido com a avaliação de impactos ambientais em bacias hidrográficas contribuintes de futuros reservatórios destinados à produção de energia hidrelétrica. Na Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) obteve os títulos de Mestre (1991) e Doutor (1998) em Geologia Sedimentar, onde, em aproximação mais estreita com o conhecimento geológico, desenvolveu estudos sedimentológicos em sequências estratigráficas em bacia petrolífera, como também investigações vinculadas à megageomorfologia do Brasil oriental, com destacado interesse em paleosuperfícies, nos processos de denudação continental e nas manifestações neotectônicas intraplaca. Mediante concurso público de provas e títulos ingressou na carreira docente na UFMG em 1990, onde até hoje está lotado no Departamento de Geografia. Nessa IFES estiveram sob sua coordenação, durante 16 anos consecutivos, os trabalhos de elaboração e avaliação das provas de Geografia de seu exame vestibular. Desde então, a aproximação do docente de temáticas vinculadas à Geografia Escolar, tem possibilitado seu desempenho profissional-acadêmico em áreas aparentemente distintas, mas que, uma vez fundamentadas em construções epistêmicas próprias da ciência geográfica, revelam-se complementares e se retroalimentam, a saber: as Geociências; a Geografia Física – com destaque para os estudos geomorfológicos em múltiplas escalas espaçotemporais -; a Geografia Escolar, essa última notadamente enfocada sob a perspectiva da avaliação sistêmica. Tem utilizado de sua expertise nessas áreas na orientação de dissertações e teses no contexto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG, bem como na oferta de disciplinas nos cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e graduação, esse último nas modalidades presencial e à distância. 

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutorado em EDUCAÇÃO pela Faculdade de Educação da UFMG (2006). e Pós Doutorado em Geografia Humana pela USP (2021). Atualmente é membro do Neils da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA, Portugal) e Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de GEOGRAFIA, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ideologia, Educação, Ensino de Geografia e Análise do Discurso.

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e Doutora em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Cartografia e dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. É Presidente do Comitê Assessor da área de Ciências Exatas e da Terra da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG de 2017 a 2022 e Membro desse Comitê desde 2011. Atua principalmente nos seguintes temas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão: análise e modelagem de sistemas ambientais; geotecnologias em suas diversas aplicações; geoética, geodiversidade; geopatrimônio e geoconservação; patrimônio da história da mineração. É colaboradora da FAPEMIG na coordenação de projetos de pesquisa e extensão. Consultora Ad Hoc da FAPESP na avaliação de projetos de pesquisa desde 2011. Consultora Ad Hoc do CNPq e da CAPES. Coordenadora e pesquisadora em vários projetos de pesquisa e extensão com financiamento.

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Faculdade de Educação- FAE/UFMG (2003) (conceito 7 CAPES) e doutorado em Geografia e Análise Ambiental (conceito 6 Capes) pelo Instituto de Geociências/UFMG (2009). Atualmente é Professor Associado I no curso de Geografia do IGC/UFMG, atuando em disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado obrigatório (graduação) e na Pós-graduação em Geografia lecionando a disciplina Metodologia da Pesquisa Qualitativa, Orienta trabalhos de mestrado e doutorado focados no ensino, no currículo e na formação de professores de Geografia. Atua como professora e pesquisadora colaboradora junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica – NEPEG (IESA/UFG). Coordenou (março de 2014 a março 2018) o subprojeto Geografia do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência-Geografia (Pibid Geografia) e atualmente coordenada o subprojeto Geografia no Programa Residência UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em sócio cognição, formação docente, prática pedagógica em Geografia Escolar. Coordena, desde 2012, o Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO) da UFMG.

Professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG). Estágio Pós-doutoral realizado na Universitat Abat Oliba CEU (Espanha) em Psicologia Tomista e Filosofia da Educação, sob a supervisão do prof. dr. Martin F. Echavarría. Atualmente desenvolve pesquisas sobre as conexões entre o desempenho escolar e o capital social e sobre os vínculos entre a emigração internacional e os transtornos mentais com base na Análise de Redes Socioespaciais e na Psicologia Tomista.

Possui graduação (1997 e 1999), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia e Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia, clima urbano, mudanças climáticas locais e geoprocessamento aplicados aos estudos climáticos. Atualmente é professor associado nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia.