Os docentes e discentes do PPG Geografia vinculam-se a diversos grupos e núcleos de pesquisa, muitos dos quais são coordenados por membros do Programa. Nesses grupos são desenvolvidos projetos de pesquisa, ensino e extensão, financiados ou não por agências de fomento, como CNPq, Capes e Fapemig. Todos os grupos são registrados e certificados pelo Diretório do CNPq. Alguns grupos vinculados ao PPG e que possuem seus docentes como líderes são apresentados abaixo.
Grupo Auê
Grupo AUÊ! – Estudos em Agricultura Urbana se inspirou na trajetória de iniciativas sobre a temática da agricultura urbana já realizadas no âmbito da UFMG. Desde então, tem implementado e articulado ações de ensino, pesquisa e extensão, buscando aproximar as temáticas da agricultura urbana e da agroecologia aos diferentes campos de investigação em curso na Universidade, como o planejamento territorial urbano, espaço público cotidiano, questão ambiental urbana, conflitos socioambientais, questão agrária, organização popular, segurança alimentar e nutricional, economia popular e solidária, dentre outros.
Líderes: Profa Heloisa Soares Moura Costa e Profa Daniela Adil Oliveira de Almeida
Grupo Pedogeo
Grupo PEDOGEO – Pedologia e suas interações com Geologia, Geomorfologia, Geoarqueologia, Geoecologia e Geografia – tem como objetivo desenvolver pesquisas na interface entre Pedologia e Geociências, com especial interesse nas relações entre solos, paisagens, diversidade litológica, atividade biológica e ocupação humana, atual e passada. Composto por pesquisadores e estudantes de distintas instituições (UFMG, UFV, UFU, IFMG, UFOP) e áreas do conhecimento (Geografia, Geologia, Arqueologia, Agronomia, Biologia, etc), o PEDOGEO atua na condução de projetos de pesquisa e na formação de recursos humanos nos níveis de graduação (iniciação cientifica, trabalho final de conclusão de curso) e pós-graduação (mestrado e doutorado).
Líderes: Prof. Fábio Soares de Oliveira e Profa. Caroline Delpupo Souza
Grupo Gipe
O GIPE – Grupo Integrado de Pesquisas do Espainhaço – tem como tema norteador o estudo integrado da paisagem da Serra do Espinhaço, com ênfase nas interfaces existentes entre as áreas protegidas e a produção do espaço. A área de abrangência e de foco da pesquisa constitui-se na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE) UNESCO 2005, qual seja, grande parte da porção da Serra do Espinhaço mineira (desde a região de Diamantina até a Serra do Cipó) e o Quadrilátero Ferrífero. Trata-se de uma região única em termos da paisagem mineira, palco de pressões sociais e econômicas que se refletem no conjunto de seu arranjo espacial, especialmente no que tange à questão ambiental de toda a RBSE, fato que resulta, inclusive, na existência de uma grande quantidade de Unidades de Conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.
Líder: Prof. Bernardo Machado Gontijo
Grupo Gepegeo
O Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia da UFMG desenvolve atividades e promove ações formativas visando o desenvolvimento do conhecimento docente e a interpretação geográfica dos fenômenos de seus participantes. Atividades extensionistas também são elaboradas pelo grupo onde o público alvo são professores da rede pública e privada de ensino.
Líderes: Profa. Valéria de Oliveira R. Ascenção e Prof. Roberto C. Valadão
Grupo Geiss
O Grupo GEISS – Estudos Integrado em Solos e Sustentabilidade – desenvolve pesquisas na seguinte slinhas temáticas: i) Análise integrada do solo; ii) Geoprocessamento e Análise Ambiental; iii) Gestão da Paisagem e iv) Gestão Sustentável de Recursos Hídricos e Segurança Hídrica. O grupo é formado por pesquisadores nacionais e internacionais e está ligado ao Laboratório de Solos e Meio Ambiente.
Líderes: Profa. Adriana Monteiro da Costa e Pesquisador João Herbert Moreira Viana
Grupo Continente
O [continente] Espaço, Técnica e Ação: razão global e razões locais é um Grupo de estudos e pesquisas geográficas fundado em 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vinculado ao Departamento de Geografia e cadastrado junto ao CNPq. O Grupo congrega atividades coletivas e individuais de pesquisa e de extensão, bem como realiza encontros sistemáticos de estudo e socialização de pesquisas e organiza eventos científicos que fomentam o debate acadêmico e de interesse público a partir da Geografia. O Grupo aporta o OPD – Observatório das Plataformas Digitais, objetiva contribuir para o debate das novas relações entre espaço, técnica e informação no século XXI, colaborando para a compreensão das mudanças nos usos, organização e regulação do território a partir dos processos de digitalização das relações socioespaciais.
Líder: Prof. Fábio Tozi
Grupo Acessibilidade e Mobilidade Urbana
O Grupo Acessibilidade e Mobilidade Urbana estuda as relações entre as diversas formas de mobilidade da população e o espaço produzido em diferentes escalas, bem como em distintos recortes. As grandes infraestruturas participam da (re)organização das redes urbanas e do equilíbrio territorial nas escalas nacional e internacional; na escala regional, as investigações acerca do impacto dessas infraestruturas sobre o território podem tratar das questões relacionadas à análise da oferta e do nível de serviço, bem como à administração pública; já o estudo local permite verificar a relação da infraestrutura com a produção e transformação do espaço urbano. os conceitos de mobilidade e sua relação com a forma urbana se tornam centrais à compreensão da dinâmica e da heterogeneidade da organização espacial. É na cidade contemporânea que os anseios de mobilidade social e espacial dos indivíduos e grupos são traduzidos.
Líder: Prof. Carlos Fernando Ferreira Lobo
Grupo Geografia Aplicada
O Grupo de Pesquisa em Geografia Aplicada do IGC/UFMG é formado por pesquisadores comprometidos com a abordagem interdisciplinar em Geografia que pertencem, principalmente, ao corpo docente do Departamento de Geografia que atuam na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação do IGC/UFMG, além de reunir alunos de pós-graduação e graduação, bem como bolsistas de Iniciação Científica. Dentre os temas trabalhados e os projetos desenvolvidos, importa destacar a presença sempre constante de áreas do conhecimento associadas às Ciências Regionais e Ambientais, População e Espaço, Rede Urbana e Geopolítica. O grupo encontra-se sediado no Laboratório de Estudos Territoriais (Leste), um espaço de pesquisa que dá suporte a diversas pesquisas nas áreas de Geografia Aplicada. O laboratório é especializado na manipulação de microdados de diversas pesquisas públicas (Censos Demográficos, Pesquisas Nacionais por Amostra Domiciliar, Relação Anual de Informações Sociais, etc…), além do geoprocessamento de inúmeras bases cartográficas digitais, de imagens de satélites e de outras bases de dados geo-referenciados, resultantes de fontes primárias.
Líderes: Ricardo alexandrino Garcia e Carlos Fernando Ferreira Lobo
Processos espaciais e sócio-ambientais: análise urbana e regional e dinâmica populacional
O Grupo Processos espaciais e sócio-ambientais: análise urbana e regional e dinâmica populacional desenvolve pesquisas nas linhas temáticas: i) Ecologia política e estudos socioambientais; ii) Migração e Distribuição Espacial da população; iii) Produção, organização e gestão do espaço urbano e regional e iv) Teoria e métodos em Geografia. As principais repercussões das atividades do Grupo são: 1 – Respaldo às atividades acadêmicas e produção de material para reflexão: artigos, capítulos de livros, teses e dissertações, relatórios técnicos, multimídias, atlas, cartas e painéis. 2 – Produção de análises relacionadas às dinâmicas e tendências da urbanização nos contextos recentes de transformações estruturais no Brasil, Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Aglomerações Urbanas, assim como aos impactos resultantes da implantação de grandes projetos industriais, políticas urbanas e ambientais e mudanças na dinâmica populacional. 3 – Expansão da visibilidade do Grupo de Pesquisa, por meio de teses, dissertações, monografias, artigos em periódicos e anais, capítulos de livros, organização de eventos e livros, conferências. 4 – Envolvimento de bolsistas de Graduação e Pós-Graduação, bolsistas doutores (PRODOC, pós-doutorado júnior) e pesquisadores visitantes. 5 – Promoção da articulação horizontal entre professores e alunos de programas de pós-graduação da UFMG.
Líderes: Heloísa Soares de Moura Costa e Klemens Augustinus Laschefski
Dinâmica de Geocoberturas Superficiais e Subsuperficiais
O Grupo Dinâmica de Geocoberturas Superficiais e Subsuperficiais, com variações na composição dos pesquisadores, já existe desde 1995, e a partir de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Desde então, obteve vários financiamentos, o que possibilitou um fluxo contínuo de produção científica, representada pela defesa de 7 doutorados, 34 dissertações de mestrado, 18 TCC´s, além de um número representativo de publicações em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais, conforme pode ser verificado através do currículo Lattes dos pesquisadores cadastrados. A pesquisa do Grupo tem contribuído de maneira significativa nas temáticas: i) estudo, caracterização e mapeamento geomorfológico; ii) dinâmica de bacia de drenagem; iii) erosão fluvial e de vertentes; iv) hidrogeomorfologia; v) geomorfologia aplicada às análises ambientais; vi) paleoclimas e vii) evolução de curto e longo termos do relevo do Espinhaço e de áreas de domínio de rochas siliclásticas.
Líder: Profa. Cristina Helena R. Ribeiro Augustin
Grupo Rivus
O Grupo RIVUS – Geomorfologia e Recursos Hídricos – é composto por docentes, discentes de pós-graduação e graduação, bem como por pesquisadores com atividades afins aos temas do grupo. As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo estão associadas às seguintes linhas temáticas: i) geomorfologia de ambientes continentais, com destaque para o papel dos processos hidrogeomorfológicos na configuração e evolução do modelado; ii) sistemas hídricos continentais, com destaque para a configuração, a dinâmica e a proteção de sistemas fluviais, mananciais, nascentes e áreas úmidas e iii) gestão e proteção de recursos hídricos, com destaque para usos, formas de apropriação e relações entre atividades humanas e processos de degradação (riscos e impactos).
Líderes: Prof. Antônio Pereira Magalhães Junior e André Augusto rodrigues Salgado
Grupo Geoprocessamento na Gestão da Paisagem Urbana e Ambiental
O Grupo Geoprocessamento na Gestão da Paisagem Urbana e Ambiental desenvolve estudos em técnicas e procedimentos metodológicos de aplicações do geoprocessamento na representação, análise e simulação de intervenções na paisagem urbana e ambiental. Atua também na construção de estudos preditivos de transformação da paisagem, métodos e técnicas de geodesign e emprego de tecnologias de geoinformação na co-criação de propostas para o território. As principais linahs temáticas do Grupo são: i) Geodesign; ii) Modelagem Paramétrica da Ocupação Territorial e da Paisagem Urbana e iii) Sistemas de Informações Geográficas.
Líder: Ana Clara Mourão Moura
Grupo Geoanalysis
O Grupo Geoanalysis – Geospatial Analysis and Landscape Management – desenvolve pesquisas nas seguintes linhas temáticas: i) Análise de Dados Geoespaciais; ii) Dinâmica do Uso e Cobertura da Terra; iii) Gestão multifuncional da paisagem, governança multiescala e planejamento rural/urbano; iv) Padrões Espaciais e Biodiversidade; v) Pressões sobre os Recursos Hídricos; vi) Sociobiodiversidade, conservação e desenvolvimento e vii) Transições florestais e modelagem socioambiental. O grupo é formado por pesquisadores e pesquisadores nacionais e internacionais.
Líderes: Diego Rodrigues Macedo e Sónia Maria Carvalho Ribeiro
Grupo Terra, Água & Sociedade – Núcleo de Estudos em Geografia
O Grupo TERRA, ÁGUÁ & SOCIEDADE tem realizado projetos de extensão, pesquisa e ensino em diversas linhas temáticas, dentre as quais se destacam: i) Produção do Espaço, Educação e Cultura; ii) Agricultura familiar e campesinato; iii) Alimentos como patrimônio rural (produtos tradicionais e orgânicos); iv) Conservação ambiental e turismo; v) Desenvolvimento rural sustentável; vi) Economia solidária e assentamentos rurais; vii) Educação intercultulral e etnoambientalismo; viii) Etnogeografia,eEtnosustentabilidade e populações tradicionais; ix) Sig, etnomapeamento, mapeamento geoparticipativo, análise espacial e x) Mundo rural e questões de gênero.
Líderes: Profa. Lussandra Martins Gianasi e Prof. José Antônio Souza de Deus