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Sobre o PPG Geografia

Um pouco de história

O PPG Geografia começa sua história com a criação do curso de mestrado em1988. Esse curso teve como embriões dois cursos de especialização: Análise Ambiental para o Gerenciamento de Recursos Naturais’ (a partir de 1986) e ‘Percepção Ambiental e Espaço Urbano’ (a partir de 1987). Inicialmente, o mestrado nucleou suas atividades segundo duas áreas de concentração: ‘Geografia e Análise Ambiental’ e ‘Geografia e Organização Humana do Espaço’. O caráter interdisciplinar do ensino e da pesquisa em Geografia tornou o curso, já nos seus primeiros anos de funcionamento, atrativo para candidatos de outras áreas do conhecimento, a exemplo da Arquitetura, da Biologia, da Economia, da Sociologia, da Geologia, entre outras.

Durante pouco mais de uma década de funcionamento, o curso de mestrado consolidou linhas bem estabelecidas de pesquisas, definidas por um quadro consistente de produção científica e de constante qualificação de seu corpo docente. Essas condições criaram fundamentos sólidos para a implantação em 2003 do nível doutorado.

O nível doutorado passou a ser ofertado em 2003, quando a pós-graduação ocupou o status de programa – o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG (PPGG/UFMG). Ambos os níveis – mestrado e doutorado – são desde então ofertados na modalidade acadêmica. A estrutura curricular até então cumprida foi reestruturada com vistas a acolher o nível doutorado, o que resultou no concomitante alinhamento do nível mestrado, em atendimento à fluidez teórico-metodológica entre os dois níveis e ao desejado aprofundamento qualitativo na e da produção do conhecimento. Para tanto, o Programa se pautou na introdução de novas temáticas aos estudos geográficos, nas rápidas mudanças dos processos espaciais e ambientais, e no desenvolvimento de novas técnicas instrumentais, especialmente as georreferenciadas.

Objetivos

  • Preparação de pesquisadores dentro das áreas de concentração e das linhas de pesquisa do Programa;
  • Formação de docentes para o ensino da ciência geográfica;
  • Desenvolvimento da pesquisa científica em geografia;
  • Ampliação do campo de aplicação da geografia no planejamento regional, urbano e ambiental.

Estrutura

O Programa está estruturado em duas áreas de concentração e três linhas de pesquisa.

Áreas de Concentração

  • Análise Ambiental
  • Organização do Espaço

Linhas de Pesquisa

  • Geografia Aplicada e Geotecnologias

Aborda teorias e conceitos, métodos de investigação geográfica, técnicas de estatística espacial e geotecnologias imprescindíveis à resolução de problemas práticos. Dialoga, portanto, com a ideia de “geografia ativa” e pressupõe que sem investigação aplicada, a ciência progride mais lentamente. Isso requer bases de dados, uso de recursos cartográficos, SIG e pesquisas quali-quantitativas. A Geografia Aplicada, definida como uma abordagem especializada da geografia, volta-se para a resolução de grandes problemas mundiais e nacionais, tais como os relativos às regiões deprimidas, às condições de vida, à distribuição da população no espaço, à urbanização e às desigualdades econômicas e sociais.

  • Geografia Física

Aborda os conteúdos relacionados à geomorfologia, climatologia, pedologia, biogeografia, hidrogeografia e geoarqueologia, tanto no que se refere à ciência pura quanto aplicada à análise ambiental. Neste sentido, envolve estudos sobre a gênese e evolução das paisagens naturais e/ou transformadas, dinâmica e processos do meio físico, articulação de componentes ambientais em diferentes níveis escalares (espaciais e temporais), planejamento e gestão de recursos naturais, bem como teorias e métodos na geografia física. Os conteúdos estão voltados aos avanços científicos e às abordagens aplicadas à conservação, preservação, recuperação e manejo de sistemas ambientais.

  • Produção do Espaço, Ecologia, Política, Cultura e Educação em Geografia

Aborda questões sobre povos tradicionaise territorialidades; biodiversidade, conservação e diversidade cultural; conflitos e justiça ambiental; poder, meio ambiente e governança. Processos sócios históricos econômicos e culturais da urbanização;contradições, e conflitos da produção do espaço urbano; políticas e planejamento urbano, ambiental, regional. Bases epistemológicas e a construção do saber acerca da produção do conhecimento socioespacial; práticas, conceitos, metodologias, técnicas e teoria socioespaciais. Formação de professores, livros didáticos, historiografia e currículos no ensino de Geografia.