Programa de Monitoria da Graduação do Departamento de Geologia

O Departamento de Geologia (DEGEOL) oferece 48 disciplinas obrigatórias para 10 cursos de graduação diferentes e cerca de 15 disciplinas optativas incluindo, assim, mais 3 cursos, totalizando 13 cursos atendidos. Uma característica importante das disciplinas ofertadas pelo DEGEOL é a alta carga horária de aulas práticas, que representa cerca de 60% da CH total ministrada, onde aproximadamente 40% são práticas de laboratório e 20% práticas de campo.

Pela experiência do Departamento de Geologia, as disciplinas com conteúdo prático têm grande engajamento na monitoria, tradicionalmente reconhecida pelos alunos como ponto de apoio essencial para as práticas de ensino e aprendizado. Assim, os monitores exercem um papel central e atuam diretamente no processo ensino-aprendizado.

O principal objetivo do Programa de Monitoria da Graduação do Departamento de Geologia é promover e aprimorar um projeto de iniciação à docência, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal, acadêmico e técnico na área das geociências. Consequentemente, reforçar o processo ensino-aprendizado vivido pelos alunos em sala de aula, viabilizando um atendimento mais individualizado e horizontal, bem como estimulando um maior contato com o material utilizado nas aulas práticas.

Programa de Bolsas da Graduação

Editais abertos para monitoria 2024

Tel: +55 31 3409-5424

Email: geologia@igc.ufmg.br